Neste passo a passo vamos aprender um modelo exclusivo, criado especialmente para vocês leitores e seguidores do blog. Criei o TAPETE ZÍNIA que também pode ser utilizado como TOALHA DE MESA.
Para este trabalho utilizei o fio Barroco Maxcolor número 6 da Círculo S.A e o trabalho ficou com 103 cm de diâmetro (Um metro e três centímetros). Se utilizar fio número 8 o trabalho fica maior e mais firme como tapete e se utilizar o fio Duna por exemplo o trabalho ficará mais delicado para utilizar como toalha de mesa.
Criação e execução: Samuel Ramos
ATENÇÃO: Criação exclusiva para o site croche.com.br – Não autorizo cópia para PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.
MATERIAIS
- 800g (2 Novelos de 400g) – Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 6214
- Agulha para crochê 3.5 mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Uma FLOR ZÍNIA – Passo a passo AQUI.
- Tamanho do tapete pronto: 115 cm de diâmetro
Para este tapete vamos utilizar a FLOR ZÍNIA que já temos o passo a passo AQUI no blog, a única diferença é que ao terminar a flor não corte o fio para seguir trabalhando com a mesma cor.
01 – Ao terminar de confeccionar a FLOR ZÍNIA não corte o fio, siga com ponto baixíssimo e faça ponto baixo no ponto picô que fica na ponta da flor. Se já cortou o fio prenda-o com ponto baixo no ponto picô de uma das pontas como apresentado na imagem para seguir trabalhando.
02 – Faça 9 correntes e prenda com ponto baixo na ponta seguinte… siga fazendo alças com 9 correntes e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
03 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e na alça de 9 correntes faça 11 pontos altos (sempre abraçando a alça e não pegando as correntes da alça).
04 – Faça ponto alto em cima do ponto baixo e siga fazendo 11 pontos altos em cada uma das alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que iniciam a volta.
05 – Faça 9 correntes, pule 5 pontos de base e faça ponto alto. Faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e faça ponto alto. Este segundo ponto alto fica exatamente na direção do ponto baixo que prende a alça anterior.
06 – Siga por toda a volta fazendo alças com 6 correntes e pulando 5 pontos de base para fazer o ponto alto… Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 9 que iniciam a volta, assim a primeira alça também ficará com 6 correntes.
07 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e na alça de 6 correntes faça 6 pontos altos. Faça ponto alto em cima do ponto alto que divide as alças e siga fazendo 6 pontos altos em cada uma das alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que iniciam a volta.
08 – Faça 10 correntes, pule 6 pontos de base e faça ponto alto. Faça 7 correntes, pule 6 pontos de base e faça ponto alto.
09 – Siga por toda a volta fazendo alças com 7 correntes e pulando 6 pontos de base para fazer o ponto alto… Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 10 que iniciam a volta, assim a primeira alça também ficará com 7 correntes.
10 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e na alça de 7 correntes faça 8 pontos altos. Faça ponto alto em cima do ponto alto que divide as alças e siga fazendo 8 pontos altos em cada uma das alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que iniciam a volta.
11 – Faça 11 correntes, pule 8 pontos de base e faça ponto alto. Faça 8 correntes, pule 8 pontos de base e faça ponto alto. Siga por toda a volta fazendo alças com 8 correntes e pulando 8 pontos de base para fazer o ponto alto… Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 10 que iniciam a volta, assim a primeira alça também ficará com 8 correntes.
12 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e na alça de 8 correntes faça 9 pontos altos. Faça ponto alto em cima do ponto alto que divide as alças e siga fazendo 9 pontos altos em cada uma das alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que iniciam a volta.
13 – Faça 6 correntes, pule 3 pontos de base e faça uma sequência de 3 pontos altos.
14 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos altos e faça 1 ponto alto apenas. Este ponto alto ficará na mesma direção do ponto alto que divide a alça anterior.
15 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça uma sequência de 3 pontos altos… faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 6 que iniciam a volta.
16 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Faça duas correntes e em seguida faça novamente 2 pontos altos ainda no mesmo ponto de base, veja que teremos a formação de 1 leque em cima do mesmo ponto de base.
17 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo em cima do segundo ponto baixo dos 3 que formam o bloquinho a frente.
18 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e trabalhe o leque formado por 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos em cima do ponto alto que divide a alça seguinte.
19 – Agora basta seguir repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
20 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Desta forma estamos iniciando a volta em cima do segundo ponto de base.
21 – Dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e novamente 2 pontos altos. Em seguida faça ponto alto em cima do próximo ponto de base e então ficará sobrando um ponto do leque que foi feito na volta anterior. (Observe que pulamos o primeiro e o último ponto do leque)
22 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em cima do ponto baixo que divide os leques da volta anterior.
23 – Faça uma corrente, pule o primeiro ponto do leque seguinte e faça ponto alto em cima do segundo ponto alto. Faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes do leque, duas correntes de espaço e dois pontos altos no mesmo espaço, faça ponto alto no próximo ponto alto de base… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que iniciam a volta.
24 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Desta forma estamos iniciando a volta em cima do segundo ponto de base. Faça ponto alto em cima do próximo ponto de base, dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… Siga com ponto alto até sobrar o último ponto de base do leque.
25 – Faça uma corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça ponto alto em relevo pegando o ponto alto que divide o leque como apresentado nas imagens.
26 – Faça uma corrente de espaço e repita o leque seguinte sempre pulando o primeiro e último ponto de base. Entre um leque e outro faça uma corrente de espaço, ponto alto em relevo, uma corrente… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
27 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Desta forma estamos iniciando a volta em cima do segundo ponto de base. Faça ponto alto em cima de ponto alto… dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… Siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar o último ponto de base do leque.
28 – Faça uma corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça ponto alto em relevo pegando o ponto alto que divide o leque como apresentado nas imagens. Faça uma corrente de espaço e repita o leque seguinte sempre pulando o primeiro e último ponto de base. Entre um leque e outro faça uma corrente de espaço, ponto alto em relevo, uma corrente… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, para continuar o trabalho siga o link abaixo: