Vamos aprender passo a passo como confeccionar o TAPETE RUSSO REDONDO. Este lindo tapete em crochê apesar de bastante detalhes não é difícil de fazer, com as imagens e textos detalhando cada passo facilita ainda mais. Confeccionado com barbante número 6 e agulha 3.0mm ele fica com 60cm de diâmetro, para fazer maior a sugestão é mudar o barbante utilizado para o número 8, barbante barroco natural ou fios de malha (trapilho) e seguir o mesmo passo a passo.
Para mudar o tamanho acrescentando voltas precisa um pouco mais de atenção para que não atrapalhe o acabamento sem contar que precisa sempre ajustar os aumentos de pontos para não formar “babados” nem ficar repuxando. Se você faz crochê para fortalecer sua renda e quer ter uma noção de valor para vendas, temos uma tabela aqui no blog para auxiliar você, confira AQUI. Este mesmo modelo pode ser utilizado com toalha de mesa redonda, principalmente uma mesa mais rústica combina muito bem.
- TAPETE RUSSO PASSO A PASSO – PARTE 2
- Participe do nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe seus trabalhos! (Aqui)
- Gráfico para download no final do passo a passo
MATERIAIS
- Barbante crú número 6 (400g)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tamanho do trabalho pronto 60cm de diâmetro
01 – Inicie com 8 correntes, feche com ponto baixíssimo formando um anel.
02 – Em seguida faça 3 correntes e dentro do anel vamos fazer um conjunto com 3 pontos altos finalizando todos juntos, para isso vamos fazer mais 2 pontos altos sem concluir o ponto fazendo a penas a primeira fase e terminando juntos.
03 – Após enrolar o barbante para o ponto alto, passe dentro do anel e “pesque” o barbante, passe a primeira fase do ponto alto e reserve na agulha.
04 – Enrole o barbante novamente para o segundo ponto alto, faça a primeira fase e veja que teremos então 3 alças na agulha (uma das correntes e mais duas dos 2 pontos altos.
05 – Lace o barbante e passe nas 3 alças, em seguida faça um ponto baixíssimo finalizando os 3 pontos juntos.
06 – Faça 3 correntes de espaço e novamente vamos trabalhar outro conjunto com 3 pontos altos juntos. Faça apenas a primeira fase de 3 pontos altos e finalize juntos.
07 – Novamente 3 correntes de espaço e mais um conjunto com 3 pontos altos… siga fazendo por toda a volta até obter 8 conjuntinhos com 3 pontos altos e finalize com ponto baixíssimo encima no primeiro conjunto com 3 pontos altos juntos.
08 – Para a segunda volta, faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça de 3 correntes, faça mais 3 correntes e prenda com ponto baixo dentro da mesma alça.
09 – Faça 3 correntes de espaço e novamente prenda com ponto baixo ainda na mesma alça.
10 – Sem fazer corrente de espaço, faça 1 ponto baixo na alça seguinte e em seguida mais 3 correntes e prenda com ponto baixo na mesma alça, novamente 3 correntes e prenda novamente na mesma alça, desta forma em cada alça teremos duas alças com 3 correntes… Sita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que iniciou a volta.
11 – 3ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça mais um ponto baixíssimo em uma das 3 correntes da primeira alça e em seguida faça 2 pontos baixos na primeira alça.
12 – Faça 3 correntes e em seguida faça mais 2 pontos baixos na segunda alça… novamente 3 correntes e 2 pontos baixos na alça seguinte… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 2 que iniciaram a volta.
13 – 4ª volta – Após finalizar, faça mais um ponto baixíssimo encima do segundo ponto baixo e em seguida faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça. Faça duas corretnes para dar altura de 1 ponto alto e em seguida mais 2 pontos altos na mesma alça.
14 – Sem fazer corrente de espaço, siga para a próxima alça e faça 3 pontos altos, na alça seguinte novamente 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha que iniciou a volta.
