Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o TAPETE CATAVENTO. Um tapete simples porém muito bonito. O acabamento do tapete pode ser feito todo da mesma cor predominante, escolhi fazer com as cores utilizadas nas flores para dar mais destaque. Esta é a terceira e última parte do tapete, siga os links abaixo para acessar as outras partes e também para confeccionar as flores.
- Flor catavento – Passo a passo AQUI
- Tapete oval catavento parte 1 – Passo a passo AQUI
- Tapete oval catavento parte 2 – Passo a passo AQUI
MATERIAIS
- Barbante número 6 branco – (1 cone 610m)
- Agulha para crochê 3.0mm (utilizei a agulha Soft)
- Barbante barroco 9427 e 9284 e 9392 (para confeccionar as flores)
- Tamanho do tapete pronto: 83×56 (500g)
No passo anterior nosso trabalho terminou assim: 6 voltas completas
52 – 7ª volta – Inicie com 4 correntes, faça ponto alto em cima de ponto alto e ao chegar no bloquinho antes do ponto pom-pom da volta anterior, faça ponto pom-pom.
53 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e dos pontos pom-pons dentro do desenho, desta vez teremos uma sequência de 15 pontos altos, em seguida faça novamente o ponto pom-pom, siga com a lateral normalmente.
54 – Chegando na parte oval do tapete, faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça de 5 correntes da volta anterior, faça 3 correntes e no primeiro ponto do leque faça 2 pontos altos juntos. Desta vez vamos fazer um detalhe em cada leque.
55 – Siga com mais 4 pontos altos e no 6º ponto de base faça um ponto pom-pom. Desta vez não tem espaço, então o ponto pom-pom será feito todo passando em cima do 6º ponto de base como mostram as imagens… Em seguida faça mais 4 pontos altos e no ultimo ponto de base do leque faça 2 pontos altos juntos.
56 – Para passar de um leque para o outro faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça de 5 correntes, faça novamente 3 correntes e em seguida repita todos os passos do leque anterior. Veja que fiz uma sequência de imagens para que possa entender bem.
No primeiro ponto faça 2 pontos altos juntos, siga com ponto alto em cima de ponto alto…
No 6º ponto de base faça 1 ponto pom-pom, siga com ponto alto em cima de ponto alto…
No ultimo ponto faça 2 pontos altos juntos.
A lateral parte arredondada fica assim:
57 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
58 – 8ª volta – Inicie com 4 correntes, faça ponto alto em cima de ponto alto com uma corrente de espaço e logo após 2 bloquinhos já chega a hora de fazer o ponto pom-pom como mostram as imagens abaixo.
59 – Após uma sequência de 19 pontos altos, faça novamente ponto pom-pom. Siga com a lateral normalmente.
60 – Na parte oval do tapete agora será diferente, vamos começar a fazer os aumentos fora do leque. Logo após fazer o ultimo ponto alto na lateral do tapete, faça uma corrente de espaço e na primeira corrente de espaço faça 1 ponto alto.
61 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 1 ponto alto em cima do ponto baixo que prende a alça da volta anterior. Este ponto vou chamar de ponto fixo, em todas as voltas (exceto na última) faremos ponto alto em cima de ponto alto na direção deste ponto assim como é feito nas laterais do tapete. Na próxima volta você entenderá perfeitamente porque vou chamá-lo de “ponto fixo”.
62 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto na segunda alça de 3 correntes.
63 – Faça uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base do leque e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto alto de base do leque. Desta forma o leque ficará com apenas 11 pontos altos porque pulamos o primeiro e o ultimo ponto de base do leque, as diminuições do leque serão sempre assim.
64 – Faça uma corrente de espaço nas alças entre um leque e outro trabalhe com já fizemos anteriormente, veja que assim como na primeira alça teremos também um “ponto fixo” que fica em cima do ponto baixo que separam as alças entre um leque e outro.
65 – Faça em toda a parte oval do tapete, estou colocando algumas imagens extras para reforçar o entendimento…
66 – Na lateral do tapete faça como a anterior, na segunda parte oval repita todos os passos que já vimos na primeira… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
67 – 9ª volta – Inicie com 4 correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto, faça o ponto pom-pom um bloquinho antes do que foi feito na volta anterior. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e desta vez na metade do desenho vamos fazer um ponto pom-pom. Então após uma sequência de 11 pontos altos, veja que apontei com a agulha o 12º ponto de base fica exatamente na mesma direção do ponto pom-pom que fica lá embaixo na terceira volta. Faça um ponto pom-pom em cima do 12º ponto, veja nas imagens…
68 – Em seguida faça novamante uma sequência de 11 pontos altos em cima de ponto alto e então faça o ponto pom-pom que ficará logo no primeiro bloquinho vazio após o ultimo ponto pom-pom da volta anterior. Após isso siga com a lateral normalmente.
69 – Na parte oval do tapete, após o último ponto da lateral faça uma corrente, faça 1 ponto alto no intervalo de uma corrente da volta anterior. Faça novamente corrente de espaço e novamente ponto alto no espaço de uma corrente da volta anterior… Faça novamente uma corrente de espaço e então faça 1 ponto alto em cima do ponto alto, aquele que chamo de ponto fixo. Veja as imagens…
70 – Após o ponto alto em cima do ponto alto faça uma corrente de espaço e faça ponto alto na corrente de espaço. Uma corrente e novamente ponto alto na corrente de espaço, uma corrente de espaço e então chegamos no leque, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto alto do leque.
71 – Entre um leque e outro faça novamente como já vimos anteriormente, não se esqueça de fazer ponto alto em cima de ponto alto no “ponto fixo” pois esta é a forma de fazer aumentos na parte oval do tapete já que os leques estão sendo reduzidos. Siga por toda a parte oval do tapete, observe as imagens que são bem explicativas.
72 – Na lateral do tapete, siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto com uma corrente de espaço, preste bastante atenção para não seguir na lateral do tapete fazendo ponto nas correntes como na parte oval…
73 – No desenho que estamos fazendo com ponto pom-pom faça como na lateral anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixissimo.
74 – 10ª volta – Inicie com 4 correntes, faça ponto alto em cima de ponto alto e desta vez faça o ponto pom-pom em cima do ponto pom-pom da volta anterior, veja que não será no bloquinho antes como vinhamos fazendo, pois vamos começar a reduzir o desenho para que fique no formato de coração.
75 – Após o ponto pom-pom faça uma sequência de 9 pontos altos, veja que ficam faltando 2 pontos para chegar no ponto pom-pom.
76 – Faça o ponto pom-pom e em seguida faça 1 ponto alto.
77 – Após o ponto alto, faça uma corrente de espaço, pule o ponto pom-pom da volta anterior e faça novamente ponto alto, veja que fica um bloquinho como no restante da lateral do tapete.
78 – Após o bloquinho faça uma novamente o ponto pom-pom, novamente uma sequência com 9 pontos altos e então faça o ponto pom-pom em cima do ponto pom-pom da volta anterior. Siga com a lateral do tapete normalmente.
79 – Chegando na parte oval do tapete, faça ponto alto entre os pontos da volta anterior e não se esqueça de fazer ponto alto em cima do ponto alto fixo como apontei com a agulha. Nos leques sempre pule o primeiro e o ultimo ponto alto de base e cada leque vai ficar com um total de 7 pontos altos. Entre um leque e outro novamente ponto alto entre ponto alto respeitando o ponto fixo. Observe as imagens… Siga por toda a volta, sendo que na lateral seguinte será como a anterior e a parte oval seguinte como esta… finalize a volta com ponto baixíssimo.
80 – 11ª volta – Inicie com 4 correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto, desta vez faça bloquinho até passar do primeiro ponto pom-pom. Na volta anterior fizemos uma sequência com 9 pontos altos, desta vez o ponto pom-pom ficará no 2º ponto alto após o ponto pom-pom da volta anterior, veja na imagem.
81 – Após o ponto pom-pom faça uma sequência de 5 pontos altos e em seguida faça novamente ponto pom-pom. Após o ponto pom-pom fica faltando 1 ponto alto de base, faça o ponto alto, corrente de espaço para fazer o bloquinho como na lateral do tapete e faça bloquinho até passar do outro ponto pom-pom da volta anterior como mostra nas imagens.
82 – Faça novamente o ponto pom-pom e em seguida uma sequência de 5 pontos altos, desta forma fica faltando 2 pontos de base, faça o ponto pom-pom, 1 ponto alto, uma corrente e pule o ponto pom-pom da volta anterior para fazer o ponto alto formando então o bloquinho, siga por toda a lateral normalmente.
83 – Na parte oval do tapete faça como nas voltas anteriores, não se esqueça de fazer ponto alto em cima de ponto alto quando chegar no “ponto fixo”, não se esqueça também de pular o primeiro e o ultimo ponto de cada leque… desta vez cada leque vai ficar com 5 pontos altos apenas. Siga por toda a volta repetindo os passos da lateral e da parte oval do tapete, finalize a volta com ponto baixíssimo.
84 – 12ª volta – Inicie com 4 correntes, novamente ponto alto em cima de ponto alto fazendo bloquinhos até passar do ponto pom-pom.
