Venha aprender como confeccionar a FLOR CRAVO! Uma flor simples, fácil e muito econômica, aliás criei esta flor pensando justamente em oferecer um trabalho bonito e com baixo custo. Para a confecção utilizei os fios Barroco Multicolor da CÍRCULO S/A que passou a oferecer novelos com 100g (112m) uma excelente opção para você que quer otimizar seus ganhos oferecendo um trabalho com qualidade. Esta quantidade por novelo passou a ser oferecida justamente para quem precisa fazer poucas flores e não precisar gastar muito com um novelo maior e acabar sobrando fios.
Vamos ao passo a passo?
MATERIAIS
- Barroco Multicolor 9368
- Barroco Multicolor 9461
- Barroco Multicolor 9392
- Agulha para crochê 3.0mm (Utilizei a agulha Soft)
- Tesoura, agulha de tapeceiro e pérola para cortes e acabamentos
Criação e execução: Samuel R. Ramos
ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.
01 – Inicie com anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Você pode iniciar com 6 correntes formando um círculo para substituir o anel mágico!
02 – Faça mais 15 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 16 pontos altos. Puxe a ponta solta do anel mágico para fechar o círculo.
03 – Finalize a volta com ponto baixo (isso mesmo, ponto baixo e não ponto baixíssimo) no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto. Assim já estaremos prontos para dar sequência no trabalho.
04 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base.
05 – Sem fazer corrente de espaço, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo no ponto alto seguinte. Faça 5 correntes e novamente prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base. Siga por toda a volta, não se esqueça, sempre que finalizar uma alça pule 1 ponto de base para iniciar a seguinte… Ao final teremos um total de 8 alças com 5 correntes cada. Finalize a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, o mesmo que foi feito para fechar o miolinho da flor.
Como as alças foram presas com 2 pontos baixos em um mesmo ponto de base e ao iniciar a alça seguinte pulou 1 ponto de base teremos então 8 pontos de base vazios… neles faremos as alças para a primeira camada de pétalas.
06 – Retire a agulha da laçada e introduza a agulha de trás para frente no ponto alto que ficou entre a última e a primeira alça, pegue a laçada, passe-a para parte de trás da flor e prenda com ponto baixo.
07 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto que ficou vazio ao fazer as alças iniciais. A melhor forma de prender esta alça é pegando apenas o fio de trás que forma o ponto alto.
08 – Faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto de base vazio que está logo depois de onde foi preso a alça do miolinho da flor… Veja que apontei com a agulha que a melhor forma de pegar este ponto é laçando apenas o fio de trás do ponto alto de base. Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que foi feito ao passar o fio para a parte de trás da flor e teremos então 8 alças com 3 correntes cada. Alongue o fio, corte e arremate. Para facilitar utilize uma agulha de tapeceiro para conduzir o fio até o miolinho da flor onde tem a ponta inicial, amarre as duas pontas, esconda parte dos fios e corte as sobras.
09 – Agora com o fio Barroco Multicolor 9461 faremos as pétalas. Amarre o fio em uma das alças de 3 correntes, em seguida prenda com ponto baixo.
10 – Faça uma corrente e em seguida faça 3 pontos altos. Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça formando a primeira pétala.
11 – Para iniciar a segunda pétala prenda com ponto baixo na alça seguinte. Agora basta seguir repetindo os passos da primeira pétala. Faça uma corrente, 3 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
12 – Retire a agulha da laçada, introduza de trás para a frente, pegue a laçada e passe-a para a parte de trás da flor e prenda com ponto baixo.
13 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na junção das duas pétalas a frente.
14 – Faça 4 correntes novamente e prenda com ponto baixo na próxima junção… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo ficando então com 8 alças com 4 correntes cada.
15 – Para iniciar a segunda camada de pétalas prenda com ponto baixo no primeira alça, faça uma corrente e em seguida faça 1 ponto alto.
16 – Faça 3 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no alto do ponto alto formando 1 ponto picô. Faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo do primeiro ponto picô formando então 2 pontos picô seguidos. Observe as imagens…
17 – Faça ponto alto na mesma alça. Faça novamente uma sequência com 2 pontos picô e mais uma vez faça ponto alto como mostrado nas imagens…
18 – Para finalizar a primeira pétala da segunda camada faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça.
19 – Vá para a próxima alça com ponto baixo onde será feito a segunda pétala… Repita todos os passos da primeira pétala. Após o ponto baixo faça uma corrente, 1 ponto alto, 2 pontos picô, 1 ponto alto, 2 pontos picô, 1 ponto alto, uma corrente e prenda com ponto baixo… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo da primeira pétala.
