Neste passo a passo vamos aprender como confeccionar a CAPA PARA ALMOFADA com leques intercalados. Fiz a capa para almofada de 40 x 40 e seguindo o passo a passo você consegue adaptar para o tamanho desejado.
Utilizei o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. Um fio extremamente macio por ser 100% algodão que garante um toque suave e muito confortável, sua capa de almofada estará bem vestida!
Optei por utilizar o fio de numeração 6 e utilizei a agulha 3.0mm para deixar os pontos mais apertados. Você pode fazer com qualquer outra espessura de fio que desejar
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor – Cor 6823 (400g dá com sobra)
- Agulha para crochê 3.0mm
- 6 pérolas nº 8 (opcional)
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos (não tem costura, utilizo a agulha apenas para arrematar os fios e colocar pérola)
- Uma almofada 40 x 40 cm
- Tamanho do trabalho pronto: 40 x 40 cm
Um lado fiz com os leques intercalados e do outro lado fiz com bloquinhos vazio em formato de rede, utilizei uma almofada de cor diferente para dar contraste e aparecer os pontos:
Regras para aumentar o tamanho:
Para fazer maior: Cada bloquinho vazio a mais que for acrescentar faça 3 correntes e consequentemente 3 pontos de base a mais. Veja que antes e depois de cada leque na lateral da almofada tem um bloquinho, então se for acrescentar estes bloquinhos precisam de 6 correntes e distribuir um bloquinho vazio em cada lado.
Se for fazer um leque a mais vamos precisar de 3 bloquinhos, neste caso faça 9 correntes e consequentemente 9 pontos altos a mais na base.
Veja a medida de sua almofada, veja quantos centímetros vai precisar acrescentar, faça um cordão de correntes com o comprimento e veja se a quantidade é múltiplo de 3 – Se não for ajuste para mais ou para menos e faça a distribuição em leques e blocos vazios!
Se quiser economizar na quantidade de fios, faça algumas carreiras de bloquinhos vazio no início e faça os leques intercalados apenas como detalhe no meio! Neste caso fica ótimo para fazer aplicação de flores na parte de bloquinhos vazios.
Como fazer:
01 – Inicie com 68 correntes, volte na penúltima e faça ponto baixo
02 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga fazendo ponto alto para cada uma das correntes restantes até chegar no final do cordão e teremos um total de 68 pontos altos contando com as correntes iniciais.
03 – Vire o trabalho e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto (se seu ponto for mais alongado faça 3 correntes). Faça mais 3 pontos altos e teremos o primeiro bloquinho fechado. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto e teremos o bloquinho vazio… siga fazendo duas correntes e pulando 2 pontos de base até que fique sobrando 3 pontos altos.
04 – Complete o restante com ponto alto em cima de ponto alto (o último ponto alto é feito em cima da segunda corrente das duas que fizemos para formar o ponto alto de base) Veja que as duas laterais vão ficar iguais e teremos um total de 20 bloquinhos vazio.
05 – Vire o trabalho, faça duas correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto formando a lateral. Faça duas correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto formando o primeiro bloquinho vazio. (veja que já vou iniciar a formação de leques, se quiser economizar fio faça mais carreiras de bloquinhos vazio como a primeira)
06 – (sem fazer corrente de espaço) Enrole o fio na agulha, pule um bloquinho vazio e faça 4 pontos altos no bloquinho seguinte. (Observe que o leque inicia no terceiro bloquinho dos 2o que temos na base)
07 – Faça duas correntes de espaço e complete o leque com mais 4 pontos altos ainda no mesmo espaço. Faça uma corrente de espaço, pule 2 bloquinhos de base e faça o leque seguinte… Veja as imagens:
08 – Siga fazendo leques até sobrar 2 bloquinhos de base. Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do ponto alto a frente, duas correntes e siga com a lateral fazendo ponto alto em cima de ponto alto.
Não se esqueça, entre um leque e outro fiz uma corrente de espaço se seu ponto for muito apertado pode fazer até duas correntes entre um leque e outro para não ficar muito diferente a largura do início, mas atenção o ideal é que fique repuxando um pouco para que ele se estique ainda mais quando colocar a almofada, se ficar muito frouxo ao colocar a almofada ele não vai detalhar tanto os pontos.
09 – Vire o trabalho, faça duas correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto formando a lateral, faça duas correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto formando o primeiro bloquinho vazio e vamos seguir para o leque.
10 – Agora que vem o truque, no leque temos 4 pontos altos, duas correntes e 4 pontos altos, certo? Vamos pular os 2 primeiros e fazer 2 pontos altos em relevo. Ponto alto em relevo é aquele que fazemos “abraçando” o ponto de base usando-o como alça ao invés de pegar em cima dele. Veja na segunda imagem que introduzi a agulha para que possa ver exatamente como se pega o ponto de base.
Veja como ele é feito… Enrole o fio na agulha, introduza a agulha pegando o ponto de base como alça, e faça o ponto alto normalmente…
11 – Em seguida faça 2 pontos nas correntes do leque, faça duas correntes e mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço.
