Agora o modelo russo também na mesa! Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o SOUSPLAT modelo RUSSO. Já temos aqui no blog passo a passo de alguns modelos de tapete russo e você pode conferir AQUI. Eles são encantadores por serem bem detalhados apesar de trabalhar com uma única cor.
Este Sousplat confeccionado com fio Duna da Círculo S/A mede 45 cm de diâmetro, mas se você preferir ele ainda menor utilize o fio Anne.
ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.
MATERIAIS
- Fio Duna 8001 – 1 novelo de 340m (não gasta todo, porém o novelo menor não é suficiente)
- Fio Duna brilho prata ( para detalhes (opcional)
- Agulha para crochê 2.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos.
Veja abaixo imagens do trabalho pronto, um diferencial é o centro do trabalho liso para acomodar bem o prato. Na segunda imagem um detalhe feito com o fio Duna brilho prata.
ATENÇÃO – Nas imagens do passo a passo estou utilizando outro tipo de fio e agulha para facilitar a visualização dos pontos. O trabalho acima foi feito com os materiais citados na lista.
01 – Inicie com um anel mágico (PASSO A PASSO DO ANEL MÁGICO AQUI) prenda com ponto baixo e faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 15 pontos altos, puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico e finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente. Teremos um total de 16 pontos altos contando com as correntes iniciais.
2 – 2ª volta – Faça 3 correntes e faça ponto alto no mesmo ponto de base, em seguida faça 2 pontos altos em cada ponto de base por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo e teremos um total de 32 pontos altos.
3 – 3ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto no mesmo ponto de base.
4 – No ponto seguinte não tem aumento, faça apenas 1 ponto alto, no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos, veja que ele coincide com o primeiro ponto alto do segundo aumento da volta anterior. Em seguida mais um ponto sem aumento e no ponto seguinte faça aumento novamente… ou seja, teremos sempre 1 ponto alto entre um aumento e outro por toda a volta… finalize com ponto baixíssimo.
5 – 4ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base, siga com 2 pontos altos sem aumento e então faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base no 4º ponto de base, veja que indiquei com a agulha que sempre os aumentos vão coincidir com o primeiro ponto de aumento que foi feito na volta anterior… será assim nas voltas seguinte.
6 – Observe que entre um aumento e outro teremos 2 pontos de espaço (2 pontos altos sem aumento) Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
7 – 5ª volta – Inicie com 3 correntes e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Siga fazendo como na volta anterior, nesta volta entre um aumento e outro teremos 3 pontos altos de espaço.
8 – 6ª volta – Faça como as anteriores e entre um aumento e outro teremos 4 pontos de espaço.
9 – 7ª volta – Faça como as anteriores e entre um aumento e outro teremos 5 pontos de espaço.
10 – 8ª volta – Faça como as anteriores e entre um aumento e outro teremos 6 pontos de espaço.
11 – 9ª volta – Nesta volta não tem aumentos, faça ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta.
12 – 10ª volta – Nesta volta faremos 7 aumentos de pontos, para que fiquem bem distribuídos faça pule 17 pontos de espaço entre um aumento e outro, sendo que em dois destes espaços pule 18 pontos. Sua peça deverá terminar com 135 pontos altos. (Se fizer diferente, maior ou menor… a última volta precisa ter o número de pontos múltiplo de 9)
13 – 11ª volta – Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo, faça 4 pontos baixos nos pontos seguintes… veja que a corrente inicial ficou deitadinha porém é nela que vamos finalizar a volta.
14 – Faça 13 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo formando a primeira alça.
15 – Faça mais 5 pontos baixos (contando com o que fizemos para prender a alça teremos um total de 6 pontos baixos) Em seguida faça novamente 13 correntes, pule 3 pontos de base e siga com 6 pontos baixos… siga por toda a volta… Vamos ver como finalizar a volta?
16 – Veja que a última alça é presa no único ponto que sobrou ao pular 3 pontos de base, o ponto seguinte é o que fizemos uma corrente para iniciar a volta, finalize com ponto baixíssimo na corrente e teremos um total de 15 alças como na terceira imagem.
17 – Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo faça mais um ponto baixíssimo e depois faça 2 pontos baixos, observe que vai sobrar 1 ponto de base vazio
18 – Na alça de 13 correntes faça 21 pontos altos, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo.
19 – Faça mais 1 ponto baixo, veja que sobra 1 ponto de base vazio… Trabalhe 21 pontos altos na próxima alça… Entre uma alça e outra ficará com apenas 2 pontos baixos.
20 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, para continuar o trabalho siga o link disponível abaixo!