Você também gosta de tapetes simples e fáceis de fazer? Veja o passo a passo que preparei especialmente pra você!
Fiz este modelo utilizando o fio Barroco Maxcolor nº8 da Círculo S.A cor 7136 (Marsala) Caso queira fazer como toalhinha de mesa basta substituir o fio por Duna ou Anne por exemplo.
MATERIAIS
- 2 novelos de fio Barroco Maxcolor nº8 – Cor 7136 (novelos de 352m)
- Agulha para crochê nº3.5
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 80cm de diâmetro
Nesta primeira parte do passo a passo vamos fazer um total de 16 voltas. Abaixo ou no final da página você pode conferir o link para a continuação do trabalho.
01 – Inicie com anel mágico, após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 15 pontos altos dentro do anel mágico. Contando com as correntes iniciais teremos um total de 16 pontos altos.
02 – Puxe a laçada para fechar o anel mágico e finalize a volta com ponto baixíssimo formando um círculo.
03 – 2ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base.
04 – Faça duas correntes de espaço e sem pular pontos de base faça mais 2 pontos altos (em sequência como apresentado nas imagens…)
05 – Siga fazendo 2 pontos altos separados por duas correntes até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
06 – 3ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base.
07 – Faça 2 pontos altos em cima do próximo ponto de base e teremos um grupinho com 4 pontos altos.
08 – Faça duas correntes de espaço e nos próximos pontos faça sempre 2 pontos altos no mesmo ponto de base… Entre os grupinhos são sempre duas correntes. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
09 – 4ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Nos 2 pontos do meio não tem aumento, faça apenas ponto alto em cima de ponto alto e no último ponto de base repita novamente 2 pontos altos no mesmo ponto de base.
10 – Observe que os aumentos são feitos sempre nos primeiro e no último ponto de base de cada grupinho como apontado com a agulha na imagem abaixo. Entre um grupinho e outro continua com duas correntes de espaço… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
11 – 5ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto nos 2 próximos pontos de base, observe que não tem ponto alto junto como na volta anterior…
12 – Faça duas correntes de espaço e sem pular ponto de base siga com mais 3 pontos altos finalizando o bloquinho.
13 – Para passar de um bloquinho ao outro faça duas correntes de espaço… repita uma sequência de 3 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto. Observe que cada bloquinho saindo da base agora são divididos formando um “motivo”, sempre que eu mencionar “motivo” entenda como o desenho que estamos fazendo desde a base e são 8 no total.
14 – 6ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Nos próximos dois pontos de base não tem aumento, faça duas correntes de espaço e faça ponto alto em cima de pontos alto nos 2 primeiros pontos do próximo bloquinho e no último ponto de base do primeiro motivo faça 2 pontos altos como apresentado na imagem.
15 – Para passar de um motivo para o outro são duas correntes de espaço e vai continuar assim até completar o desenho. Apenas as correntes no meio do motivo vai mudar a quantidade e então exige um pouco de atenção para não confundir, mas não se preocupe que vou detalhar. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
16 – 7ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Nos próximos 3 pontos de base não tem aumento, faça 3 correntes de espaço e faça ponto alto em cima de pontos alto nos 3 primeiros pontos do próximo bloquinho e no último ponto de base do primeiro motivo faça 2 pontos altos como apresentado na imagem.
Observe que a alça no meio do motivo tem 3 correntes e não duas como anteriormente…
17 – Faça duas correntes de espaço e siga para o próximo motivo, sempre no primeiro e no último ponto de base do motivo são 2 pontos altos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
18 – 8ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Nos próximos 4 pontos de base não tem aumento, faça 3 correntes de espaço e faça ponto alto em cima de pontos alto nos 4 primeiros pontos do próximo bloquinho e no último ponto de base do primeiro motivo faça 2 pontos altos como apresentado na imagem.
19 – Faça duas correntes para passar de um motivo para o outro e siga repetindo por toda a volta como feito no primeiro motivo. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
20 – As voltas 9 e 10 são exatamente como a anterior, a única diferença é que vai aumentando a quantidade de pontos naturalmente como se pode observar nas duas últimas voltas… Sempre dentro do motivo a alça tem 3 correntes, para passar de um motivo para o outro a alça tem apenas duas correntes. Abaixo a imagem do trabalho com 10 voltas e finalizado com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto. Cada bloquinho vai ficar com 8 pontos altos.
