No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o JOGO DE BANHEIRO CORUJAS DORMINHOCAS, este jogo de banheiro é fácil e rápido de ser confeccionado e fica muito charmoso. As corujinhas sempre conquistam a todos, estas dorminhocas estão loucas para enfeitar seu banheiro, vamos fazer?
Para quem faz para vender e quer ter uma noção de preço, temos aqui no blog um artigo explicando e com uma tabela para auxiliar. VEJA AQUI.
Esta é a segunda parte do trabalho, se você está procurando as outras partes do passo a passo veja o link abaixo:
- Jogo de banheiro corujas dorminhocas – Passo a passo parte 1
- Jogo de banheiro corujas dorminhocas – Passo a passo parte 3
- Porta papel higiênico corujas – Passo a passo
MATERIAIS
- Barbante número 6 – Marrom (utilizei o maxcolor 7389)
- Barbante número 6 – Rosa bebê (utilizei o euroroma 510)
- Barbante número 6 – Preto (utilizei o euroroma 250
- Agulha de crochê 3.0mm (utilizei a agulha Soft que temos AQUI)
- Agulha de tapeceiro e tesoura para cortes e acabamentos
- Tamanho de cada tapete pronto: 60 x 49
- para fazer o tapete maior basta aumentar o número de correntes entre os primeiros leques e aumentar o número de pontos altos entre a segunda carreira de leques.
41 – Para fazer a cabeça da coruja vamos iniciar com anel mágico (aprenda como fazer o anel mágico aqui) Após fazer o anel mágico faça duas correntes e mais 17 pontos altos, contando com as duas correntes iniciais teremos 18 pontos altos. feche o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo. Observe que não arrematei o inicio do barbante, vou deixar para o final amarrar junto com a ponta que vamos terminar o trabalho.
42 – Segunda volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça duas correntes e em seguida faça 1 ponto alto no mesmo espaço. No segundo ponto de base faça apenas 1 ponto alto, no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos juntos, no quarto ponto faça apenas 1 ponto alto, no ponto seguinte novamente 2 pontos altos juntos… siga intercalando e finalize a volta com ponto baixíssimo. Teremos então 27 pontos altos.
43 – Terceira volta – Nesta volta faça 2 pontos altos juntos em todos os pontos de base, faça por toda a volta e ao final teremos um total de 54 pontos altos. Você vai notar que onde finaliza a volta fica um espacinho que da pra notar, fica diferente dos locais sem emendas… mas não se preocupe, vamos cuidar disso no final.
44 – Quarta volta – Inicie com duas correntes e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base, no segundo e terceiro ponto de base faça apenas um ponto alto. No quarto ponto de base faça 2 pontos altos juntos… siga intercalando, a cada 2 pontos altos faça 2 pontos altos juntos. Observe as imagens…
45 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Se preferir um acabamento melhor veja como vamos fazer. Após fazer o ultimo ponto alto não finalize com ponto baixíssimo, alongue o barbante e deixe um bom tamanho para fazermos o arremate e depois conduzir ele até o inicio para arrematar junto com a outra ponta do fio que iniciamos o anel mágico.
46 – Com a ajuda da agulha de tapeceiro. Veja na primeira imagem, logo após as duas correntes que iniciaram a volta temos segundo ponto alto que fica logo após as duas correntes iniciais. Passe o barbante no alto do ponto alto, observe as imagens..
47 – Após passar o barbante no segundo ponto alto, volte no ultimo ponto alto e passe o barbante de cima para baixo, veja que é no mesmo local onde terminou, passe-o de forma que saia no avesso da peça e então o fechamento da carreira estará perfeito como todos os outros pontos altos.
48 – Agora já com o barbante na parte de trás da peça, vamos guiar ele até o inicio deste círculo. Observe que as emendas sempre tem um espaço que deixa aparente a emenda das carreiras, então ao voltar vamos voltar “costurando” pegando apenas os fios do avesso da peça de forma que não apareça na frente.
Veja aqui que já estão costuradas as duas ultimas carreiras, a segunda carreira ainda aparece a fenda… siga costurando até chegar no centro do círculo.
Veja como agora sim quase não aparece as emendas…
49 – Chegando no centro do círculo amarre-o com o barbante inicial, faça 2 nós e aperte bem o segundo. Em seguida esconda as pontas no centro do círculo tomando sempre o cuidado para não aparecer do outro lado da peça. Corte as pontas.
50 – Fica assim:
Se quiser sua coruja com os olhos abertos veja o passo a passo que temos AQUI.
51 – Para fazer o olho da coruja faça dois círculos iguais.
52 – Agora vamos emendar os círculos. Corte um pedaço de barbante da mesma cor e costure uma peça na outra por 11 pontos altos. A costura é feita pegando sempre no alto de cada ponto, observe as imagens…
53 – Após costurar, conduza as pontas do barbante até o meio para depois arrematar, assim não ficam aparecendo nas bordas dos olhos da coruja.
