Hoje vamos aprender passo a passo como confeccionar o PORTA-PAPEL-HIGIÊNICO CORUJA DORMINHOCA para compor o jogo de banheiro que já temos passo a passo aqui no blog. Este passo a passo é composto de duas partes e você pode encontrar o início nos links abaixo onde também temos os links do jogo de banheiro completo, confira!
- Porta-papel-higiênico coruja dorminhoca parte 1 – Passo a passo AQUI
- Jogo de banheiro corujas dorminhocas – Passo a passo parte 2
- Jogo de banheiro corujas dorminhocas – Passo a passo parte 3
MATERIAIS
- Barbante número 6 – Marrom (utilizei o maxcolor 7389)
- Barbante número 6 – Rosa bebê (utilizei o euroroma 510)
- Barbante número 6 – Preto (utilizei o euroroma 250 )
- Argola de acrílico nº 26 (3cm)
- Agulha de crochê 3.0mm (utilizei a agulha Soft que temos AQUI)
- Agulha de tapeceiro e tesoura para cortes e acabamentos
- Tamanho da peça pronta: 50 x 23
Agora vamos fazer o acabamento, nesta parte vamos aproveitar para emendar as duas peças porém apenas na ponta da peça. As laterais precisam ficar soltas e o meio da peça será preso posteriormente.
30 – Para fazer o acabamento prenda o barbante rosa com ponto baixo nos pontos que estão cobrindo a argolinha de acrílico. Siga fazendo ponto baixo em toda a argola. Passe para o leque e faça 2 pontoas baixos na lateral e 1 ponto baixo dentro do leque.
31 – Após o ponto baixo dentro do leque faça 5 correntes, volte na segunda corrente e faça ponto baixo formando ponto picô.
32 – Faça ponto alto e em seguida faça novamente ponto picô, ponto alto e ponto picô e por fim faça o quarto ponto alto como mostra as imagens abaixo.
33 – Após o quarto ponto alto faça duas correntes de espaço e prenda com ponto baixo na divisão dos leques entre uma alça e outra, observe bem a segunda imagem que foi preso no pé do leque da carreira seguinte..
34 – Em seguida faça duas correntes e ponto alto na próxima alça. Após o ponto alto será feito ponto picô, em cada alça inicia com ponto alto… serão um total de 4 pontos altos e 3 pontos piôs. Siga até chegar nas alças que dividem os dois corpinhos (parte mais estreita)
35 – Nas alças que formam a parte estreita não faça como os anteriores, após o ponto alto na alça faça ponto picô, em seguida faça ponto alto e então duas correntes e prenda entre uma alça e outra. Observe bem a primeira imagem que são aquelas alças que ficam bem juntas, se fizer 4 pontos altos vai ficar embolados, então nestas duas alças serão feitos apenas 1 ponto alto, ponto picô e ponto alto. Nas demais alças siga como anteriormente até chegar na última alça do trabalho onde faremos diferente.
36 – Na ultima alça, observe que elas se emparelham com as alças da parte de trás da peça. Então faça os pontos altos pegando as duas peças para que fique presa juntas.
37 – Após os pontos altos da ultima alça teremos pela frete a ponta do leque que também se emparelha com a peça de trás. Após duas correntes prenda com ponto baixo pegando as duas peças. Em seguida faça ponto picô.
38 – Após o ponto picô faça 2 pontos altos entre os 2 leques das pontas do trabalho também pegando as duas peças. Em seguida faça ponto picô e prenda com ponto baixo na ponta do leque do outro lado da peça sempre pegando as duas peças.
39 – Após prender com ponto baixo, faça duas correntes e então continue nas alças normalmente como já fizeste na primeira lateral, não se esqueça, quando chegar na parte mais estreita da peça faça como na lateral anterior. Siga até a última alça…
40 – Na ultima alça após fazer o terceiro ponto picô faça duas correntes e prenda com ponto baixo no meio do leque. siga com ponto baixo e finalize com ponto baixíssimo ou corte o fio e utilize agulha de tapeceiro para arrematar. Esconda as pontas e corte as sobras.