21 – 11ª volta – Siga com ponto baixíssimo por mais 2 pontos de base, desta forma vamos iniciar em cima do terceiro ponto de base. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
22 – Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto, na alça de 3 correntes faça 3 pontos altos e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar os 2 últimos pontos do primeiro motivo como apresentado na imagem. Teremos uma sequência de 15 pontos altos contando com as correntes que formam o primeiro ponto.
23 – Para passar de um motivo para o outro faça duas correntes e ponto alto na alça de duas correntes.
24 – Faça duas correntes e novamente ponto alto no mesmo espaço, faça duas correntes, pule os 2 primeiros pontos de base e siga novamente com uma sequência de 15 pontos altos sendo que 3 deles são feitos na alça de 3 correntes do motivo… vai sobrar os 2 últimos pontos do motivo como anteriormente… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que formam o primeiro ponto alto.
25 – 12ª volta – Siga com ponto baixíssimo por mais 2 pontos de base, desta forma vamos iniciar em cima do terceiro ponto de base. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto até sobrar os 2 últimos pontos de base e então teremos uma sequência de 11 pontos altos.
26 – Faça duas correntes de espaço e faça ponto alto na alça a frente, faça duas correntes de espaço e ponto alto no próximo espaço da volta anterior… novamente duas correntes e ponto alto no último espaço. Por fim faça duas correntes, pule 2 pontos de base do próximo motivo e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar apenas 2 pontos e teremos novamente a sequência de 11 pontos altos… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que formam o primeiro ponto alto.
27 – 13ª volta – Siga com ponto baixíssimo por mais 2 pontos de base, desta forma vamos iniciar em cima do terceiro ponto de base. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto até sobrar os 2 últimos pontos de base e então teremos uma sequência de 7 pontos altos.
28 – Faça duas correntes e ponto alto no primeiro espaço da volta anterior, duas correntes e ponto alto no segundo espaço, novamente duas correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto como apresentado na imagem.
29 – Após o ponto alto em cima do ponto alto faça duas correntes ponto alto no próximo espaço logo a frente… novamente duas correntes e ponto alto no último espaço, por fim duas correntes, pule os 2 primeiros pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar os 2 últimos do próximo motivo e assim teremos novamente a sequência de 7 pontos altos… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que formam o primeiro ponto alto.
30 – 14ª volta – Siga com ponto baixíssimo por mais 2 pontos de base, desta forma vamos iniciar em cima do terceiro ponto de base. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 2 pontos altos em cima dos pontos de base e irá sobrar os 2 últimos pontos, teremos uma sequência de 3 pontos altos.
31 – Faça duas correntes e ponto alto no primeiro espaço, duas correntes e ponto alto no segundo espaço, duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto.
32 – Faça duas correntes e ponto alto no 3º espaço, duas correntes e ponto alto no 4º espaço, duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto.
33 – Siga com duas correntes e ponto alto no 5º espaço, duas correntes e ponto no 6º espaço, duas correntes, pule os 2 primeiros pontos de base do próximo motivo e faça a sequência de 3 pontos altos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que formam o primeiro ponto alto.
34 – 15ª volta – Faça ponto baixíssimo no próximo ponto de base, desta forma vamos iniciar em cima do ponto do meio. Faça 5 correntes e faça ponto alto no primeiro espaço… Siga fazendo duas correntes e ponto alto nos espaços da volta anterior até chegar no próximo motivo.
35 – Chegando no próximo motivo faça duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto do meio como apresentado nas imagens… Siga por toda a volta sempre com alças de duas correntes e ponto alto. Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta e assim o primeiro espaço também vai ficar com duas correntes. (Teremos um total de 80 alças de duas correntes)
36 – 16ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Nas alças faça 2 pontos altos e faça ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Não tem aumentos e no total teremos 240 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, mas não se preocupe, siga os links abaixo para continuar seu trabalho!