15 – 5ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e em seguida faça 2 pontos baixos. Novamente 3 correntes, pule 1 ponto de base e faça 2 pontos baixos…. siga fazendo alças com 3 correntes por toda a volta. ao final teremos um total de 16 alças com 3 correntes sempre pulando 1 ponto de base e prendendo dois pontos baixos seguidos. Observe que a alça inicia no primeiro ponto do conjuntinho e finaliza no terceiro ponto alto… Clique nas imagens para ampliar. Finalize a volta com ponto baixíssimo no mesmo ponto que iniciou a volta.
16 – 6ª volta – Após finalizar a volta, faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça e em seguida faça 4 correntes e em seguida faça 1 ponto alto na mesa alça, faça uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto na mesma alça.
17 – Sem fazer corrente de espaço faça 1 ponto alto na alça seguinte, em seguida faça uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto, uma corrente de espaço e o terceiro ponto alto… vá para alça seguinte sem corrente de espaço, siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 que iniciaram a volta, assim a corrente forma um ponto alto e também fica com uma corrente de espaço como mostram as imagens abaixo.
18 – 7ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto de base seguinte, novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto de base seguinte. Observe nas imagens abaixo que as correntes ficam logo acima do espaço de uma corrente e o quarto ponto alto não tem espaço, veja como fica…
19 – Após as duas primeiras alças veja que não tem corrente de espaço de um ponto alto para o outro, então faça ponto baixo novamente para iniciar a repetição. 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo, novamente 3 correntes de espaço e em seguida faça 2 pontos baixos seguidos… Faça por toda a volta e após fazer o ponto baixo no ultimo ponto de base finalize com ponto baixíssimo no mesmo ponto que iniciou a volta.
20 – 8ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça. Agora vamos trabalhar com pontos pipoca.
21 – Para fazer o ponto pipoca após o ponto baixo faça 3 correntes e mais 5 pontos altos dentro da mesma alça. Retire a agulha e introduza na terceira corrente, pegue a laçadinha, puxe e prenda com ponto baixíssimo juntando todos os pontos juntos. (Você pode fazer o ponto pipoca apenas com 5 pontos altos já contando com as correntes iniciais, optei por fazer com 6 pontos para ficarem com mais relevo)
22 – Faça 3 correntes de espaço e na próxima alça faça novamente 6 pontos altos, retire a agulha e introduza no primeiro ponto alto, puxe a laçada e prenda com ponto baixíssimo formando o segundo ponto pipoca… siga fazendo por toda a volta sempre com 3 correntes de espaço entre um ponto pipoca e outro, finalize a volta com ponto baixíssimo encima do primeiro ponto pipoca.
23 – 9ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo vamos trabalhar nas alças entre um ponto pipoca e outro. Faça 4 pontos baixos em cada alça, para passar de uma alça para outra não faça correntes de espaço, ou seja, será uma volta toda com pontos baixos. Finalize a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
24 – 10ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça duas correntes e vamos trabalhar uma volta completa com meio ponto alto. Logo após as duas correntes vá para o ponto seguinte e faça meio ponto alto… siga fazendo meio ponto alto em cada um dos pontos baixos de base e finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha que iniciou a volta.
25 – 11ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça uma corrente e vamos trabalhar mais uma volta completa toda com ponto baixo. Não tem aumentos, faça ponto baixo encima de cada ponto de base e finalize a volta com ponto baixíssimo na correntinha inicial que também forma 1 ponto baixo.
26 – 12ª volta – Novamente vamos trabalhar a volta completa com ponto baixíssimo. Após finalizar a volta anterior faça uma corrente e em seguida faça ponto baixo encima de cada ponto de base e finalize a volta com ponto baixíssimo na correntinha inicial que também forma 1 ponto baixo.