20 – Retire a agulha da laçada, introduza de trás para frente, passe o fio para a parte de trás e prenda com ponto baixo.
21 – Faça novamente alças como já aprendemos anteriormente sempre prendendo com ponto baixo na junção das pétalas, porém desta vez as alças serão com 5 correntes. Ao final prenda com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Teremos um total de 8 alças com 5 correntes cada onde faremos as folhas.
Neste passo a passo vou explicar como fazer 2 formatos de folhas, assim você poderá escolher o que melhor se adapta ao seu trabalho…
Para o primeiro formato de folha trabalharemos primeiro uma base, vejam:
22 – Amarre o fio Barroco Multicolor 9392 em uma das alças de 5 correntes que ficam atrás da flor.
23 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.
24 – Faça 4 correntes, enrole o fio na agulha e faça ponto alto pegando o alto do terceiro ponto alto. Observe nas imagens que este ponto ficará atravessado/deitado.
25 – Faça mais 3 pontos altos ainda na mesma alça formando então 1 leque com o ponto alto deitado e uma alça com 4 correntes. Este ponto alto deitado utilizaremos futuramente para fazer as folhas, já as 4 correntes que formou uma alça servirão para fazer o primeiro leque ao iniciar um trabalho com a flor. Estes leques serão os cantos da base…
26 – Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça um bloquinho com 3 pontos altos. Novamente uma corrente de espaço e na terceira alça faremos outro leque exatamente igual o primeiro…
27 – Para o segundo leque faça 3 pontos altos, 4 correntes, faça o ponto alto deitado e novamente 3 pontos altos na mesma alça. Agora basta seguir intercalando e finalize a volta com ponto baixíssimo.
28 – Veja que a base da flor ficou quadrada com 4 leques formando os cantos.
29 – Para fazer as folhas siga com ponto baixíssimo nos próximos pontos altos e faça ponto baixo no ponto alto deitado. (aquele que expliquei lá no passo 25)
30 – Faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no mesmo ponto alto deitado. Faça 8 correntes e prenda novamente ainda no mesmo espaço. Faça 5 correntes e prenda ainda no mesmo espaço formando a primeira folha.
Veja que atrás da folha, no avesso da flor ficou a alça formada por 4 correntes…
31 – Para seguir para a próxima folha faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto do meio dos 3 que formam o bloquinho que estão entre os 2 cantos da base.
32 – Neste mesmo ponto de base será preso todos os pontos da segunda folha…
33 – Para seguir para a terceira folha faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto deitado que forma o canto da base… Agora basta seguir repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Corte o fio, passe-o para a parte de traz, amarre com a ponta inicial, esconda parte do fio e corte as sobras…
Vejam como fica linda com estas folhas!
Segundo formato de folhas:
34 – Este formato é bem simples e fácil. Amarre o fio Barroco Multicolor 9392 em uma das alças de 5 correntes, prenda com ponto baixo e faça uma corrente de espaço.
35 – Faça 3 pontos altos e em seguida faça ponto picô.
36 – Faça mais 3 pontos altos, uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça formando a primeira folha.
37 – Faça ponto baixo na segunda alça e repita os passos da primeira folha… Após o ponto baixo faça uma corrente, 3 pontos altos, ponto picô, 3 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.
38 – Se você optou por este formato de folha, ela é melhor para aplicações, mas se quiser iniciar um trabalho basta fazer alças com 5 correntes na parte de trás da flor. Neste caso não faça as aças pegando a junção das folhas, pois elas ficarão muito na borda da flor e complicado para fazer uma base quadrada…
39 – Veja que nas junções da segunda camada de pétalas teremos o ponto baixo que foi feito ao fazer as alças anteriores… Faça alças com 5 correntes pegando esta junção como apontado com a agulha! 🙂
40 – Por fim para prender uma pérola no miolinho da flor utilize um pedaço de fio da mesma cor. Com a ajuda de uma agulha de tapeceiro passe o fio de trás para frente, passe a pérola e passe a ponta do fio novamente para a parte de trás da flor.
41 – Amarre bem as duas pontas, esconda parte do fio e corte as sobras.
Aqui a flor com os 2 formatos de folhas…
Espero que tenham gostado de mais esta passo a passo, agradeço sua visita e também por compartilhar! Um forte abraço e até o próximo.