85 – Desta vez faremos da seguinte forma:
- ponto pom-pom,
- ponto alto,
- novamente ponto pom-pom,
- ponto alto.
86 – Após as sequências de ponto pom-pom faça bloquinhos até passar do ponto pom-pom da volta anterior.
87 – Novamente faça:
- ponto pom-pom,
- ponto alto,
- novamente ponto pom-pom,
- ponto alto.
88 – Siga com a lateral normalmente até chegar na parte oval do tapete.
89 – Na parte oval faça como nas voltas anteriores, faça ponto alto em cima do ponto fixo, em todos os outros espaços são pontos altos entre os pontos altos. Não se esqueça de pular o primeiro e o ultimo ponto alto do leque, desta vez cada leque ficará com apenas 3 pontos. Siga por toda a volta fazendo a próxima lateral como a anterior e a outra parte oval igual a esta. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
90 – 13ª volta – Desta vez toda a lateral ficará apenas com bloquinhos, finalmente não faremos mais ponto pom-pom porque o desenho já está pronto. Siga com a lateral normalmente.
91 – Na parte oval será como nas voltas anteriores e novamente faça o ponto alto em cima do “ponto fixo” nos leques faça o ponto alto em cima do ponto do meio finalizando também os leques… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Observe as imagens, apontei com a agulha que segui com ponto alto em cima de ponto alto na lateral, ponto alto entre ponto alto até chegar no ponto fixo, fiz o ponto alto em cima do ponto alto, novamente ponto alto entre ponto alto e no leque ponto alto em cima do ponto alto do meio, sempre com uma corrente de espaço entre um ponto alto e outro.
92 – 14ª volta – Inicie com 4 correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto com uma corrente de espaço em toda a lateral, chegando na parte oval do tapete faremos uma modificação importante para que o acabamento fique correto.
93 – Na parte oval do tapete em todas as voltas fizemos ponto alto em cima do tal “ponto fixo” se você observar bem temos 5 pontos fixos. Desta vez vamos fazer ponto alto em cima de apenas 2 deles. Para que o tapete não fique deformada faremos da seguinte forma:
Ignore o primeiro ponto fixo, veja nas imagens que vou pular o ponto fixo e fazer ponto alto entre ponto alto normalmente. Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto até chegar no segundo ponto fixo.
94 – Chegando no segundo ponto fixo desta vez faça o ponto alto em cima dele, em seguida continue fazendo ponto alto entre ponto alto, passe direto pelo 3º ponto fixo como já fizemos com o 1º e só faça ponto alto novamente em cima do 4ª ponto fixo. Sendo assim siga com ponto alto entre ponto alto e pule o 5º ponto fixo e só volte a fazer ponto alto em cima do ponto alto da lateral novamente.
95 – Aqui a lateral, preste bastante atenção para não confundir e passar direto no ponto que marca a lateral… Siga por toda a volta e na outra parte oval repita o mesmo que fizemos nesta primeira. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Caso queira fazer o acabamento com a mesma cor do tapete, após finalizar a volta com ponto baixíssimo faça um ponto baixo dentro do espaço seguinte e então continue com o acabamento, caso contrário corte o fio e arremate.
96 – Eu escolhi fazer o acabamento com a mesma cor utilizada nas duas flores mais escuras, o barroco 9427. Amarre-o em qualquer um dos espaços e prenda com ponto baixo. Em seguida pule 1 bloquinho e no terceiro bloquinho faça 3 pontos altos. Após os 3 pontos altos faça duas correntes e em seguida faça 2 pontos altos pegando o terceiro ponto alto. Em seguida faça novamente 3 pontos altos no mesmo espaço formando um “cogumelo”. Pule 1 bloquinho e prenda com ponto baixo no bloquinho seguinte. (veja esta sequência mais abaixo)
97 – Aqui fotografei a sequência descrita acima… prenda com ponto baixo. Em seguida pule 1 bloquinho e no terceiro bloquinho faça 3 pontos altos.
Após os 3 pontos altos faça duas correntes e em seguida faça 2 pontos altos pegando o terceiro ponto alto. Em seguida faça novamente 3 pontos altos no mesmo espaço formando um “cogumelo”. Pule 1 bloquinho e prenda com ponto baixo no bloquinho seguinte… continue assim por toda a volta, finalize a volta com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.
Se você fez a última volta corretamente não vai faltar nem sobrar bloquinhos. Seu tapete estará prontinho!!
- Flor catavento – Passo a passo AQUI
- Tapete oval catavento parte 1 – Passo a passo AQUI
- Tapete oval catavento parte 2 – Passo a passo AQUI