No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o TAPETE BRINCO DE PRINCESA. Um tapete muito bonito que faz grande sucesso entre todos que gostam de artesanato. Já temos o passo a passo da flor AQUI no blog e agora vamos aprender a confeccionar o tapete. Como a primeira parte é feita com barbante barroco decore (peludinho) as imagens não deixam os pontos visíveis e peço um pouco mais de atenção com a leitura e também que visualizem as imagens que deixei algumas anotações para facilitar.
- Para saber quanto cobrar em suas peças veja o artigo AQUI.
Esta é a segunda parte do passo a passo, se você está procurando a continuação veja os links abaixo:
- Flor brinco de princesa passo a passo
- Tapete brinco de princesa passo a passo 1
- Tapete brinco de princesa passo a passo 3
MATERIAIS
- Barbante barroco multicolor nº9284 – Rosa (em média 400g)
- Barbante barroco multicolor nº9384 – Verde (em média 200g)
- Barbante número 6 pink (Pouco mais de um cone de 610m)
- Barbante número 6 rosa bebê (Este gasta pouquinho apenas para a primeira parte do acabamento)
- Barroco Decore – Branco (1novelo de 180m)
- Agulhas para crochê número 3.0mm e 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Flor BRINCO DE PRINCESA passo a passo AQUI
- Tamanho do trabalho pronto: 90 x 68 cm
Na primeira parte do passo a passo nosso trabalho ficou assim:
27 – 9ª volta – Agora vamos trabalhar no lado certo do tapete novamente, apenas o barroco decore trabalhamos no avesso. Prenda o barbante pink com ponto baixo no primeiro ponto alto da lateral. (logo após a corrente que separa a parte oval) Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
28 – Assim como a parte em branco vamos trabalhar uma volta toda de ponto alto, chegando na parte oval faremos os aumentos de pontos da mesma forma que já fizemos nas voltas anteriores…
29 – Veja que logo após a corrente que separa a parte oval vamos fazer 2 pontos altos juntos, em seguida uma sequência de 6 pontos altos sendo 1 em cada ponto de base e estaremos então no ponto de aumento da volta anterior onde faremos aumento novamente…
30 – Na metade da parte oval do tapete faça exatamente como na primeira parte do passo a passo, passe a fazer o aumento no segundo ponto de aumento da volta anterior… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
31 – 10ª volta – Após finalizar a volta anterior faça duas correntes e em seguida faça ponto baixo em cima de cada ponto alto de base
32 – Quando chegar na corrente de separação faça uma corrente também e não se esqueça, esta volta apesar de ser com ponto baixo precisa fazer os aumentos da mesma forma, observe a segunda imagem…. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo nas correntes que iniciaram a volta.
33 – 11ª volta – Esta volta será toda de pontos pipocas. Inicie com 3 correntes e em seguida faça mais 4 pontos altos no mesmo espaço.
34 – Retire a agulha da laçada e introduza na terceira correntinha, busque a laçada e puxe prendendo todos os fios, em seguida faça uma correntinha bem presa para finalizar o ponto pipoca.
35 – Após a correntinha do passo anterior que fica mais presa ao ponto pipoca, faça mais duas correntes, pule 1 ponto de base e faça 5 pontos altos no mesmo ponto.
36 – Novamente retire a agulha da laçada e introduza no alto do primeiro ponto alto dos 5 que fizera junto, busque a laçada e puxe passando pelo primeiro ponto alto e finalize com uma correntinha bem apertada (esta correntinha se assemelha a um ponto baixíssimo, mas estou dizendo correntinha porque após pegar a prática você vai ver que após puxar a laçada basta fazer 3 correntinhas para seguir para o próximo ponto pipoca, sendo esta primeira correntinha mais apertadinha)
37 – Siga por toda a volta fazendo ponto pipoca, é normal aparentar estar sobrando pontos e formar uma certa ondulação nesta volta, mas não se preocupe, logo vamos resolver isso. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
38 – 12ª volta – Após finalizar volta com pontos pipocas, veja que temos alças com duas correntes entre um ponto pipoca e outro, faça 1 ponto baixo nesta alça, em seguida faça ponto baixo em relevo pegando o ponto pipoca, veja nas imagens…
39 – Após o ponto baico no ponto pipoca, faça novamente ponto baixo na corrente entre um ponto pipoca e outro… Siga assim por toda a lateral. Quando chegar na parte oval teremos que respeitar os aumentos da 10ª volta.
40 – Veja que ao chegarmos na direção dos aumentos vamos fazer o aumento nesta volta também, apontei bem com a agulha para que possa ver o aumento de ponto lá na 9ª volta, então logo na correntinha antes do ponto pipoca que está em cima do aumento faremos 2 pontos baixos. Logo após a lateral temos uma corrente de espaço na 10ª volta certo? então nesta volta vamos fazer uma corrente de espaço e em seguida 1 ponto baixo na corrente entre os pontos pipocas. Se fosse em uma volt anormal teríamos apenas a corrente de espaço, como tempos o aumento faremos a corrente + o ponto baixo.
Veja, neste primeiro espaço ficou uma correntinha e 1 ponto baixo…
41 – Nos demais espaços quando chegar na direção do aumento faça 2 pontos baixos como na imagem. Não se esqueça que ao chegar na metade da parte oval vamos começar a fazer os aumentos na alça após os aumentos para que o tapete não fique torto.
42 – Chegando no final da parte oval teremos então 1 ponto baixo, uma corrente e na sequência a lateral do tapete. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
43 – 13ª volta – Faremos novamente uma volta toda com pontos altos e em cada ponto de aumento faremos os aumentos normalmente como nas voltas anteriores. Inicie a volta com duas correntes e em seguida faça ponto alto em cima de ponto alto…
Veja que na parte oval será exatamente como nas voltas anteriores, 2 pontos altos no ponto de aumento…. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.
44 – Agora com o barbante verde vamos repetir mais uma volta com ponto alto. Prenda o barbante com ponto baixo, faça duas correntes para iniciar a volta e siga com ponto alto em cima de ponto alto, não se esqueça de fazer a sequência de aumentos como nas voltas anteriores… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
45 – Após finalizar a volta faremos folhas, inicie com 8 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no ponto alto seguinte… faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no próximo ponto alto… siga por toda a volta exatamente como já fizemos na flor. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
46 – Agora de volta com o barbante barroco multicolor que utilizamos nas flores, gosto de utilizar a agulha número 3 para que as flores fiquem mais delicadas… Vamos fazer uma volta com flores. Prenda o fio com ponto baixo em um dos pontos altos e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
47 – Faça mais 3 pontos altos e em seguida vamos fazer uma florzinha. Como já temos o passo a passo da flor, não tem diferença, veja a sequência de imagens e se precisar revisar veja o passo a passo da FLOR BRINCO DE PRINCESA AQUI. A única diferença é que para a flor fizemos uma corrente para utilizar como base, desta vez vamos utilizar a volta de pontos altos como base para as flores 🙂 Atenção: em um dos espaços entre uma flor e outra faça apenas 3 pontos altos ao invés de 4 pontos altos, assim vai dar certinho terminar a volta!
48 – Veja que se em um dos espaços você pulou apenas 3 pontos altos, vai terminar certinho com ponto baixíssimo logo após o ponto rococó. Corte o fio e arremate.
49 – De volta com o barbante barroco na cor verde, vamos fazer uma volta com pontos altos. Prenda o barbante com ponto baixo no mesmo ponto onde terminou as flores, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e em seguida faça 2 pontos altos. Assim como nas flores que fizemos para o inicio do tapete vamos utilizar a alça que tem atrás de cada flor e fazer 2 pontos altos. Na lateral não tem aumento, já na parte oval vamos ver como fazer?
50 – Chegando na parte oval, veja nas voltas anteriores fizemos aumentos, apontei com a agulha para que possa visualizar melhor.
51 – Na mesma direção vamos fazer um ponto a mais do que o normal, ou seja, este aumento coincidiu de estar na mesma direção da alça da flor, então ao invés de apenas 2 pontos altos faça 3 pontos altos…
52 – Quando o aumento não for na direção da flor basta fazer os 2 pontos altos no mesmo ponto de base como de costume, veja as imagens…
53 – Siga por toda a volta, e estes aumentos só são feitos na parte oval do tapete. Como a volta anterior são flores, você só precisa se basear nas voltas antes das flores. Finalize a volta com ponto baixíssimo. Após finalizar a volta prenda com ponto baixo no meio do ponto alto e em seguida trabalhe uma volta toda de folhas. Para que fique bem bonito intercale entre 8 correntes e 5 correntes por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Bem, chegamos ao final da segunda parte do passo a passo deste lindo tapete BRINCO DE PRINCESA. Para continuar seu trabalho siga os links abaixo: