Neste passo a passo vamos aprender mais uma daquelas peças que deixam sua mesa toda estilosa! Este SOUSPLAT cai como uma luva na decoração natalina. O fio verde e o detalhe triangular do acabamento remete imediatamente ao formato de pinheiro e vamos combinar que o pinheiro só lembra natal 🙂
Confeccionei esta peça utilizando o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. A variedade de cores e espessura de fio vai deixar sua mesa bonita o ano inteiro, não deixe de fazer esta linda peça! Este é um trabalho inspirado na página Latajece Dywany e com contribuição da Pastora Edinéia Sinatra. Agradecimentos a elas.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Cor 5767 (Bandeira)
- Agulha para crochê 3.00mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 48cm de diâmetro
Quer fazer menor? Utilize fio número 4, fio Duna ou fio Anne!
Apesar da cor nos lembrar logo esta deliciosa data comemorativa que é o natal, este trabalho pode ser utilizado o ano inteiro! Com a grande variedade de cores de fios disponíveis opções não vão faltar. Bom trabalho!!!
01 – Faça um anel mágico (ou uma argola com 6 correntes). Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 15 pontos altos dentro do anel mágico. Ao final teremos um total de 16 pontos altos.
02 – Puxe a ponta de fio fechando o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo.
03 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o falso ponto alto
04 – Faça ponto o segundo ponto alto no mesmo ponto de base. Siga fazendo 2 pontos altos em cada ponto de base e finalize a volta com ponto baixíssimo.
05 – 3ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o falso ponto alto, siga para o próximo ponto de base e faça 2 pontos altos.
06 – No terceiro ponto de base faça apenas 1 ponto alto… no quarto ponto de base faça 2 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
07 – 4ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o falso ponto alto, siga para o próximo ponto de base e faça apenas 1 ponto alto… no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos.
08 – Agora só seguir intercalando, faça 2 pontos altos sendo um em cada ponto de base e depois faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base como mostrado nas imagens. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
09 – O fio inicial você pode esconder dando mais algumas voltas com ele na parte de trás da peça antes de cortar.
10 – 5ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o falso ponto alto.
11 – No segundo e terceiro ponto de base não tem aumento… faça apenas ponto alto em cima de ponto alto. Já no 4º ponto de base faça 2 pontos altos.
12 – Nesta volta o aumento será sempre após 3 pontos altos, ou seja, faça 3 pontos altos sendo um em cada ponto de base e depois faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
13 – 6ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o falso ponto alto. Nesta volta não tem aumentos, siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Como pode ver na segunda imagem é normal ele repuxar um pouco, mas veja que se passar a mão em cima ele já ficará reto, a próxima volta já vai deixar ele reto normalmente.
14 – 7ª volta – Faça 5 correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Faça duas correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto… siga por toda a volta fazendo alças com duas correntes e ponto alto pulando um ponto de base.
15 – Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta.
16 – 8ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base (neste caso na mesma corrente de base)
17 – Faça duas corrente de espaço e prenda com ponto baixo em cima do ponto alto seguinte.
18 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e faça 3 pontos altos em cima do ponto alto seguinte. Observe que no primeiro fizemos apenas 2 pontos altos, quando chegar no final da volta faremos mais 1 ponto alto no mesmo lugar para depois finalizar com ponto baixíssimo. Desta forma as correntes ficam formando o ponto alto do meio.
19 – Siga intercalando, faça duas correntes, prenda com ponto baixo no ponto alto seguinte… duas correntes e faça o leque com 3 pontos altos. Faça por toda a volta.
20 – Como dito anteriormente, no final faça ponto alto no mesmo lugar que fizemos as correntes para iniciar a volta e depois finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das que fizemos no inicio.
21 – 9ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Veja que fiz o inicio exatamente igual a volta anterior, para finalizar também será igual a anterior…
22 – Faça 3 correntes de espaço e faça 3 pontos altos em cima do segundo ponto alto do leque seguinte. Observe as imagens:
23 – Siga por toda a volta fazendo alças com 3 correntes e leque em cima do ponto alto do meio…. ao final da volta faça ponto alto no mesmo ponto de base onde já tem 2 pontos altos e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
24 – Vai repuxar um pouco, mas não se preocupe! A próxima volta vai deixar ele reto novamente.
25 – 10ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alças de 3 correntes da volta anterior.
26 – Faça 3 correntes e faça o leque em cima do ponto alto do meio do leque a frente… Siga intercalando sempre fazendo as alças com 3 correntes e prendendo com ponto baixo nas alças entre os leque. Faça por toda a volta, complete o primeiro leque e finalize com ponto baixíssimo.
27 – 11ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 4 correntes de espaço e faça leque em cima do ponto alto do meio no leque seguinte… Siga por toda a volta fazendo alças com 4 correntes e leque em cima do leque seguinte…. ao final da volta faça ponto alto no mesmo ponto de base onde já tem 2 pontos altos e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
28 – 12ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alças de 4 correntes da volta anterior.
29 – Faça 4 correntes e faça o leque em cima do ponto alto do meio do leque a frente… Siga intercalando sempre fazendo as alças com 4 correntes e prendendo com ponto baixo nas alças entre os leque. Faça por toda a volta, complete o primeiro leque e finalize com ponto baixíssimo.
Chegamos ao final da primeira parte, mas não se preocupe! A continuação do trabalho já está disponível.
Sousplat – Passo a passo parte 2