No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o TRILHO DE MESA CORUJAS. Este trabalho com certeza fará grande sucesso entre suas clientes, então aproveitem para oferecer mais esta opção! Caso queiram calcular o valor de venda temos um artigo aqui no grupo para ajudar você, veja AQUI.
Neste passo a passo utilizei fio Duna, porém você pode utilizar barbante e seguir o mesmo passo a passo caso queira.
Esta é a segunda parte do passo a passo, para ver as outras partes visite os links abaixo:
- Trilho de mesa corujas – parte 1 – PASSO A PASSO AQUI
- Trilho de mesa corujas – parte 3 – PASSO A PASSO AQUI
Vamos fazer o olho como este pronto na imagem abaixo, como a primeira parte do trabalho é com fio preto e dificulta a visualização vou fazer com outras cores e com barbante somente para que possam ver a forma de fazer. Neste da imagem iniciei com fio Duna preto e depois utilizei fio Duna branco. Caso queiram fazer a corujinha dormindo basta utilizar somente a cor branca nas 3 carreiras do círculo e depois bordar como já vimos no passo a passo do jogo de banheiro corujas dorminhocas (Veja aqui)
27 – (faça esta parte com fio preto) – Incie com anel mágico e após prender com ponto baixo faça dua correntes, em seguida faça mais 15 pontos altos dentro do anel mágico, teremos então 16 pontos contando com as correntes iniciais, puxe bem a ponta para fechar o círculo.
28 – Vamos utilizar a agulha de tapeceiro (agulha de costura) para fazer o fechamento de carreira, assim o círculo ficará perfeito e o olho da nossa corujinha não fica torto. Corte o barbante deixando uma sobra e com o auxílio da agulha de tapeceiro passe encima do primeiro ponto alto, ou seja, não é no alto das duas correntes iniciais que forma o primeiro ponto alto, pule as duas correntes…
29 – Em seguida passe encima do ultimo ponto alto (onde terminamos o círculo) e depois no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto saindo com a agulha para a parte de trás do trabalho, veja que encima da corrente onde estamos terminando o trabalho vai ficar como o alto de todos os outros pontos, diferente de quando encerramos com ponto baixíssimo.
30 – Conduza o fio até o centro do trabalho, amarre com o fio inicial e em seguida esconda as pontas no miolinho e corte as sobras.
31 – Veja como o círculo fica bem redondinho!
32 – (Agora utilize o fio branco) Vamos trabalhar apenas no fio de trás do círculo para que o olho não fique deformado, veja que encima de cada ponto alto tem dois fios e então vamos trabalhar apenas no fio de baixo.
Sempre que vamos iniciar ponto alto com uma cor diferente temos o hábito de amarrar e iniciar com correntes certo? Você sabia que tem outra forma de iniciar com ponto alto sem amarrar o fio? Vamos ver?
33 – Enrole o fio branco na agulha duas vezes e a ponta do fio deixe junto a agulha para que você fique segurando na hora de fazer o ponto.
34 – Introduza a agulha no fio de trás de um dos pontos altos e execute o ponto alto normalmente utilizando as duas voltas que você tem na agulha, veja como forma o ponto alto como os que fazemos no meio do trabalho… 🙂
35 – Em seguida faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base, siga para o próximo ponto de base, pegando apenas o fio de trás faça novamente 2 pontos altos… siga por toda a volta sempre fazendo 2 pontos altos em cada ponto de base.
36 – Prenda com ponto baixíssimo pegando o alto do primeiro ponto alto, em seguida faça duas correntes e novamente mais 1 ponto alto no mesmo ponto ade base. (desta vez faça pontos pegando os 2 fios de cada ponto de base normalmente)
37 – No ponto alto seguinte faça apenas 1 ponto alto, no terceiro faça 2 pontos altos juntos… siga intercalando sempre fazendo 2 pontos altos juntos e em seguida apenas um ponto alto… Ao terminar a volta corte o fio e faça o fechamento de carreira com agulha de tapeceiro como já vimos anteriormente.
38 – Bem, teremos então o trabalho desta forma, faça 2 iguais e em seguida vamos trabalhar com o fio amarelo ouro.
39 – Da mesma forma que fizemos para iniciar com o barbante branco, vamos trabalhar com o barbante amarelo apenas no fio de trás de cada ponto alto, no primeiro ponto de base faça 2 pontos altos juntos, em seguida faça por duas vezes 1 ponto alto em cada ponto de base e então no quarto ponto faça novamente 2 pontos altos juntos… siga por toda a volta fazendo aumentos a cada 2 pontos. Como vamos trabalhar em 2 círculos, no primeiro faça o fechamento de carreira com a agulha de tapeceiro e corte as sobras… no segundo círculo não corte as sobras, vamos aproveitar para unir os dois olhos da corujinha.
40 – Ao completar o segundo círculo deixe uma boa sobra de fio, faça o fechamento de carreira e logo em seguida com o mesmo fio costure um círculo no outro por 12 pontos altos sempre pegando no alto de cada ponto. A costura é simples, basta costurar ponto alto com ponto alto na mesma direção, em seguida costure os fios na parte de trás da peça e amarre as duas pontas juntas. Corte as sobras.
41 – Com o fio amarelo mesclado vamos fazer o contorno nas duas peças já emendadas. Inicie fazendo ponto alto 3 pontos antes da emenda, em seguida para a peça seguinte. Os aumentos de pontos nesta volta serão a cada 3 pontos de base, mas para facilitar observe a volta anterior, sempre que tiver 2 pontos altos juntos na volta anterior, faça 2 pontos altos juntos nesta volta… veja que até sinalizei na imagem para que possa fazer esta observação.
