Esta é a terceira parte do TAPETE MILAGRE, se você já fez seu tapete até aqui posso afirmar que o mais difícil já passou! Vamos continuar?
Abaixo tem os links das partes anteriores.
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 1
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 2
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 4
LISTA DE MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº8 – 4 novelos de 400g – cor 7136
- Agulha para crochê 3.50mm – (se utilizar fio 6 mude a agulha para 3.0mm)
- Tamanho: 120 x 100 cm (Para fazer maior teria que testar antes, infelizmente este é o único que fiz)
Aqui no blog tem um passo a passo explicando como emendo o fio sem deixar aparecer, da uma olhadinha AQUI! Como gasta mais de um novelo você pode precisar.
81 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo lugar. Faça duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo lugar formando um leque.
82 – Prenda com ponto baixo no quarto ponto baixo dos 7 que temos na alça a frente.
83 – Sem fazer corrente de espaço faça o próximo leque em cima do ponto baixo que foi feito entre uma alça e outra… em seguida prenda com ponto baixo no quarto ponto dos 7 que tem na alça… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das que formam o primeiro ponto alto no início da volta.
84 – Siga com ponto baixíssimo até o meio do leque, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Ainda dentro do leque faça duas correntes e mais 3 pontos altos e então teremos um leque completo dentro do leque anterior.
85 – Sem fazer corrente de espaço enrole o fio na agulha e faça ponto alto em relevo pegando o ponto baixo que separa um leque do outro.
86 – Após o ponto relevo não faça corrente de espaço, faça leque dentro leque seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
87 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos do leque e faça ponto baixo dentro da alça de duas correntes. Faça 3 correntes e faça ponto alto em relevo pegando o ponto em relevo da volta anterior.
88 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo dentro do leque seguinte… siga por toda a volta fazendo alças com 3 correntes e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
89 – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e na alça com 3 correntes faça 3 pontos baixos.
90 – Faça ponto baixo em cima do ponto alto em relevo e quando chegar no ponto baixo que prende a alça também faça apenas 1 ponto baixo… na alça com 3 correntes são sempre 3 pontos baixos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que fizemos para iniciar a volta.
91 – Faça 4 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo. Veja que vai ficar na mesma direção do ponto em relevo. Faça 3 correntes, pule 3 pontos e prenda com ponto baixo na mesma direção do ponto baixo de dentro do leque… siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo na primeira das 4 correntes que fizemos para iniciar a volta.
92 – Faça ponto baixo dentro da alça de 3 correntes, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço.
93 – Faça duas correntes e ainda na mesma alça faça 2 pontos altos formando um leque.
94 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no finalzinho da próxima alça. Veja que fica ao lado do ponto baixo da alça.
95 – Faça ponto baixo em cima do ponto baico da volta anterior, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo em cima do ponto baixo seguinte.
96 – Faça ponto baixo na alça seguinte, uma corrente de espaço e na próxima alça faça um leque com 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.
97 – Agora basta seguir repetindo… após o leque faça uma corrente e prenda com ponto baixo no final da alça seguinte, faça ponto baixo em cima do ponto baixo, 3 correntes e ponto baixo em cima do ponto baixo seguinte… ponto baixo na próxima alça, uma corrente e leque na alça seguinte. Observe as imagens:
98 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto do primeiro leque.
99 – Faça ponto baixíssimo no ponto de base seguinte, e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto, duas corrente e 2 pontos altos formando leque dentro de leque.
100 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no espaço de uma corrente que tem logo após o leque da volta anterior. Faça ponto baixo em cima dos 2 pontos baixos a frente.
101 – Na alça de 3 correntes faça 2 pontos baixos, duas correntes e 2 pontos baixos.
102 – Faça ponto baixo em cima dos 2 pontos baixos a frente, ponto baixo no espaço de uma corrente antes do leque, faça uma corrente de espaço e faça leque dentro do leque seguinte.
103 – Agora só repetir por toda a volta… Finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto do inicio.
Chegamos ao final da terceira parte do passo a passo, espero que tudo esteja certinho em seu tapete. Na próxima postagem vou explicar como fazer os abacaxis e finalmente terminar o tapete 🙂