No passo a passo de hoje vamos aprender como confeccionar o TRILHO DE MESA FLOR DE LÓTUS. Um lindo trabalho que vale a pena fazer. Apesar de parecer complexo a execução é bastante simples e tenho certeza que você vai amar fazer esta peça.
Se você faz para complementar sua renda e não sabe calcular o valor para venda veja um artigo explicativo que temos aqui no blog para ajudar você na formação de preços – Clique AQUI.
Este trabalho com a flor de Lótus e fio Duna fica ótimo para mesa, porém você pode optar por fazer com barbante com uma flor mais rasteira pode ser utilizado como tapete. Basta substituir os materiais e seguir o passo a passo! Não aconselho esta flor para o tapete por ser uma flor mais repolhuda e alta, logo poderá correr o risco de tropeçar.
Esta é a primeira parte do passo a passo, se você está buscando a continuação do trabalho visite os links abaixo:
- Trilho de mesa Flor de Lótus parte 2 – Passo a passo AQUI.
- Flor de lótus – Passo a passo AQUI.
MATERIAIS:
- Fio Duna Branco 8001 – Utilizei 3 novelos de 170m
- Fio Duna Verde 9392 – Utilizei apenas 1 novelo de 170m
- Fio Duna Amarelo ouro 1289 – Utiliza-se pouco, apenas para o miolo das flores
- Agulha de crochê 2.5mm – Utilizei a agulha soft, temos na loja virtual AQUI
- Agulha de tapeceiro número 14
- 14 pérolas para acabamento nas flores.
- Tesoura para recortes.
- Tamanho da peça pronta: 105 x 50
– Fiz as flores PASSO A PASSO que temos aqui no blog. Como são um total de 14 flores elas precisam ser emendadas em 2 conjuntos com 7 flores e durante a confecção. Por isso veja o passo a passo da base da flor e ao iniciar a confecção da 2ª peça não se esqueça de seguir este passo a passo para ir emendando ao mesmo tempo. Caso queira você pode fazer e emendar com agulha de tapeceiro posteriormente, porém além do trabalho não vai ficar tão seguro quanto emendar durante a confecção da peça.
01 – Vamos iniciar emendando a base das flores. Para cada lado do trilho de mesa vamos utilizar 7 flores. Faça uma base e reserve, a segunda base da flor será presa com ponto baixo em uma das pétalas da primeira base. Veja que ao chegar na pontinha da folha ao invés de fazer uma correntinha para virar e voltar fazendo o miolinho da folha, no lugar da corrente faremos um ponto baixo prendendo na primeira base.
02 – Após prender com ponto baixo sem fazer corrente volte então fazendo os pontos baixíssimos no miolinho da folha. Após completar corte o fio e arremate e então teremos duas bases de flor unidas por uma pétala.
03 – A terceira base será presa na base número 1 como apontei na primeira imagem e na base número 2 como apontei na segunda imagem..
04 – O procedimento é o mesmo, quando chegar na pontinha da folha logo a pós o ponto baixo no lugar de fazer uma corrente para voltar então será feito o ponto baixo. Observe as imagens…
05 – A quarta base de flor será preso na base número 1 e depois na base número 3… e assim segue contornando a primeira base. Ela tem 6 pétalas então vamos prender outras 6 bases.
06 – No final ficará assim: A base número 1 no meio e as outras 6 ao redor. Aqui já montei as flores porém você pode fazer o trilho completo e montar a flor apenas no final, fica mais leve para trabalhar! Você precisará de dois motivos com 7 flores para dar continuidade ao trabalho…
07 – Para emendar os motivos escolha uma das pétalas do meio de qualquer flor, veja que todas as flores da borda tem 3 pétalas sobrando, vamos iniciar na pétala do meio.
08 – Prenda o fio branco com ponto baixo na lateral da pontinha da folha, deixe uma sobra de fio para esconder bem a pota… faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na lateral seguinte.
09 – Faça 12 correntes, veja que aproveitei para ir escondendo a ponta do fio para que não precise amarrar ele e ficar aparecendo a emenda.
10 – Após as 12 correntes faça ponto alto na ponta da pétala seguinte, faça 3 correntes e faça ponto alto no mesmo lugar formando um “V”.
