Neste passo a passo vou explicar como fazer uma belíssima flor. Fácil de fazer mas com um resultado final muito bonito sem contar o toque especial das cores multicolor.
Esta é a flor ELLEN, uma criação da artesã Rhosângela Crochê que aliás já contribuiu com outros passo a passo que estão disponíveis aqui no blog como a FLOR PRISCILA e a FLOR HELENA. Ela também fez um vídeo da flor Ellen e está disponível em seu canal no YouTube.
Agradeço por autorizar o passo a passo para o blog e aproveito para dizer que fiz algumas modificações na forma de confecção como o miolinho por exemplo apenas para facilitar e não ter que cortar o fio, mas sem alterar o resultado final.
Criação: Rhosângela Crochê
Execução: Samuel Ramos
MATERIAIS
- Fio Barroco multicolor 9776
- Fio Barroco multicolor 9317
- Fio Barroco multicolor 9384
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura, agulha de tapeceiro e pérola para cortes e acabamentos.
Vejam como esta flor fica maravilhosa! Gostei muito desta combinação de cores e já estou pensando em utilizar em um futuro trabalho.
01 – Inicie com ANEL MÁGICO, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 15 pontos altos dentro do anel mágico. Contando com as correntes iniciais teremos um total de 16 pontos altos.
02 – Puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico e finalize com ponto baixo pegando apenas o fio da frente da corrente que forma o primeiro ponto alto. Veja que na primeira imagem indiquei com a agulha onde será feito o ponto baixo e na segunda imagem o fio da parte de trás que ficará sobrando para trabalhar na próxima fase. (Dica: Não corte a ponta do fio que puxou do anel mágico, mais a frente vamos utilizar para arrematar o trabalho)
03 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntes e faça novamente ponto baixo ainda no mesmo fio de base formando uma alça.
04 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto baixo no próximo ponto de base pegando apenas o fio da frente novamente… Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base.
05 – Observe que na parte de trás da flor vai ficando bem aparente o fio de trás do ponto alto de base, eles precisam ficar assim para que possamos trabalhar a próxima fase da flor. Siga fazendo as alças com 5 correntes até completar a volta.
06 – Ao completar a volta retire a agulha da laçada, introduza de trás para frente no primeiro ponto baixo (o mesmo que foi feito para finalizar o miolinho) pegue a laçada onde terminou a volta e puxe passando-o para a parte de trás. Observe a sequência…
07 – Com o fio já na parte de trás lace a agulha no fio de trás das correntes (na mesma direção onde finalizamos o miolinho) e prenda com ponto baixo.
08 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Siga fazendo ponto alto nos fios da parte de trás do ponto de base, para cada fio faça 2 pontos altos e ao final da volta teremos um total de 32 pontos altos.
09 – Finalize com ponto baixo pegando apenas o fio da frente da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto. A partir de agora teremos duas maneiras de fazer esta segunda fase. Vou explicar como a artesã Rhosângela faz e em seguida mostrar como eu fiz…
(esta é a maneira que a artesã Rhosângela faz) – Se quiser a flor igual a imagem pule para o passo 11
10 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base… faça ponto baixo no próximo ponto de base (pegando apenas o fio da frente) e repita 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto… exatamente como foi feita a primeira faze.
Abaixo a maneira que fiz, portanto se fizer assim a flor ficará igual a apresentada na imagem
11 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no próximo ponto de base pegando apenas o fio da frente (viram que não prendi no mesmo ponto de base?)
12 – Faça ponto baixo no próximo ponto de base (novamente pegando apenas o fio da frente) faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto seguinte… Desta forma teremos menos alças ao final da volta e a flor ficará mais aberta. Faça por toda a volta, no final retire a agulha da laçada, introduza de trás para frente pegando no ponto baixo da primeira alça e passe o fio para a parte de trás.
13 – Já na parte de trás prenda com ponto baixo. Faça 4 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo formando a primeira alça onde faremos a primeira camada de pétalas.
14 – Novamente 4 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo… Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, corte o fio e conduza-o até o miolinho da flor onde está a outra ponta, amarre bem firme, esconda parte do fio e corte as sobras.
15 – Para fazer a primeira camada de pétalas, amarre o fio cor 9317 em uma das alças, prenda com ponto baixo, faça uma corrente e 3 pontos altos.
