Vamos aprender a confeccionar a FLOR ENCANTADA? Esta é uma criação/adaptação da artesã Jéssica Astrisi da página JESSICA CANTINHO DA ARTE EM CROCHÊ E PINTURA. Convido a todos vocês a fazerem uma visita! (CLIQUE AQUI)
Uma belíssima flor, fácil de ser confeccionada e com certeza ficará linda em seus trabalhos.
Quero agradecer a artesã Jéssica por fazer o passo a passo, enviar as imagens e autorizar a postagem para que todos vocês pudessem aprender. Espero que este seja o primeiro de muitos!
Criação e confecção: Jéssica Astrisi
MATERIAIS
- Fio Duna – Cor 9059
- Fio Duna – Cor 8001
- Fio Duna – Cor 9391
- Agulha de crochê 2.5mm
01 – Inicie com anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 15 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 16 pontos altos, feche com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente formando um círculo. (Você pode iniciar fazendo uma argolinha com 5 correntes caso tenha dificuldades com anel mágico)
02 – Faça 5 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo no terceiro ponto. Observe que no passo número 4 vamos utilizar o segundo ponto destes 2 que estão ficando vazios.
03 – Faça duas correntes, vire o trabalho no lado avesso e dentro da alça com 5 correntes faça 11 pontos altos. Contando com as correntes iniciais teremos um total de 12 pontos altos.
04 – Vire a flor para o lado correto novamente e prenda com ponto baixo no segundo ponto de base dos 2 que pulamos ao fazer a primeira alça. Vai sobrar um ponto vazio e só vamos utilizar para prender a oitava pétala.
05 – Faça 5 correntes e desta vez pule apenas 1 ponto de base e prenda com ponto baixo. Este ponto de base que precisamos pular tem que ser um vazio e não o que foi preso a alça anterior. Observe na segunda imagem… Veja que temos então uma nova alça para a segunda pétala.
06 – Para fazer a segunda pétala repita os passos da anterior… São duas correntes, vire o trabalho e faça 11 pontos altos dentro da alça. Vire o trabalho novamente para o lado direito e desta vez prenda com ponto baixo no único ponto vazio que pulamos ao iniciar esta alça no passo anterior. Agora basta seguir repetindo até completar 7 pétalas, a oitava é um pouquinho diferente… vamos ver como?
07 – Após prender a sétima pétala e fazer novamente 5 correntes para a oitava pétala, prenda com ponto baixo no ponto de base que sobrou no meio da primeira pétala, faça isso prendendo por trás da pétala, assim ela ficará semelhante a todas as outras. Em seguida faça duas correntes, vire e faça 11 pontos altos, vire novamente e finalize com ponto baixíssimo no mesmo ponto de base onde iniciou a primeira pétala.
08 – Passe o fio para a parte de trás da pétala, para isto retire a agulha da laçada e introduza de trás para frente na mesma direção da laçada e puxe-a para a parte de trás. Prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte como mostram as imagens. Faça por toda a volta finalizando com ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira alça formando então 8 alças com 5 correntes cada.
09 – Agora vamos trabalhar uma base para a segunda camada de pétalas. Faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e mais 2 pontos altos totalizando 3 pontos altos contando com as correntes iniciais. Faça duas correntes de espaço, passe para a segunda alça e faça novamente um bloquinho com 3 pontos altos.. Siga fazendo bloquinhos com 3 pontos altos em todas as alças sempre com duas correntes de espaço. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
10 – Após finalizar a volta, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto de base do segundo bloquinho. Veja que é o primeiro ponto alto logo após as duas correntes de espaço.
11 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça 11 pontos altos dentro da alça com 5 correntes. Contando com as duas correntes iniciais teremos um total de 12 pontos altos…
12 – Vire o trabalho novamente e prenda com ponto baixo na alça de duas correntes que separam os bloquinhos de base finalizando a primeira pétala da segunda camada. Agora basta seguir com mais 5 correntes e prender no primeiro ponto de base do bloquinho seguinte para fazer a segunda pétala… siga por toda a volta e a oitava pétala será pegando o alto das duas correntes que formam o primeiro ponto alto do primeiro bloquinho de base como mostram as imagens…
13 – Após prender a oitava alça, faça duas correntes, vire o trabalho e faça 11 pontos altos, vire novamente e prenda com ponto baixo na alça de duas correntes que separam o último e o primeiro bloquinho de base. Para finalizar prenda com ponto baixíssimo no primeiro ponto de base no pé da primeira pétala.
14 – Retire a agulha da laçada e introduza de trás para frente no meio da oitava pétala e passe o fio para a parte de trás do trabalho. Prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte.. faça por toda a volta e teremos um total de 8 alças novamente.
15 – Para fazer a base onde faremos as flores vamos repetir os passos da base anterior com uma pequena alteração. Desta vez faça ponto baixo, duas correntes e mais 3 pontos altos. Desta forma teremos um bloquinho com 4 pontos altos na primeira alça. Faça 3 correntes de espaço e na alça seguinte faça novamente bloquinho com 4 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto do primeiro bloquinho. Alongue o fio, corte e arremate.
16 – Para fazer as folhas, amarre o fio Duna (9391) em qualquer um dos espaços de 3 correntes. Prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo espaço. Faça 8 correntes e prenda com ponto baixo novamente no mesmo espaço. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo ainda no mesmo espaço finalizando a primeira folha. Faça 4 correntes de espaço e prenda com ponto baixo no próximo espaço de 3 correntes onde fará a próxima folha… Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
17 – Prenda o fio Duna (8001) com ponto baixo em um dos pontos altos do miolinho da flor. Em seguida faça 15 pontos altos. (Deixe a ponta do fio e no final utilize para amarrar com a outra ponta e finalizar a flor)
18 – Volte na terceira corrente (contando da agulha para trás) e faça 2 pontos altos. Em seguida faça 3 pontos altos em cada corrente até que sobre apenas 3 correntes das 15 iniciais.
19 – Em duas das 3 correntes que sobraram faça da seguinte forma:
- Em cada corrente trabalhe 1 ponto alto, 1 ponto picô. Novamente ponto alto e ponto picô, ponto alto. Estes pontos são em apenas uma das 3 correntes… repita também na próxima corrente e então vai sobrar uma corrente…
20 – Na última corrente faça:
- 1 ponto alto,
- Meio ponto alto,
- 1 ponto baixo
Arrume o miolinho e ele ficará semelhante ao que aparece na imagem abaixo…
21 – Alongue o fio, corte e passe-o para trás do trabalho para amarrar, esconder parte do fio e cortar as sobras. Para facilitar, passe a ponta inicial também para a parte de trás da flor, assim você amarra as duas pontas juntas!
22 – Aqui a flor prontinha!
Gostaram deste passo a passo? Esta é uma contribuição da artesã Jéssica Astrisi da página JESSICA CANTINHO DA ARTE EM CROCHÊ E PINTURA. Convido a todos vocês a fazerem uma visita!
Agradeço a esta artesã por compartilhar o passo a passo, enviar as imagens e autorizar a postagem no blog. Não deixe de compartilhar! Assim você estará ajudando outras pessoas a encontrar este passo a passo também!
Forte abraço e até a próxima!