Esta é a segunda parte do passo a passo. Estamos confeccionando o Tapete max com flores azuis. A primeira parte do passo a passo já está disponível aqui no blog, não deixe de conferir!
Materiais
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Branco 8001 – 3 novelos com 400g cada
- Fio Barroco Multicolor nas cores: 9638 e 9384 (apenas 1 novelo com 100g) Já as cores 9113 e 9482 vai gastar 200g de cada.
- Agulha para crochê 3.5mm para o tapete e 3.0mm para as flores
- 9 Flores – Utilizei a Flor Camila seguindo o passo a passo AQUI.
- Tamanho do tapete pronto: 136cm de diâmetro
Aqui algumas imagens do trabalho pronto:
Na primeira parte do passo a passo nossa peça ficou assim:
Agora reserve-a e vamos trabalhar nas outras flores. Esta peça vou chamar de Módulo 1 para que possam identificar na hora de unir as outras partes.
Nas outras flores vamos trabalhar as 3 voltas iniciais exatamente ao que fizemos no módulo 1, na quarta volta faremos a união… mas vou repetir o passo a passo deste início aqui para que não precise sair da página.
31 – Amarre o fio barroco maxcolor branco em uma das alças de 5 correntes que tem entre uma alça e outra. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
32 – Faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos na mesma alça formando o primeiro leque.
33 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no meio da folha que tem a frente. Observe na terceira imagem que peguei 2 fios bem no meio da flor.
34 – Após prender com ponto baixo faça uma corrente de espaço e na próxima alça faça leque formado por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos. Agora basta seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
35 – Siga com ponto baixíssimo nos pontos de base e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos e desta forma teremos leque dentro de leque.
36 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do ponto baixo que foi feito na folha.
37 – Faça duas correntes de espaço e novamente ponto alto em cima do mesmo ponto baixo formando um ponto “V”. Agora sem fazer corrente de espaço faça leque dentro do leque seguinte… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
38 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto e dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.
39 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto. Ao chegar no ponto V faça uma corrente de espaço e faça ponto alto dentro do ponto V (no espaço de duas correntes). Faça uma corrente de espaço e siga com ponto alto em cima de ponto alto… repita os aumentos dentro do leque. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
40 – A quarta volta faça 4 leques completos e siga até chegar na metade do quinto leque como apresentado na imagem:
Veja que fiz um total de 6 pontos altos já contando com os 2 pontos altos dentro do leque.
41 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo dentro de um dos leques do módulo 1.
42 – Sem fazer corrente de espaço enrole o fio na agulha e siga com mais 2 pontos altos dentro do leque da peça que está sendo trabalhada, siga com 4 pontos altos em cima dos pontos de base.
43 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do ponto alto que tem entre os leques. Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo dentro do ponto V do módulo 1.
44 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto no mesmo ponto de base formando o ponto V do módulo que está sendo trabalhado.
45 – Sem fazer corrente de espaço pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Faça 2 pontos altos dentro do leque, uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo nas duas correntes de espaço que tem em cima do leque pequeno que está entre um leque e outro.
46 – Sem fazer corrente de espaço siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Faça ponto alto em cima do ponto alto que está entre os leques, uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no ponto V do módulo 1. Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto no mesmo ponto de base, sem fazer corrente de espaço pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… chegando no meio do leque prenda na ponta seguinte do módulo 1 e continue trabalhando apenas no módulo 2. Complete a volta finalizando com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
47 – Inicie novamente em outra flor e desta vez vamos iniciar prendendo no cantinho do módulo 2 que apontei com a agulha na imagem abaixo.
48 – Quando estiver na quarta volta basta prender com ponto baixo no cantinho do módulo 2. Siga trabalhando o módulo 3 e só prenda novamente no canto do módulo 1 como apresentado na 5ª imagem abaixo:
49 – Agora siga trabalhando o módulo 3 e prendendo no módulo 1 como já fizemos com o módulo 2… Ao completar a volta corte o fio e arremate.
50 – Veja como vai ficando:
51 – Siga emendando todos os módulos e apenas o último não corte o fio, vamos continuar trabalhando com ele…
As próximas voltas faremos contornando todo o tapete…
52 – Ao finalizar a volta do último módulo siga com ponto baixíssimo no próximo ponto de base. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto até o penúltimo ponto de base.
53 – Faça uma corrente de espaço, faça ponto alto dentro do ponto V, uma corrente de espaço e pule o primeiro ponto de base e siga para o leque seguinte… entre os leques é exatamente como fizemos no módulo 1, sempre intercalando entre ponto alto e ponto “V”. Vamos ver como passar de um módulo ao outro?
53 – Chegando no último ponto V do módulo faça 5 correntes e faça ponto alto no ponto baixo que fizemos para unir um módulo ao outro.
54 – Faça duas correntes e faça ponto alto no mesmo lugar formando um ponto “V” bem na emenda dos módulos.
55 – Faça 5 correntes de espaço e faça ponto alto dentro do V do módulo seguinte… Faça uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto do leque e siga com ponto alto em cima de ponto alto…
Observe que entre os leques vamos continuar normalmente como já fizemos no módulo 1…
Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
56 – Siga com ponto baixíssimo no próximo ponto de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto até o penúltimo ponto de base.
57 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do ponto alto que está dentro do V da penúltima volta, faça duas correntes e ponto alto novamente no mesmo ponto de base formando um ponto em forma de V.
58 – Sem fazer corrente de espaço faça um leque com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos dentro do ponto V que tem logo a frente (aquele que fizemos na emenda dos módulos)
59 – Sem fazer corrente de espaço faça um poto V em cima do próximo ponto alto… Sem fazer corrente de espaço pule o primeiro ponto do leque e siga com ponto alto em cima de ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
60 – Siga com ponto baixíssimo no próximo ponto de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto até o penúltimo ponto de base.