54 – Agora vamos fazer uma volta contornando os dois círculos já emendados. Veja que próximo a emenda dos círculos vamos iniciar o trabalho 3 pontos antes.
55 – Para iniciar amarre o barbante no terceiro ponto alto antes da emenda ou se preferir vamos aprender uma nova forma de iniciar com ponto alto sem amarrar o barbante? Veja que enrolei o barbante duas vezes na agulha.
56 – Agora basta introduzir no ponto onde vamos começar com ponto alto e em seguida fazer o ponto alto, assim a ponta do barbante fica no alto do ponto ao invés de estar presa na base, quando terminar a volta faremos ponto baixíssimo no alto deste ponto e posteriormente podemos amarrar um fio no outro para arrematar 🙂 Caso não consiga pode amarrar o barbante, prender com ponto baixo e fazer duas correntes normalmente como de costume.
57 – Após o primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos e em seguida passe para o próximo círculo, siga trabalhando ponto alto encima de ponto alto por toda a volta…
58 – Na emenda seguinte basta fazer até o último ponto, passar novamente para o outro círculo e seguir trabalhando, não tem aumentos, apenas 1 ponto alto em cada ponto de base, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro ponto alto.
59 – Agora, vamos fazer o penacho que da nossa corujinha, como iniciamos faltando 3 pontos para chegar na emenda dos círculos, terminamos exatamente no local que precisamos para dar sequência 🙂 Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 3 pontos altos no meio da emenda dos dois círculos.
60 – Em seguida prenda com ponto baixo no terceiro ponto alto do segundo círculo…
61 – Faça mais 2 pontos baixíssimos, vire o trabalho e volte fazendo 2 pontos altos em cada um dos 3 ponto. desta forma teremos 6 pontos altos. Pule 1 ponto de base e prenda no segundo ponto.
62 – Novamente siga com ponto baixíssimo por mais 2 pontos altos do círculo. Vire o trabalho e novamente volte com 2 pontos altos em cada ponto de base. Ao final teremos então 12 pontos altos no penacho. Chegando no final alongue e corte o fio deixando uma sobra suficiente para conduzir com agulha até o outro barbante solto para amarrar e finalizar. Caso já tenha finalizado o inicio não tem problema, pode finalizar com ponto baixíssimo pulando um ponto alto do círculo, amarrar e cortar as sobras.
63 – Para finalizar com a agulha de mão basta passar o barbante no segundo ponto alto de base como mostra a segunda imagem. Em seguida passe no alto do ultimo ponto alto do penacho passando o barbante para a parte de trás do trabalho…
64 – Já com o barbante na parte de trás basta ir costurando até encontrar o outro barbante, amarrar juntos e cortar as sobras. Caso queira cobrir a falha que apresenta entre a emenda dos dois círculos basta costurar os fios de trás semelhante ao que fizemos no círculo inicial.
Fica assim:
65 – Agora vamos fazer as “orelhas” da nossa corujinha. Contando do penacho para a direita pule 13 pontos altos de base. Vamos trabalhar sobre 9 pontos e precisam sobrar 4 antes de chegar no penacho. Como já aprendemos a fazer o ponto alto sem amarrar desta vez vou iniciar amarrando o barbante para verem que o trabalho ficará igual já que ao fazer as correntes iniciais daremos a mesma altura do ponto alto. Após amarrar o barbante, faça duas correntes e em seguida faça 8 pontos altos, veja que sobraram apenas 4 pontos livres até o penacho.
66 – Após o ultimo ponto alto, alongue bem o barbante, enrole uma vez na agulha para fazer ponto alto e vire o trabalho.
67 – Volte trabalhando ponto alto encima de ponto alto até o ultimo ponto, não faça ponto alto encima das duas correntes iniciais. Desta forma teremos apenas 7 pontos altos.
68 – Novamente para virar apenas alongue o barbante, não faça correntes.. enrole o barbante na agulha e vire o trabalho.
69 – Desta vez vamos pular o primeiro ponto alto de base, siga com ponto alto encima de ponto alto e teremos então 4 pontos altos. O quinto ponto algo você vai fazer pegando o ponto alongado que fizemos para virar o trabalho. Veja na terceira imagem, desta forma a orelha vai tomando forma de pirâmide.
70 – Novamente para virar apenas alongue o barbante, enrole na agulha e vire o trabalho, novamente pule o primeiro ponto alto e então faça 3 pontos altos sendo o ultimo no ponto alongado.
71 – Mais uma vez alongue o barbante, enrole na atulha e vire. Desta vez vamos fazer o ponto alto mas apenas a primeira faze e deixar na agulha, em seguida fazer o segundo ponto alto também sem finalizar, faça o terceiro e então finalize todos juntos e faça ponto baixíssimo. Alongue bem o barbante e corte.