Veja como vai ficando, sempre após 3 pontos altos faremos 2 pontos altos juntos… Siga contornando toda a peça e finalize com ponto baixíssimo onde já estaremos na posição correta para fazer o penacho da nossa corujinha.
42 – Após o ponto baixíssimo, faça 3 pontos altos pegando no primeiro ponto de base que fica no círculo seguinte…
43 – Pule 1 ponto de base do círculo e prenda com ponto baixíssimo. Em seguida ande com mais 2 pontos baixíssimos e vire o trabalho.
44 – Após virar volte fazendo 2 pontos altos em cada um dos 3 pontos de base. Do outro lado pule 1 ponto de base do círculo e prenda com ponto baixíssimo, novamente vire o trabalho e volte com 2 pontos altos em cada ponto de base.
45 – Ao chegar no final, corte o fio e faça o acabamento utilizando agulha de tapeceiro assim a emenda fica visivelmente melhor. Na parte de trás da peça siga costurando o fio até chegar onde está a outra ponta, amarre bem os dois juntos, esconda as pontas e corte as sobras.
46 – Para fazer a orelha direita da coruja conte 11 pontos altos do penacho para a direita. Prenda com ponto baixo, suba com duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e em seguida faça mais 7 pontos altos, aproveite para ir prendendo a ponta do fio inicial… veja que ficam faltando 3 pontos para chegar no penacho.
47 – Alongue bem na agulha, e vire o trabalho.
48 – Volte com ponto alto encima de ponto alto, não faça ponto alto encima das duas correntes iniciais. Teremos um total de 6 pontos altos.
49 – Alongue bem o fio e vire o trabalho, em seguida pule o primeiro ponto de base (veja que indiquei com a agulha) Siga fazendo ponto alto encima de ponto alto, faça ponto alto também no fio alongado que tem no inicio da carreira anterior (veja que indiquei com a agulha na terceira imagem).
50 – Alongue bem o fio, vire o trabalho e novamente pule o primeiro ponto de base. Em seguida faça apenas a primeira fase do ponto alto, deixe a ultima correntinha na agulha, inicie o terceiro ponto alto pegando o fio alongado do inicio da carreira anterior e após fazer a primeira fase do ponto termine os pontos todos juntos. Faça ponto baixíssimo, corte o fio e arremate na parte de trás da orelha. Utilize agulha de mão, assim você pode conduzir o fio para junto da ponta inicial e amarrar os dois juntos. Esconda parte dos fios e corte as sobras.
51 – Para fazer a orelha esquerda pule 3 pontos de base após o penacho e prenda com ponto baixo, faça duas correntes e em seguida faça mais 7 pontos altos… agora basta repetir os passos da primeira orelha.
52 – Para fazer o bico, conte 6 pontos de base da esquerda para a direita na emenda do lado posterior ao penacho. Prenda o fio preto, faça duas correntes e em seguida faça mais 4 pontos altos, desta forma fica faltando 1 ponto para chegar na emenda. Pule o primeiro ponto após a emenda também (desta forma pulamos 2 pontos de base) faça mais 5 pontos altos.
53 – Faça duas correntes, vire o trabalho e volte com ponto alto encima de ponto alto, sempre pulando os 2 pontos que ficam no meio, ou seja, após fazer as correntes e virar faça mais 3 pontos altos, pule 2 pontos e faça 4 pontos altos… Faça duas correntes vire o trabalho e repita os passos sempre pulando 2 pontos no meio. Após 4 carreiras teremos então apenas 4 pontos altos. Corte o fio e arremate.
Ficou pronta a cabeça da nossa corujinha!
54 – Agora vamos unir a cabeça ao corpinho da coruja que fizemos na primeira parte do passo a passo.
55 – Posicione a cabeça da coruja de forma que as laterias fiquem alinhadas ao terceiro leque contando da direita para esquerda, e também ao terceiro leque contando da esquerda para a direita. Veja que apontei com as agulhas…
56 – O bico da coruja ficará cobrindo o circulo inicial que sinalizei na imagem abaixo.
57 – Com a cabeça bem centralizada e posicionada no local correto. Prenda com alguns fios para que não mude de posição enquanto costuramos. Caso tenha prenda com alfinete, caso contrário faça como mostro nas imagens, basta amarrar com alguns fios para prender bem e depois removemos estes fios.
58 – Agora com o fio amarelo (pode ser qualquer um dos dois amarelos) Costure a cabeça no corpo da coruja sempre pegando por debaixo dos pontos ou no alto de cada ponto como mostro nas imagens abaixo. A costura é feita sempre sindo com a agulha na frente e voltando atrás (conhecido como ponto atrás) Não tem segredo, basta costurar toda a parte de baixo da cabeça na borda dos 2 olhos.
Veja como vão ficando os pontos… praticamente não dá pra notar por serem das mesmas cores utilizadas.
59 – Na parte de trás não precisa fazer costura em toda a borda, basta prender bem as pontas dos leques no olho da coruja com pontos de costura de forma que não apareça na parte da frente.
60 – Para prender o bico utilize fio branco, pegue pegue o fio na parte que fica embaixo do bico e arremate no avesso da peça, assim não aparece na frete e na parte de trás não dá pra perceber por estar com fio branco. Esconda as pontas e corte as sobras.
Chegamos ao final de mais esta parte para fazer o trilho completo vamos precisar de duas corujas iguais. Na terceira e última parte do passo a passo vamos ver com unir as duas corujas. Para isso siga os links abaixo:
- Trilho de mesa corujas – parte 1 – PASSO A PASSO AQUI
- Trilho de mesa corujas – parte 3 – PASSO A PASSO AQUI