11 – Faça novamente 12 correntes, passe para a próxima pétala que será a primeira pétala da segunda flor, faça novamente o ponto alto, 3 correntes e ponto alto no mesmo lugar…
12 – Faça 12 correntes e então chegamos novamente na pétala do meio da segunda flor, prenda com ponto baixo na lateral, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na lateral seguinte. Sempre faremos isso ao chegar na pétala do meio, ela fica mais na parte externa do motivo e então fazendo desta forma deixaremos o motivo mais arredondado… Siga fazendo alças com 12 pontos altos até chegar na mesma direção do lado oposto ao que iniciamos como mostra a 7ª imagem…
13 – Como terminamos também em uma pétala do meio então terminamos com ponto baixo, vire o trabalho e faça ponto baixo dentro da alça de 3 correntes.
14 – Faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto, faça mais um ponto alto, duas correntes de espaço e 2 pontos altos.
15 – Faça 6 correntes de espaço e em seguida faça 3 pontos baixos na alça de 12 correntes. Em seguida faça novamente 6 correntes e então no espaço de 3 correntes entre o “V” faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.
Siga fazendo alças de 6 correntes, prendendo com 3 pontos baixo na alça de 12 correntes. Esta carreira toda terá leques de 2 pontos altos duas correntes e 2 pontos altos… Só faremos diferente ao chegar no ultimo leque…
16 – Ao chegar no inicio não faremos o leque completo. Faça 2 pontos altos, duas correntes e apenas 1 ponto alto. Vire o trabalho e faça ponto baixo no espaço de duas correntes.
17 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça duas correntes de espaço e então faça 3 pontos altos ainda no mesmo espaço. Veja que um lado do leque ficou com apenas 2 pontos altos e o outro lado com 3 pontos altos.
18 – Faça 6 correntes e em seguida faça ponto alto na alça antes dos 3 pontos baixos. Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto na alça seguinte…
19 – Após os 2 pontos altos faça novamente 6 correntes e então faça leque (3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos) dentro do leque da carreira anterior. Faça por toda a carreira e veremos como virar.
20 – Ao chegar no final da carreira, logo após o leque faça 1 ponto alto no leque da carreira anterior formando uma alça. como na segunda imagem…
O trabalho ficará assim…
21 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque.
22 – Após o leque faça 7 correntes e prenda com ponto baixo entre os dois pontos altos da carreira anterior, faça novamente 7 correntes e em seguida faça leque dentro de leque… Faça por toda a carreira e ao chegar novamente no inicio faremos diferente.
23 – Ao chegar no final desta carreira estaremos novamente no inicio do trabalho. Faça 3 pontos altos, duas correntes e apenas 2 pontos altos, ou seja, como sempre faltando 1 ponto para completar o leque. Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo encima do ponto alto e faça ponto baixo dentro do leque.
24 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 1 ponto alto, duas correntes de espaço e em seguida 3 pontos altos no mesmo espaço formando novamente leque dentro de leque.
25 – Faça 8 correntes e em seguida faça ponto alto na primeira alça, sem fazer corrente de espaço faça ponto alto na segunda alça. Faça novamente 8 correntes e então faça leque dentro de leque… siga por toda a carreira até chegar no final.
26 – Sempre que chegar ao final da carreira logo após o leque faça ponto alto encima do leque da carreira anterior. Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque.
27 – Após o leque faça 8 correntes e em seguida prenda com ponto baixo entre os 2 pontos altos da carreira anterior… novamente 8 correntes e então faça leque dentro de leque… siga até o final da carreira onde vamos unir ao segundo motivo.
28 – Chegando no ultimo leque faça apenas 3 pontos altos e em seguida prenda com ponto baixo em uma pétala do meio de qualquer uma das folhas. Observe que nosso trabalho está no avesso e portanto o segundo motivo também precisa estar no avesso. Prenda com ponto baixo na lateral da pétala, faça uma corrente e prenda na outra lateral. em seguida complete o leque do primeiro motivo.
Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Para continuar o trabalho siga os links abaixo:
- Trilho de mesa Flor de Lótus parte 2 – Passo a passo AQUI.
- Flor de lótus – Passo a passo AQUI.