61 – Faça uma corrente de espaço, faça ponto alto dentro do ponto V.
62 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto dentro do leque…
63 – Uma corrente de espaço e ponto alto dentro do próximo ponto V. Faça uma corrente de espaço, pule um ponto de base e siga com ponto alto em cima d e ponto alto… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
64 – Inicie a próxima volta exatamente como a anterior… siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Chegando na emenda não faça corrente de espaço, faça o ponto V em cima do ponto alto que foi feito dentro do leque na volta anterior… observe as imagens:
65 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
66 – Inicie a volta exatamente como as anteriores… siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Faça uma corrente de espaço, faça ponto alto dentro do ponto V, uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
A partir deste ponto não tenho mais as imagens, mas você pode fazer o download do gráfico para seguir e também vou descrever para que não sobre dúvidas.
67 – Após finalizar com ponto baixíssimo siga com ponto baixíssimo até o penúltimo ponto de base, no último faça ponto baixo. Observe sinalizei com bolinhas pretas os pontos baixíssimos e com um + o ponto baixo no último ponto de base antes de chegar no meio do leque.
Leia o gráfico da seguinte forma:
Se observar no gráfico a volta anterior terminou exatamente onde estou apontando com uma seta…
68 – Após fazer o ponto baixo no ponto alto antes do meio do leque faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto após o meio do leque formando uma alça.
69 – Após prender com ponto baixo faça 9 correntes e faça ponto alto duplo em cima do ponto alto que fica entre um leque e outro.
Observe que o ponto alto duplo não fica na direção da emenda dos módulos… na direção da emenda é diferente… Observe a imagem abaixo que indiquei com uma seta a direção onde fica o ponto alto duplo.
70 – Após o ponto alto duplo faça 9 correntes. Desta vez chegamos no último leque antes da emenda dos módulos e vamos fazer diferente…
71 – Após as 9 correntes faça ponto alto em cima do último ponto alto na primeira lateral do leque. Faça 3 pontos altos dentro do leque e faça ponto alto no primeiro ponto de base. Os leques que estão próximos da emenda dos módulos são desta forma:
72 – Já nos leques do meio de cada módulo não é feito ponto alto e sim 3 correntes formando uma alça como fizemos no início da volta.
73 – Para passar de um módulo para o outro faça 7 correntes. O leque seguinte fica ao lado da emenda então será feito ponto alto antes do meio do leque, 3 pontos altos dentro do leque e ponto alto após o leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do ponto baixo que inicia a volta.
73 – A próxima volta é toda em ponto alto, então faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes, faça ponto alto em cima do ponto baixo. A próxima alça tem 9 correntes, faça 1 ponto alto em cada corrente e faça ponto alto em cima do ponto alto duplo… faça toda a volta com 1 ponto alto para cada ponto ou corrente que fizemos na volta anterior e finalize com ponto baixíssimo. (no gráfico os traços indicam ponto alto)
74 – A volta seguinte também é toda em ponto alto e a única diferença é que você precisa fazer 2 pontos altos no 4º ponto de base dos 7 que tem na alça entre uma emenda e outra. Veja que indiquei na segunda imagem para se atentar ao gráfico.
Veja uma imagem bem detalhada do acabamento:
74 – Na primeira volta de acabamento faça da seguinte forma:
- Após finalizar com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos no mesmo ponto de base, duas correntes de espaço e novamente 3 pontos altos no mesmo ponto de base formando um leque.
- Sem fazer corrente de espaço pule 2 pontos de base e faça ponto alto, sem fazer corrente de espaço pule 2 pontos de base e faça novamente 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo ponto formando um leque.
- Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
75 – Segunda volta de acabamento:
- Após finalizar com ponto baixíssimo siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do próximo ponto do leque.
- No meio do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… siga com mais 2 pontos altos em cima dos pontos do leque e vai sobrar o último.
- Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em relevo pegando no ponto que está entre um leque e outro (quele ponto que a gente pega abraçando o ponto alto) Este ponto em relevo é pegando pela frente.
- Sem fazer corrente de espaço siga para o próximo leque, pule o primeiro ponto de base, faça ponto alto em cima de ponto alto… no meio do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… siga com mais 2 pontos altos, sem corrente de espaço faça o ponto relevo… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
76 – A próxima volta é feita com o barroco multicolor 9113 (o azul mais claro)
- Amarre o fio dentro de um dos leques, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
- Faça mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos ficando com leque dentro de leque.
- Faça uma corrente de espaço e faça o ponto alto em relevo pegando no ponto que está entre os leques da volta anterior… faça uma corrente de espaço e faça leque dentro do leque seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
77 – A última volta é feita com o fio barroco multicolor 9482 (o mais escuro) Amarre o fio dentro de um dos leques, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
- Faça mais 2 pontos altos completando metade do leque.
- Faça duas correntes e faça 2 pontos altos utilizando o último ponto alto como base. Peço desculpas por não ter as imagens, mas vou ilustrar com outro acabamento que tenho aqui no blog mas aviso que entre um leque e outro será diferente, então observe apenas este passo como é feito:
Após as duas correntes vamos fazer mais 2 pontos altos no ponto que indiquei na segunda imagem…
- Em seguida faça mais 3 pontos altos dentro do leque da volta anterior completando um “cogumelo”.
- Entre um “cogumelo” e outro faça uma corrente, faça ponto alto em cima do ponto alto em relevo que tem na volta anterior, faça uma corrente de espaço e faça novamente o “cogumelo” em cima do leque seguinte.
- Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Tapete pronto!
Acredito que com as explicações ficou mais fácil fazer o seu tapete, mas se surgir alguma dúvida envie uma mensagem para [email protected] e vou ajudar você!
–