Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar a FLOR PRISCILA criada pela artesã Rhosângela. Para conhecer, curtir e adquirir os trabalhos desta artesã visite a página RHOSÂNGELA ARTES EM CROCHÊ e não deixem de se inscrever em seu canal no YouTube –> AQUI. Já temos disponível aqui no blog outra criação desta artesã, é a FLOR HELENA.
Aqui no blog temos outra flor com o nome PRISCILA que foi uma das criações da artesã Luciana de Assunção e você pode conferir o passo a passo AQUI, esta porém é bem diferente. Uma flor robusta e com bastante detalhes que deixam esta flor belíssima.
- Criação: Rhosângela Crochê
- Execução: Samuel R. Ramos
01 – Inicie com um anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
02 – Dentro do anel mágico faça 23 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 24 pontos altos, feche o anel mágico e finalize a volta com ponto baixo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
03 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo… novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo formando 8 alças com 3 correntes.
04 – Faça ponto baixo dentro da primeira alça, uma correntes e 6 pontos altos. Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça.
05 – Faça ponto baixo na alça seguinte e repita os passos da primeira pétala para fazer as demais. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixo no primeiro ponto baixo da primeira pétala.
06 – Vire a flor para que possamos trabalhar no avesso, veja que atrás de cada ponto alto da pétala tem um um fio bem visível, indiquei na terceira imagem com agulha de mão para que veja bem. Prenda com ponto baixo no primeiro ponto.
07 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo feito antes das correntes formando um ponto picô.
08 – Prenda com ponto baixo no fio do ponto alto seguinte e faça outro ponto picô, siga fazendo em todos os pontos altos terminando com ponto baixo no fio do último ponto alto da primeira pétala e teremos um total de 5 pontos picô.
09 – Faça ponto baixo entre as duas pétalas e em seguida faça ponto baixo no primeiro fio da segunda pétala para iniciar novamente os pontos picô. Sempre entre uma pétala e outra será preso com ponto baixo para que fique bem dividida as pétalas. É normal começar a formar “babados/ficar ondulado”. Faça em todas as pétalas e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
10 – Faça uma corrente e em seguida prenda com ponto baixo no pé das pétalas. Observe a terceira imagem que este ponto baixo é “laçando” o ponto baixo que prenda a aça das pétalas no miolinho da flor.
11 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, alongue o fio e corte. Teremos então um total de 8 alças com 3 correntes cada.
12 – Como se vê na primeira imagem na frente da flor os pontos altos ficarão visíveis aparentando que fizemos uma corrente depois da pétala pronta.
13 – Corte 2 pedaços de fio da mesma cor utilizada nesta primeira fase (cada um com 20 cm é o suficiente). Observe bem as duas primeira imagens, dobrei para o centro da flor duas pétalas que fiquem na mesma direção. Esta é a posição que vamos costurar as duas.
14 – Com auxílio de uma agulha de tapeceiro (ou faça isso com a agulha de crochê puxando o fio ao contrário) Passe uma ponta do fio na direção do ponto picô que fica no meio da pétala (cada uma tem 5 pontos picô, desta forma ficarão 2 para cada lado e vamos prender no ponto picô do meio). Veja que o fio foi passado de baixo para cima.
15 – Agora no ponto picô da pétala que fica no outro lado na mesma direção, passe o fio de cima para baixo no ponto picô do meio e depois no miolinho da flor saindo com o fio na parte de trás. Amarre bem e corte as sobras.
16 – Coloque a pérola no segundo pedaço de fio. Entre as duas pétalas presas tem outras 3 de cada lado, dobre a pétala do meio de um dos lados para o centro da flor, passe uma ponta do fio no ponto picô do meio e passe no centro da flor saindo na parte de trás.
17 – Passe a outra ponta do fio de cima para baixo pegando o ponto picô do meio e passando no miolinho saindo atrás da flor novamente… Amarre bem e corte as sobras. Veja que a pérola ficará posicionada no meio da flor.
18 – Amarre o fio Barroco Multicolor rosa 9427 em qualquer uma das 8 alças que temos atrás da flor. prenda com ponto baixo, faça uma corrente e 3 pontos altos.
19 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do terceiro ponto alto formando um ponto picô. Faça novamente 3 pontos altos na alça de 3 correntes, uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça formando a primeira pétala
20 – Faça ponto baixo na alça seguinte e repita os passos para as demais pétalas. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
21 – Introduza a agulha de trás para frente e puxe a laçada para parte de trás da flor. Prenda com ponto baixo e faça 4 correntes.
22 – Prenda com ponto baixo entre as pétalas seguinte, veja que tem os fios bem visíveis entre as pétalas… Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo e teremos um total de 8 alças com 4 correntes cada.
23 – Faça ponto baixo na primeira alça, faça uma corrente e 7 pontos altos. Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça formando a primeira pétala.
24 – Faça ponto baixo na alça seguinte e repita os passos da primeira pétala para formar as demais… siga por toda a volta e finalize com ponto baixo no primeiro ponto baixo da primeira pétala.
25 – Vire a flor e novamente vamos trabalhar ponto picô atrás de cada ponto alto como na primeira camada de pétala. A única diferença é que desta vez teremos um total de 6 pontos pocô em cada pétala. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
26 – Faça uma corrente e prenda com ponto baixo entre as duas pétalas. Agora faremos as alças para as folhas. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo pegando os fios do ponto baixo que foi feito na divisão das pétalas… Faça por toda a volta e teremos um total de 8 alças com 5 correntes cada.
27 – Amarre o fio Barroco Multicolor 9384 em uma das alças de 5 correntes que ficam atrás da flor.
28 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos. Faça 4 correntes, enrole o fio na agulha e faça ponto alto pegando o alto do terceiro ponto alto. Observe nas imagens que este ponto ficará atravessado/deitado.
29 – Faça mais 3 pontos altos ainda na mesma alça formando então 1 leque com o ponto alto deitado e uma alça com 4 correntes. Este ponto alto deitado utilizaremos futuramente para fazer as folhas, já as 4 correntes que formou uma alça servirão para fazer o primeiro leque ao iniciar um trabalho com a flor. Estes leques serão os cantos da base…
30 – Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça um bloquinho com 3 pontos altos. Novamente uma corrente de espaço e na terceira alça faremos outro leque exatamente igual o primeiro. Para o segundo leque faça 3 pontos altos, 4 correntes, faça o ponto alto deitado e novamente 3 pontos altos na mesma alça. Agora basta seguir intercalando e finalize a volta com ponto baixíssimo.
31 – Para fazer as folhas siga com ponto baixíssimo nos próximos pontos altos e faça ponto baixo no ponto alto deitado.
32 – Faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no mesmo ponto alto deitado. Faça 8 correntes e prenda novamente ainda no mesmo espaço. Faça 5 correntes e prenda ainda no mesmo espaço formando a primeira folha.
33 – Para seguir para a próxima folha faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto do meio dos 3 que formam o bloquinho que estão entre os 2 cantos da base. Neste mesmo ponto de base será preso todos os pontos da segunda folha. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no outro canto para repetir a folha… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.
Aqui a flor pronta!
Espero que tenham gostado de mais este passo a passo, pois ele foi gentilmente disponibilizado para o blog em forma de contribuição e agradeço muito a artesã Rhosângela por esta generosidade.
Um forte abraço a todos e até o próximo!