41 – Para prender a parte do meio faça um cordão com 70 correntes, passe de cima para baixo exatamente no leque que fica no meio da peça. Na parte de trás passe o cordão no meio do leque que fica na mesma direção. Passe para o outro lado da peça e passe-o novamente para a parte de cima, amarre e faça uma laçada. Caso queira coloque uma pérola na ponta dos fios e faça um nó para que elas não se soltem. Corte as sobras.
Fica assim a peça na frente…
Fica assim atrás.
42 – Agora faremos o olhinho da corujinha. Como esta coruja é menor faremos também um olho proporcional. Inicie com um anel mágico e após prender com ponto baixo faça duas correntes e mais 11 pontos altos, totalizando então 12 pontos altos contando com as correntes iniciais. Feche o anel mágico e feche o círculo com ponto baixíssimo.
43 – Após o ponto baixíssimo faça duas correntes e em seguida ponto alto no mesmo ponto de base, siga então fazendo 2 pontos altos juntos em cada ponto de base, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
44 – Para fazer a terceira volta após finalizar a volta anterior faça duas correntes, em seguida faça 2 pontos altos no ponto de base seguinte. No terceiro ponto de base faça apenas 1 ponto alto, no quarto ponto alto faça 2 pontos altos juntos… siga intercalando por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou utilize agulha de tapeceiro para arrematar. Como já expliquei como fazer este fechamento de carreira no passo a passo da coruja dorminhoca para o jogo de banheiro, segue apenas as imagens para que possa conferir, mas caso queira pode ver no seguinte link:
- Jogo de banheiro corujas dorminhocas – Passo a passo parte 2
45 – A peça finalizada fica assim:
46 – Precisamos de duas peças iguais para fazer o olho da corujinha e com as duas peças já prontas com a ajuda de uma agulha de tapeceiro vamos fazer a emenda das peças. Corte um pedaço de barbante da mesma cor e costure um círculo no outro por 8 pontos altos, basta emparelhar bem as peças e costurar uma peça na outra. Arremate os fios na parte de trás da peça.
47 – Vamos fazer um contorno nas duas peças começando 3 pontos antes da emenda como mostra na primeira imagem. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes em seguida faça ponto alto encima de ponto alto.
Para descomplicar lembre-se em cada círculo faremos 4 aumentos, distribua de forma uniforme, vou deixar descrito a forma que fiz:
Passe par a segunda peça e siga por 6 pontos altos, então no 7º faça 2 pontos altos juntos….
48 – Faça mais 5 ponto altos e no 6º novamente 2 pontos altos juntos… Em seguida faça mais 4 pontos e no 5º faça 2 pontos altos juntos… Após 5 pontos termina a peça e passe para a peça seguinte. Na outra vamos fazer o inverso. Após 5 pontos altos faça 2 pontos altos juntos no 6º ponto, depois faça aumento no 5º ponto… Depois faça novamente no 6º ponto, novamente no 6º ponto e então continue com mais 4 pontos e finalize a volta com ponto baixíssimo.
49 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 3 pontos altos no meio da emenda dos dois círculos. Em seguida pule um ponto de base e prenda com ponto baixíssimo.
50 – Vire o trabalho e volte fazendo 2 pontos altos em cada ponto de base, eram 3 pontos e então ficará com 6 pontos. Finalize com ponto baixíssimo ou corte o barbante e faça o acabamento com agulha de tapeceiro. Esta parte também já deixei bem explicadinho na terceira parte do jogo de banheiro e vocês podem ver no link abaixo:
- Jogo de banheiro corujas dorminhocas – Passo a passo parte 2
51 – Para fazer as orelhas da coruja, conte 6 pontos altos do penacho para a direita e prenda com ponto baixo. Faça duas correntes e em seguida faça mais 4 pontos altos somando então 5 pontos altos contando com as correntes iniciais. Desta forma sobra apenas 1 ponto alto para chegar no penacho.