27 – 13ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça uma corrente e em seguida faça mais 3 pontos baixos. Agora vamos trabalhar um ponto alto duplo e em relevo. Enrole o barbante duas vezes na agulha, agora veja que entre cada ponto pipoca temos um grupinho com 4 meio pontos altos, passe a agulha no primeiro ponto que fica um grupinho a frente de onde parou com pontos baixos, veja as imagens…
Veja que no grupinho com 4 meio ponto alto que fica logo a frete vamos fazer o ponto alto duplo em relevo no primeiro meio ponto baixo, ou seja, na segunda volta.
28 – Após fazer o ponto alto duplo, não faça nenhuma corrente de espaço, logo em seguida faça novamente 4 pontos altos, preste bastante atenção para não pular nenhum ponto de base, após o ponto alto duplo observe que um ponto de base fica praticamente escondido logo abaixo do ponto alto duplo e precisa recomeçar a partir dele. Após 4 pontos baixos novamente faça 1 ponto alto duplo sempre pegando o grupo da frente para que fiquem sempre quase na diagonal como mostram as imagens. Se você acertou o primeiro, para fazer o próximo basta pular 3 meio pontos alto e fazer o segundo… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
29 – 14ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça uma corrente e siga com ponto baixo até chegar encima do primeiro ponto alto em relevo, ao todo serão: (uma corrente e 4 pontos baixos) Em seguida faça 15 correntes.
30 – Prenda com ponto baixo encima do próximo ponto alto duplo, siga com ponto baixo até o próximo ponto alto duplo e em seguida novamente 15 correntes e prenda no ponto alto duplo seguinte…
Veja que a ultima alça com 15 correntes será presa no ultimo ponto alto duplo em seguida faça 1 ponto baixíssimo na correntinha que iniciou a volta.
31 – 15ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça uma sequência de 2 pontos baixos, desta vez não inicia com correntinha, siga para o ponto seguinte já com ponto baixo como mostra a imagem.
32 – Após fazer 2 pontos baixos vai sobrar 1 ponto baixo de base, em seguida faça 21 pontos altos na alça com 15 correntes. Em seguida pule 1 ponto baixo (veja que entre uma alça e outra temos 4 pontos, são 6 contando com os que prendem as alças, mas vamos pular 1 que esteja vazio.) Faça 2 pontos baixos e em seguida novamente trabalhe 21 pontos altos na alça seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que inicia esta volta.
33 – 16ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça mais um ponto baixíssimo no segundo ponto baixo e suba fazendo ponto baixíssimo encima de 3 pontos altos. No 4ª, 5ª e 6ª ponto alto faça ponto baixo, em seguida faça 3 correntes pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo.
34 – Faça novamente 3 correntes, pule 1 ponto de base e novamente prenda com ponto baixo… siga fazendo até obter 5 alças com 3 correntes, em seguida faça mais 2 pontos baixos. Veja que sobram exatos 3 pontos altos.
35 – Faça uma corrente de espaço e siga para a próxima alça, pule os 3 primeiros pontos e faça 3 pontos baixos, repita os passos da alça anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro dos 3 pontos baixos que iniciaram a volta.
36 – 17ª volta – Após finalizar a volta anterior, ande com pontos baixíssimos e faça ponto baixo dentro da primeira alça. Em seguida faça 3 correntes.
37 – Ainda na mesma alça faça mais 5 pontos altos, retire a agulha e introduza na terceira correntinha que forma o primeiro ponto alto, lace a alça, puxe e prenda com ponto baixo formando um ponto pipoca.
38 – Faça 3 correntes de espaço e siga para a próxima alça, novamente faça outro ponto pipoca, 3 correntes de espaço e ponto pipoca… faça nas 5 alças de 3 correntes.
39 – Para passar para o próximo leque faça apenas uma corrente de espaço e siga fazendo ponto pipoca, entre um ponto e outro faça 3 correntes sempre que estiver encima do leque, ao passar para o leque seguinte faça apenas uma corrente de espaço… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo encima do primeiro ponto pipoca.
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, mas não se preocupe! Temos a postagem TAPETE RUSSO PASSO A PASSO -PARTE 2 aqui no blog. Na segunda parte veremos como dar sequência e concluir o trabalho. Confira AQUI.