16 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do último ponto alto formando 1 ponto picô.
17 – Faça novamente 3 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça formando a primeira pétala.
18 – Passe para a próxima alça com ponto baixo e repita todos os passos da primeira pétala para fazer as demais… Só lembrando que após prender com ponto baixo faça uma corrente, 3 pontos altos, ponto picô, 3 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo… Faça até completar as 8 pétalas.
19 – No final, retire a agulha da laçada, introduza de trás para frente no ponto baixo da primeira pétala, pegue a laçada e puxe para a parte de trás…
20 – Já na parte de trás faça 1 ponto baixo e uma corrente, (esta corrente é para dar distância, se seu ponto for mais apertado pode fazer duas correntes…) Após a corrente prenda com ponto baixo pegando no meio da pétala, porém o ponto baixo será feito na alça de base onde está a pétala. Observe bem a segunda imagem para ver que introduzi a agulha bem no meio da pétala na mesma direção do ponto picô.
21 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da pétala seguinte… veja que apontei com a agulha de costura… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que foi feito no meio da primeira pétala… No total teremos 8 alças.
22 – Para fazer a segunda camada de pétala faça ponto baixo na primeira alça e vamos repetir todos os passos da primeira camada de pétala… após prender com ponto baixo, faça uma corrente e 3 pontos altos. Faça ponto picô, 3 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo… exatamente igual a primeira camada. Faça por toda a volta e passe o fio para a parte de trás. Desta vez corte o fio e arremate.
No passo a passo que a artesã Rhosângela fez ela explicou como fazer uma base diferente, portanto vou explicar como fazer uma base quadrada porém se quiser acompanhar o vídeo que ela postou veja-o Aqui.
23 – Para fazer uma base quadrada, vamos fazer as alças pegando na junção da primeira camada de pétala. Observe bem a primeira imagem que destaquei com as agulhas onde será preso com ponto baixo… fica na junção entre uma pétala e outra e na mesma direção do meio da pétala da segunda camada.
24 – Prenda do fio 9384 com ponto baixo em uma das junções, faça 4 correntes e prenda na junção seguinte… novamente 4 correntes e prenda na próxima junção… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Teremos um total de 8 alças.
25 – Na primeira alça faça 1 ponto baixo, duas corretes e 2 pontos altos
26 – Faça 4 correntes e 1 ponto alto pegando no alto do ultimo ponto alto, desta forma esta ponto fica atravessado. Em seguida faça 3 pontos altos ainda na primeira alça formando um canto. Veja que este canto tem o ponto alto atravessado onde faremos as folhas e uma alça com 4 correntes que servirão para iniciar um tapete ou outro trabalho futuramente.
27 – Faça uma corrente de espaço e na próxima alça faça 1 bloquinho com 3 pontos altos.
28 – Novamente uma corrente de espaço e na próxima alça faça novamente um canto exatamente como o primeiro… siga intercalando até completar a volta, finalize com ponto baixíssimo.
29 – Siga fazendo ponto baixíssimo em cima dos pontos altos de base e em seguida faça ponto baixo pegando o ponto alto atravessado, veja que apontei com a agulha na segunda imagem…
30 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar.
31 – Faça 8 correntes e novamente prenda com ponto baixo ainda na mesma alça… Faça 5 correntes e prenda mais uma vez na mesma alça formando a primeira folha.
32 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo em cima do ponto alto do meio dos 3 que formam o bloquinho a frente. Faça a segunda folha sempre prendendo neste mesmo ponto de base.
33 – Novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto atravessado do canto seguinte onde fará a terceira folha… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
34 – Para colocar uma pérola, corte um pedaço de fio da mesma cor utilizada no miolinho da flor e coloque uma pérola no fio. Com uma agulha de tapeceiro passe uma ponta do fio no miolinho da flor saindo na parte de trás, veja que não é no centro e sim em uma lateral… passe a segunda ponta pegando no lado oposto do miolinho saindo na parte de trás também, centralize bem a pérola e amarre as pontas de fio na parte de trás.
35 – Esconda parte do fio no miolinho da flor e corte as sobras…
Prontinho, vejam que linda!
Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Quero agradecer a generosidade da Artesã Rhosângela por autorizar o passo a passo. Tenho certeza que muitos seguidores do blog ficaram felizes.
Forte abraço a todos e tudo de bom sempre!
Samuel Ramos.