52 – Alongue o fio, vire o trabalho e faça 3 pontos altos, ou seja, não faça ponto alto encima das correntes iniciais, novamente alongue o fio e vire o trabalho.
53 – Após virar faça 1 ponto alto mas não finalize, deixe a ultima argolinha do ponto na agulha, em seguida faça ponto alto pegando o fio que foi alongado e então finalize tudo junto com ponto baixíssimo, alongue o fio e corte para arrematar na parte de trás da peça.
54 – Para fazer a orelha do lado esquerdo, pule apenas 1 ponto de base e então prenda com ponto baixo e repita os mesmos passos da primeira orelha.
55 – Para fazer o bico, prenda o barbante preto com ponto baixo faltando 4 pontos apara chegar na emenda, faça 2 pontos altos, pule 2 pontos de base (um antes outro depois da emenda) e faça 3 pontos altos.
56 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça ponto alto, pule 2 pontos de base e faça mais 2 pontos altos.
57 – Faça duas correntes vire e faça ponto alto no ultimo ponto de base, corte o fio e arremate. Caso não queira que apareça a falha entre os pontos volte costurando até a base da peça na parte de trás da peça, amarre bem as duas pontas juntas, corte as sobras.
58 – Agora vamos trabalhar as sobrancelhas da coruja dorminhoca. Corte um pedaço de barbante preto suficiente para que possamos bordar todo o olho. Para fazer as sobrancelhas trabalharemos semelhante uma costura com “ponto atrás”
Introduza a agulha de trás para a frete no alto da segunda carreira de ponto alto do olho, veja que iniciei na metade. Pule alguns pontos e passe-a para a parte de trás novamente e em seguida passe para a frente já na terceira carreira de pontos altos, em seguida passe pelo mesmo local para a parte de trás formando então um cílio.
Com a agulha na parte de trás pule alguns pontos e saia com ela na parte da frente novamente, em seguida volte e passe-a para a parte de trás no pé do primeiro cílio…. agora basta ir costurando assim desenhando o olho da coruja! Não existe uma quantidade mínima de pontos para pular ou quantidade exata de cílios a se fazer, depende muito do seu gosto. Eu fiz com 5 cílios.
Fica assim:
59 – Agora vamos costurar as duas peças.. posicione bem a cabeça da coruja de forma que a argolinha para pendurar não fique aparecendo para cima do penacho, veja que deixei posicionada uma carreira abaixo. (observe a terceira imagem…)
60 – A lateral do olho vai cobrir 2 leques de acabamento, prenda a argolinha no penacho para que não fique torto enquanto costuramos as peças, porém não se esqueça, esta argolinha ficará solta para que possamos pendurar a peça.
61 – Agora com a agulha de tapeceiro e barbante marrom vamos costurar pegando os pontos altos sempre com ponto atrás. Na emenda da cabeça da coruja no jogo de banheiro ensinei costurar pegando o fio por baixo, agora veja que se costurar pegando no alto do ponto alto também não fica aparecendo a costura. A costura foi feita sempre passando de trás para a frente e voltando no ponto atrás passando para baixo da peça. Tome sempre o cuidado para não costurar as duas peças de baixo, se isso acontecer não vai dar para encaixar o papel!
62 – Na parte de trás da peça costure também sempre circulando toda a primeira peça para que a cabeça da coruja não fique caindo para frente. Contorne a argolinha pela parte de baixo ou simplesmente pule-a para que ela fique solta. Ao final da costura amarre bem e corte as sobras. Peça pronta!!!
Veja como a argolinha solta para pendurar…
Aqui a peça prontinha e com o rolo de papel 60m cabe certinho!
Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Até o próximo!
- Porta-papel-higiênico coruja dorminhoca parte 1 – Passo a passo AQUI
- Jogo de banheiro corujas dorminhocas – Passo a passo parte 2
- Jogo de banheiro corujas dorminhocas – Passo a passo parte 3