Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o PORTA-COPOS em crochê. Para quem faz para vender, temos uma tabela para ajudar no cálculo do valor a ser cobrado, veja AQUI. Uma peça completa (Porta-prato + porta-copo) você vai gastar em média 200g de barbante número 6 o que ajuda bastante na hora de oferecer um excelente preço para seus clientes.
Veja também…
MATERIAIS
- Barbante número 6
- Agulha para crochê 3.0mm
01 – Inicie com um anel mágico (ou uma argola com 5 correntes). Prenda com ponto baixo e em seguida faça 4 correntes.
02 – Em seguida faça 1 ponto alto dentro do anel mágico, uma corrente de espaço e novamente ponto alto… siga repetindo até completar 12 pontos altos contando com as correntes iniciais. Faça uma corrente após o ultimo ponto alto, feche o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 iniciais, assim fica uma sobrando para formar o espaço antes do ponto alto.
03 – Após finalizar com ponto baixíssimo, passe para o primeiro espaço de uma corrente e faça 1 ponto baixo, em seguida faça duas correntes e mais 1 ponto alto no mesmo espaço.
04 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça novamente 2 pontos altos no espaço de uma corrente, siga repetindo e finalize com ponto baixíssimo.
05 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça novamente ponto baixíssimo encima do próximo ponto alto e no espaço de uma corrente faça 1 ponto baixo.
06 – Faça duas correntes e em seguida mais 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça uma corrente de separação e no espaço seguinte faça 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
07 – A quarta volta faça toda fechada com pontos altos, para isso suba com duas correntes e em seguida faça ponto alto encima de ponto alto, nos espaços de uma corrente faça 2 pontos altos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
08 – Após finalizar a volta anterior faça mais 3 pontos baixíssimos e em seguida faça 1 ponto baixo entre os dois pontos altos que ficam no espaço de uma corrente, observe as imagens.
09 – Faça 5 correntes e em seguida prenda com ponto baixo entre os 2 pontos altos que ficam no intervalo seguinte, veja que sinalizei com a agulha. Siga fazendo alças com 5 correntes por toda a volta, caso seu ponto seja mais apertado faça 6 correntes para que fiquem mais soltas. Faça por toda a volta, apenas a ultima corrente faremos diferente.
10 – Para fazer a ultima alça, faça duas correntes e em seguida faça 1 ponto alto no mesmo ponto que iniciou a volta como mostra as imagens, assim faremos a alça e a agulha fica posicionada no meio para continuar o trabalho.
11 – Faça 1 ponto baixo logo após fazer o ponto alto, para isso apenas introduza a agulha por dentro da alça e já faça o ponto baixo.
12 – Agora vamos trabalhar na alça seguinte. Faça 10 pontos altos (caso tenha feito alças com 6 correntes faça 12 pontos altos) Caso seu ponto seja muito apertado você pode fazer mais pontos altos nesta alça para que fique mais solta. Após fazer a pontos altos na primeira alça, prenda com ponto baixo na segunda alça, trabalhe pontos altos na terceira alça e em seguida prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, corte o fio e arremate.
Aqui a peça pronta!
Até o próximo passo a passo.