12 – Faça novamente 2 pontos altos em relevo completando o leque. Faça uma corrente de espaço e vamos seguir para o próximo…
13 – Novamente será feito como no primeiro… pule os 2 primeiros pontos de base e faça 2 pontos altos em relevo. Faça 2 pontos altos dentro do leque, duas correntes e 2 pontos altos no mesmo lugar… complete o leque fazendo 2 pontos altos em relevo… Faça até completar a carreira. Após o último leque não tem corrente, faça o ponto alto, duas correntes e os 4 pontos altos da lateral…
14 – Vire o trabalho, faça duas correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto formando a lateral, faça duas correntes e o ponto alto formando o primeiro bloquinho…
15 – Novamente vamos fazer os leques exatamente como fizemos na segunda carreira de leque… pule os 2 primeiros pontos do leque, faça 2 pontos altos em relevo, faça 2 pontos altos dentro do leque, duas correntes e novamente 2 pontos altos, faça 2 pontos altos em relevo e uma corrente de espaço antes de seguir para o próximo leque. (Atenção: Mesmo após virar o trabalho os pontos em relevo continuam sendo feitos pegando da mesma forma que fizemos a segunda carreira, não precisa mudar a forma do ponto relevo, se mudar não vai dar o efeito apresentado nas imagens:
16 – Veja como vai ficando…
17 – Faça até ficar com o mesmo comprimento da largura, como meu ponto alto é mais apertado precisei fazer um total de 25 carreiras de leques. Tomei o cuidado para terminar a última carreira de leque no lado certo da peça e para isso utilizei como referência a primeira carreira da base que é toda fechada.
Agora faremos a carreira de bloquinhos vazios como a segunda carreira do trabalho:
18 – Vire o trabalho, faça duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto formando a lateral, faça duas correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto formando o primeiro bloquinho. Faça duas correntes, e faça MEIO PONTO ALTO em cima do 4º ponto do primeiro leque. Faça duas correntes e faça MEIO PONTO ALTO em cima 5º ponto alto do primeiro leque (o quinto ponto é o que fica logo após as duas correntes do leque)
19 – Faça duas correntes e faça ponto alto entre um leque e outro… agora só repetir nos leques seguintes até chegar no final e fazer a lateral fechada… Se fizer tudo corrente teremos novamente 20 bloquinhos vazios exatamente como no inicio.
20 – Vire o trabalho, faça 3 CORRENTES e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Nos espaços dos bloquinhos faça 2 pontos altos… siga até o final, corte o fio e arremate.
Esta será a parte da frente da capa e ela fica assim:
21 – Faça um cordão com 35 correntes deixando uma ponta de fio no inicio. Prenda com ponto baixo pegando o ponto alto que fica na direção do segundo ponto alto que tem entre os leques. Apontei a direção na segunda imagem mas observe que vou prender no lado avesso da peça sendo na última carreira como mostrado na terceira imagem.
23 – Após prender com ponto baixo faça novamente 35 correntes, alongue o fio e corte. Passe uma pérola em cada ponta, Faça um nó com duas voltas no fio e corte mais um pouco.
24 – Agora basta distribuir corretamente mais 2 cordões, pule 2 leques e prenda o segundo… pule novamente 2 leques e prenda o terceiro que vai ficar igual o primeiro. Atenção, estes cordões foram presos do lado avesso da peça e vai servir para amarrar na parte de trás da almofada facilitando colocar e retirar a capa.
Reserve…
25 – Para fazer a parte de trás da capa inicie exatamente como a parte da frente… Siga fazendo bloquinhos vazios até completar a mesma quantidade de carreiras da parte da frente. No passo a passo da primeira parte temos um total de 29 carreiras contando a primeira e a última carreira que é toda fechada.
26 – Como fiz exatamente igual a quantidade, a última carreira também fica no lado correto da peça, ou seja, mesmo lado que a primeira carreira fechada e então podemos utilizá-la como referência.
Fica assim:
27 – Junte as duas peças colocando avesso com avesso de forma que os cordões que tem as pérolas fiquem dentro da peça. Introduza a agulha na última carreira e na direção do ponto alto do último bloquinho da lateral, puxe o fio da mesma cor utilizada na confecção das peças e siga fazendo ponto baixíssimo até o canto. Faça isso pegando as duas peças para que fiquem unidas.
28 – Chegando no canto faça duas correntes e prenda com PONTO BAIXO no mesmo lugar que foi feito o último ponto baixíssimo do canto.
29 – Agora vamos continuar fechando a lateral e desta vez faremos PONTO BAIXO. Antes de unir deixe as peças bem alinhadas para não ficar errado. Siga fazendo 1 ponto baixo no meio de cada carreira como indicado na primeira imagem e 1 ponto baixo no pé da carreira como indicado na segunda imagem. Observe na terceira imagem os pontos já feitos como ficam:
30 – Vai ficar sempre assim, 1 ponto alto na direção do bloquinho vazio e 1 ponto baixo na direção do cordão que define a carreira… Sempre pegando as duas peças, observe:
31 – Veja que estou sempre pegando as duas peças que foram posicionadas avesso com avesso… faça até chegar no canto.
32 – No cantinho faça duas correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar. Em seguida continue fazendo ponto baixo na direção de cada ponto alto que forma a primeira carreira… Siga até chegar no canto antes de continuar na lateral que iniciamos.
33 – Chegando na lateral onde iniciamos faça ponto baixíssimo exatamente como no início e até a direção do ponto alto que forma o primeiro bloquinho vazio. Alongue o fio, corte e arremate as de fio na parte de dentro da peça.
34 – Veja que teremos a abertura para colocar a almofada e os cordões para passar para a parte de trás e fazer uma laçada quando a almofada já estiver dentro.
35 – Veja como ficou minha capa de almofada!
36 – Com os codões faça laçadas na parte de trás da peça, assim a capa pode ser trocada sem dificuldades.
Chegamos ao final de mais um passo a passo, agradeço por utilizar os botões de redes sociais e compartilhar. Aproveito para deixar um forte abraço a todos e agradecer o carinho.
Até o próximo passo a passo!