No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar a FLOR TAMIRIS, mais uma das criações da artesã PRISCILA OLIVEIRA. Aqui no blog temos o passo a passo da FLOR NOEMI também criada por esta talentosíssima artesã.

Para entrar em contato diretamente com a artesã PRISCILA OLIVEIRA visite a página no facebook clicandoAQUI. Assim como esta flor ela confecciona belíssimas peças!

  • Flor Tamiris 
  • Criação e execução: Priscila Oliveira

Vamos ao passo a passo?

MATERIAIS

  • Barroco multicolor( 9202)
  • Barroco multicolor (9368 )
  • Barroco multicolor (9384)
  • Agulha barroco 3,5 mm

01 – Inicie com um cordão de 8 correntes e feche formando um círculo, suba 3 correntes e faça mais 15 pontos altos preenchendo todo o circulo formando o miolinho da flor totalizando 16 pontos altos. ( obs: aproveite para ir escondendo o fio da laçada inicial). Finalize a carreira com um ponto baixíssimo.

flor-tamiris 1 (1) 1 (2) 1 (3)

02 – suba 3 correntes e no  mesmo espaço faça 3 pontos altos, retire a agulha e introduza no primeiro ponto alto e faça um ponto pipoca. aça 5 correntes, de separação, pule um ponto da carreira de base e no próximo faça novamente u ponto pipoca. siga com o trabalho até obter 8 pontos pipoca finalize com um ponto baixíssimo corte e arremate.

Prenda o fio vermelho no ponto de base que pulamos entre os pontos pipocas suba 3 correntes que servirá como um ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço. siga contornando com pontos altos em torno do ponto pipoca da seguinte forma:
2 pontos altos (um em cada ponto da corrente que fizemos pra subir)

2 (1) 2 (2)

03 – Na terceira corrente faça 2 pontos altos no mesma corrente, e no próximo espaço que é sobre o ponto pipoca
2 pontos altos. Agora continue fazendo da mesma forma (2 pontos altos no próximo espaço,e mais 2 pontos altos desta vez um em cada espaço em volta do ponto pipoca) e no ponto de base que pulamos entre o ponto pipoca 2 pontos altos juntos. Faça por toda a volta, finalize com um ponto baixíssimo corte e arremate.

2 (3) 2 (4) 2 (5) 2 (6) 2 (7) 2 (8) 2 (9)

04 – Ainda com o fio vermelho prenda-o no espaço das 5 correntes de separação e  faça 3 pontos  baixos.

2 (10) 2 (11) 2 (12)

05 – faça 6 correntes e prenda com um ponto baixo no próximo espaço de 5 correntes. Faça mais 2 pontos baixos
siga assim ate completar a volta feche com um ponto baixíssimo.

2 (13) 3 (1) 3 (2) 3 (3) 3 (4)

06 – Continue com o mesmo fio, faça uma corrente e 3 pontos baixos um em cada ponto baixo da carreira anterior.

3 (5)

07 – Passe para a primeira argola e faça  meio ponto alto, 3 pontos altos, 1 ponto picô, 3 pontos altos e meio ponto alto sem fazer corrente de espaço faça 3 pontos baixos para formar a primeira pétala. Em seguida faça ponto baixo sendo um em cada ponto baixo da carreira anterior, siga desta forma até completar a volta.

3 (6) 3 (7) 3 (8)

08 – Ao final da volta passe o fio para trás e faça 6 correntes, prenda com 1 ponto baixíssimo entre uma pétala e outra e
repita o mesmo até formar 8 argolas, corte o fio e arremate.

4 (1) 4 (2)

09 – Agora novamente com o barbante amarelo, prenda em uma das alças e faça da seguinte forma:

  • 1 ponto baixo,
  • meio ponto alto,
  • 8 pontos altos,
  • novamente meio ponto alto,
  • 1 ponto baixo finalizando a primeira pétala.

Passe para a próxima argola repetindo o mesmo até o final da carreira e finalize com um ponto baixíssimo.

4 (3) 4 (4) 4 (5)

10 – Passe novamente o fio para trás e trabalhe mais 8 alças com 7 correntes cada prendendo com um ponto baixíssimo entre as petá-las

4 (6)

11 – Para a segunda camada de pétalas com o amarelo, em cada alça faça da seguinte forma:

  • 1 ponto baixo,
  • meio ponto alto
  • 10 pontos altos,
  • novamente meio ponto alto
  • mais um ponto baixo finalizando a primeira pétala.

Antes de passar para a segunda pétala e entre uma pétala e outra faça um ponto baixo alongado. Em seguida repita estes mesmos passos para fazer as demais pétalas, faça até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo.Corte o fio e arremate e assim terminamos a ultima carreira de petalas.

4 (7) 4 (8) 4 (9) 5 (1)

12 –  fazer as folhas prenda o fio verde entre as pétalas e faça 6 correntes. Prenda com um ponto baixo no mesmo espaço , mais 9 correntes e 1 ponto baixo no mesmo espaço, continue com mais 6 correntes e um ponto baixo no mesmo espaço concluindo a primeira folha. Faça 7 correntes de separação e no próximo espaço entre as pétalas faça o mesmo. Repita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

5 (2) 5 (3) 5 (4) 5 (5)

Assim estará pronta a FLOR TAMIRIS!

5 (6) 5 (7) 5 (8) 5 (9) 5 (10)

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo, até a próxima!