72 – Agora com a ajuda da agulha de tapeceiro siga conduzindo ele no avesso da peça até chegar na base onde temos o inicio, amarre os dois juntos, esconda as pontas e corte as sobras. Assim estará pronta a orelha da coruja.
73 – Para fazer a segunda orelha, logo após o penacho pule 4 pontos altos de base e amarre o barbante. faça duas correntes e trabalhe mais 8 pontos altos, agora basta repetir os mesmos passos da primeira orelha e então elas ficarão iguais.
74 – Para fazer o bico vamos utilizar barbante preto. Amarre-o no sétimo ponto contando da emenda para a direita. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes.
75 – Em seguida faça 5 pontos altos, veja que fica sobrando 1 ponto de base. Pule o primeiro ponto do segundo círculo e em seguida trabalhe 6 pontos altos.
76 – Para virar faça duas correntes, vire o trabalho e volte com ponto alto encima de ponto alto. Após virar faça 4 pontos altos, veja que vai ficar sobrando 1 ponto de base antes de passar para o outro lado. Pule o primeiro ponto do outro lado e então faça 5 pontos altos. Ou seja, no meio sempre pulamos 2 pontos de base.
77 – Novamente duas correntes para virar, faça mais 3 pontos altos, pule 2 pontos de base e faça 4 pontos altos. Faça novamente duas correntes e vire o trabalho… siga até que sobre apenas 4 pontos altos sendo 2 de cada lado. Alongue bem o barbante e corte deixando um pedaço suficiente para conduzir costurando até o inicio. Aproveite também para costurar exatamente na emenda caso queira que não fique aparecendo os triângulos de falha no meio do bico. Esta parte é semelhante a costura que fizemos nos círculos iniciais, observe as imagens…
78 – Chegando na base amarre os dois barbantes, esconda as pontas, corte fio e arremate.
79 – Agora vamos trabalhar as sobrancelhas da coruja dorminhoca. Corte um pedaço de barbante preto suficiente para que possamos bordar todo o olho. Para fazer as sobrancelhas trabalharemos semelhante uma costura com “ponto atrás”
80 – Introduza a agulha de trás para a frete no alto da segunda carreira de ponto alto do olho, veja que iniciei na metade. Pule alguns pontos e passe-a para a parte de trás novamente e em seguida passe para a frente já na terceira carreira de pontos altos, em seguida passe pelo mesmo local para a parte de trás formando então um cílio.
81 – Com a agulha na parte de trás pule alguns pontos e saia com ela na parte da frente novamente, em seguida volte e passe-a para a parte de trás no pé do primeiro cílio…. agora basta ir costurando assim desenhando o olho da coruja! Não existe uma quantidade mínima de pontos para pular ou quantidade exata de cílios a se fazer, depende muito do seu gosto. Eu fiz com 7 cílios.
82 – Faça o mesmo no olho seguinte. Não esqueça de amarar bem o fio na parte de trás para que não se solte com o tempo… A cabeça da coruja estará pronta!
83 – Para unir a cabeça ao corpo da coruja vamos costurar, assim ficará firme e sem correr o risco de soltar ao lavar. Posicione a cabeça da coruja bem centralizada, tome sempre o cuidado para não ficar mais para um lado do que para outro e também para que o bico não fique no meio do círculo central como mostra a terceira imagem.
Veja na imagem abaixo que posicionei de forma que a borda do olho fique cobrindo toda a parte rosa e então o olho fique encostando no corpo da coruja.
84 – Muitos preferem colar para depois costurar, mas aqui vai uma dica, após posicionar bem você pode prender com alfinete ou com um pedaço de fio como fiz, vejam.. Prenda em vários pontos para que não fique torto na hora da costura.
85 – Agora com o barbante rosa vamos costurar com pontos invisíveis, ou seja, pegando por baixo dos pontos do olho da coruja de forma que não apareça na frete. Escolhi a cor rosa porque assim não tem problema aparecer na parte de trás já que será da mesma cor. Aqui não tem o que explicar, basta seguir costurando uma peça na outra tomando o cuidado para não aparecer a costura…
86 – Na parte de trás costure normalmente para que a cabeça fique bem presa… Após costurar todas as bordas amarre bem o fio e corte as sobras.
87 – Para prender o bico utilize o mesmo barbante utilizado no corpo da coruja, assim não fica aparecendo. Da mesma forma que costurou a cabeça prenda também o bico tomando o cuidado para não aparecer a costura na frente. Amarre bem, esconda as pontas e corte as sobras.
Ficou pronta nossa coruja! Bem, faça 3 iguais, uma vai servir como tapete do pé do vaso, outra como tapete da pia e a terceira vamos utilizar para fazer a capa para tampa do vaso.
Chegamos ao fim de mais uma parte do nosso passo a passo, a seguir vamos ver como fazer o encaixe da tampa do vaso, para isso siga o link abaixo:
- Jogo de banheiro corujas dorminhocas – Passo a passo parte 1
- Jogo de banheiro corujas dorminhocas – Passo a passo parte 3