No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o TRILHO DE MESA CORUJAS. Este trabalho com certeza fará grande sucesso entre suas clientes, então aproveitem para oferecer mais esta opção! Caso queiram calcular o valor de venda temos um artigo aqui no grupo para ajudar você, veja AQUI.
- Inspirado no trabalho de Lucia Helena – Para conhecer mais sobre o trabalho desta artesã clique AQUI
- Adaptação e execução: croche.com.br
Neste passo a passo utilizei fio Duna, porém você pode utilizar barbante e seguir o mesmo passo a passo caso queira.
Esta é a primeira parte do passo a passo, para ver as outras partes visite os links abaixo:
- Trilho de mesa corujas – parte 2 – PASSO A PASSO AQUI
- Trilho de mesa corujas – parte 3 – PASSO A PASSO AQUI
MATERIAIS
- Fio Duna branco 8001 – 1 novelo de 340m
- Fio Duna amarelo ouro 1289 – 1 novelo de 170m
- Fio Duna amarelo mesclado 9368 – 1 novelo de 170m
- Fio Duna preto 8990 – Apenas para olhos e bico
- Agulha de crochê 2.5mm (visite a loja virtual AQUI)
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamento.
- Tamanho do trabalho pronto: 105 x 40
01 – Inicie com 10 correntes e feche com ponto baixíssimo formando um círculo, em seguida faça 1 ponto baixo dentro do círculo e mais duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
02 – Faça 2 pontos altos, duas correntes e mais 3 pontos altos formando dentão um leque. Faça 6 correntes de espaço e em seguida faça leque novamente. (o leque é formado por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos)
03 – Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo até o meio do leque e faça ponto baixo, em seguida duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos formando leque dentro de leque.
04 – Na alça de 6 correntes faça 11 pontos altos. Em seguida sem fazer corrente de espaço faça leque dentro do leque do outro lado.
05 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque. Veja que ao fazer 3 correntes para virar formou-se então uma alça na lateral onde vamos trabalhar na segunda fase. Sempre que iniciar virando com 3 correntes para formar esta alça faremos uma alça do outro lado na mesma direção.
06 – Após o leque sem fazer corrente de espaço faça ponto alto encima do primeiro ponto alto, então faça corrente de espaço e faça ponto alto encima de ponto alto (sempre com uma corrente de espaço entre um ponto e outro). Após o último ponto sem fazer corrente de espaço faça leque dentro de leque.
07 – Antes de virar vamos fazer a alça como do outro lado, então faça ponto alto encima do leque anterior (encima do ponto que fica mas a esquerda do trabalho)
08 – Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo e faça ponto baixo no meio do leque, faça então leque dentro de leque para iniciar mais uma carreira. (Sempre que terminar a carreira fazendo alça na carreira anterior precisará voltar com ponto baixíssimo até o meio do leque como neste passo)
09 – Desta vez vamos fazer um aumento no inicio e no final da sequência de pontos altos. Faça ponto alto encima do primeiro ponto alto, faça uma corrente de espaço e novamente ponto alto no mesmo ponto de base. Siga fazendo ponto alto encima de ponto alto sempre com uma corrente de espaço até chegar no ultimo ponto de base onde fará então ponto alto, corrente e ponto alto no mesmo ponto de base.
10 – Sem fazer corrente de espaço faça então leque dentro de leque. Desta vez não faça ponto alto no leque da volta anterior, faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque.
11 – Faça 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo encima do primeiro ponto alto, em seguida faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo encima do segundo ponto alto, siga fazendo alças com 3 correntes e prendendo encima dos pontos de base, ao final teremos então um total de 12 alças com 3 correntes.
12 – Faça então 3 correntes e em seguida faça leque dentro de leque. Faça ponto alto encima do leque da carreira anterior para formar a alça deste lado do trabalho.
13 – Volte com ponto baixíssimo até o meio do leque para iniciar mais uma carreira. Faça leque dentro de leque e em seguida faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da primeira alça com 3 correntes.
14 – Siga fazendo 3 correntes e prendendo com ponto baixo no meio das alças da carreira anterior, assim as alças do meio vão diminuindo e fechando o trabalho, siga até que fique com apenas uma alça de 3 correntes. Como é uma repetição dos passos anteriores basta fazer sempre igual que o trabalho vai diminuir até sobrar apenas uma alça.
15 – Quando sobrar apenas uma alça, após o leque faça 4 correntes e prenda com ponto baixo, novamente 4 correntes e faça o leque seguinte. Como esta carreira termina com ponto alto encima da carreira anterior, volte com ponto baixíssimo até o meio do leque e faça leque dentro de leque, sem fazer corrente de espaço faça leque dentro do leque seguinte, corte o fio e arremate.
O trabalho fica assim: Veja que em cada lateral teremos então 18 leques.
16 – Agora com o fio amarelo ouro, amarre no círculo inicial, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, em seguida faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos formando então um leque.
17 – Vamos seguir fazendo leque nas alças que estão na lateral do trabalho, entre um leque e outro não tem corrente de espaço, siga por toda a lateral..
18 – Na pontinha do trabalho faça leque dentro de leque, em seguida na outra lateral siga fazendo apenas nas alças e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto do leque.
19 – Siga com ponto baixíssimo e incie a segunda volta com leque dentro de leque. Esta vota é igual a anterior, leque dentro de leque e não tem corrente de espaço, (se seus pontos sejam mais apertados faça uma corrente de espaço entre um leque e outro). É normal que fique repuxando um pouquinho mas na próxima volta faremos aumentos.
20 – Inicie a terceira volta com leque dentro de leque, sem fazer corrente de espaço faça faça 1 ponto alto entre os leques da volta anterior, faça uma corrente de espaço e faça novamente ponto alto entre os leques da volta anterior formando então um “V”.
21 – Agora sem fazer corrente de espaço faça leque dentro de leque. Siga por toda a volta assim, sempre fazendo o “V” entre um leque e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
O trabalho vai ficar assim:
22 – Agora vamos fazer um acabamento com o fio amarelo mesclado (9368) Amarre o fio dentro do leque onde terminamos o trabalho, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do ponto alto, faça mais dois pontos altos.
23 – Agora vamos fazer um ponto picô, para isso faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do ultimo ponto alto como mostram as imagens… Em seguida faça 3 pontos altos dentro do mesmo leque.
24 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo dentro do “V”, em seguida faça novamente duas correntes e 3 pontos altos dentro do leque seguinte.
25 – Faça o ponto picô e complete com 3 pontos altos… siga nesta lateral sempre fazendo os leques com ponto picô e para passar de um para o outro são duas correntes, prende com ponto baixo e duas correntes novamente. Siga até completar 9 leques, ou seja, faça até o penúltimo leque desta lateral… desta forma chega nos leques que ficam nas pontinhas do trabalho.
26 – A partir do ultimo leque desta lateral não faça mais ponto picô, faça apenas leque normal porque vamos utiliza-los para unir um trabalho ao outro, observe as imagens… Complete toda a volta com leque normal sem picô e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Para o trilho de mesa precisaremos de duas peças iguais a esta.
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, na parte 2 vamos aprender a fazer a cabeça da nossa corujinha e unir a esta primeira parte. Siga os links abaixo para continuar o trabalho.
- Trilho de mesa corujas – parte 2 – PASSO A PASSO AQUI
- Trilho de mesa corujas – parte 3 – PASSO A PASSO AQUI