Esta é a segunda parte do passo a passo e vamos aprender dar seguimento ao tapete retangular. Se você não viu o início temos o passo a passo aqui no blog
Utilizando 3 flores CRISTA DE GALO ele ficou com 85cm x 55cm
PARTE 1 – TAPETE RETANGULAR PASSSO A PASSO PARTE 1
FLOR CRISTA DE GALO – Passo a passo – FLOR CRISTA DE GALO PASSO A PASSO
FLOR CRISTA DE GALO – Passo a passo – FLOR CRISTA DE GALO PASSO A PASSO
Materiais
- Barbante EuroRoma Crú nº6
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9368 (Amarelo)
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9392 (Verde)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
Na primeira parte do passo a passo o tapete ficou como na imagem acima. Um retângulo com 7 bloquinhos na largura e 19 no comprimento.
20 – Vamos iniciar com o barbante barroco na mesma cor utilizado nas flores (utilizei o 9368). Como são apenas duas voltas, não amarro o barbante, deixo para arrematar após completar a segunda volta, assim faremos menos nós e não fica aparecendo a emenda.
Prenda com ponto baixo entre qualquer um dos bloquinhos do retângulo tomando o cuidado de deixar ponta do fio para o lado direito por sendo preso com ponto baixo.
Passe o fio para o lado esquerdo por cima do ponto baixo e faça uma corrente.
Veja que desta forma fiz um ponto baixo e duas correntes que equivale ao primeiro ponto alto e guiei o fio até a altura da primeira volta.
Faremos a primeira volta como as anteriores. Bloquinho entre bloquinhos da volta anterior e nos cantos faça um leque. Esta volta não tem nada de diferente, apenas o barbante.
21 – Suba com duas correntes para dar altura de um ponto alto e vamos fazer uma volta toda fechada com ponto alto.
22 – Após as duas correntes faça ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços entre os bloquinhos apenas 1 ponto alto.
23 – Nos cantos (entre os leques) tem duas correntes de espaço, neste espaço faça 5 pontos alto e siga normalmente.
24 – Ao finalizar a volta faça o acabamento como expliquei no primeiro motivo do tapete ou finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
25 – Agora prenda o barbante 4/6 crú no ponto alto que fica na mesma direção do ultimo do ponto alto do 2º bloquinho de 3 pontos da primeira carreira em amarelo. Veja que é o segundo contando da esquerda para direita. Desta forma vamos sempre terminar próximo ao canto do tapete. Este cuidado também é importante para que ao chegar nos cantos ou completar a volta não fique faltando ou sobrando pontos.
26 – Faça 3 pontos altos em cima de ponto alto, em seguida faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça novamente 3 pontos alto.
27 – Veja que chegamos no canto, se você observar os 3 pontos alto terminaram na mesma direção dos pontos da primeira parte do leque que está no canto.
28 – Faça 7 correntes, pule os 5 pontos alto que estão dentro do leque e faça novamente 3 pontos alto.LEMBRETE – Uso como referência os bloquinhos dos cantos do tapete porque sinalizam que os pontos anteriores estão corretos… no comprimento e na largura do tapete essa coincidência nem sempre acontece, não se preocupe, é normal.
29 – Após fazer o canto continue com 3 correntes de espaço, pule 3 pontos de base e faça 3 pontos alto, esta volta toda será sempre assim… não se esqueça, nos cantos são 7 correntes. Veja as imagens:
31 – Faça ponto baixíssimo em cima dos dois pontos e um ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntes. Agora as voltas serão trabalhadas com leques.
32 – Vamos iniciar a 2ª volta, nesta volta faremos leques nos espaços de 3 correntes e bloquinhos nos cantos onde tem 7 corrente. Relembrando que após o ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça duas correntes após o ponto baixo, mais 2 pontos alto, duas correntes de espaço e 3 pontos alto.
33 – No canto onde tem 7 correntes de espaço faça da seguinte forma:Logo após o leque anterior não faça nenhuma corrente de espaço, avance para a alça de 7 correntes e faça um bloquinho com 3 pontos alto. Faça duas correntes de espaço e novamente outro bloquinho.
34 – Ao terminar o terceiro bloquinho não faça espaço de separação. Vamos continuar trabalhando leques nas alças de 3 correntes.Entre um leque e outro não tem nenhum espaço. Veja as imagens…
35 – Finalize a 2ª a volta com ponto baixíssimo e continue com ponto baixíssimo até atingir o meio do leque e faça ponto baixo para iniciar mais uma volta.
38 – Após as 7 correntes faça novamente um leque no espaço seguinte. Feito sem espaço algum continue trabalhando leque dentro de leque e sempre repetindo estes passos nos cantos do tapete.
Aqui o canto já na terceira volta.
39 – 4ª volta. Esta volta é idêntica a 2ª. Sempre trabalhe leque dentro de leque e nos cantos onde tem 7 correntes faça 3 bloquinhos de 3 pontos separados por duas correntes.
40 – 5ª volta. Esta volta é semelhante a 3ª volta. Nos cantos do tapete trabalhe um leque no primeiro espaço, 7 correntes e outro leque no espaço seguinte… em seguida leque dentro de leque sem espaços entre um e outro. Veja as imagens…
Fim da 5ª volta e o trabalho estará assim:
41 – 6ª volta. A sexta volta é igual a 2ª e 4ª volta. Já que na volta anterior foram feitas 7 correntes nos cantos então é a vez de trabalhar bloquinhos… Não desanime! A próxima volta será diferente 🙂
42 – 7ª e ultima volta com o barbante crú. Ela será trabalhada toda em leque. Continue fazendo leque dentro de leque e ao chegar no canto veja como vai ficar…
43 – Ao chegar no canto faça um leque no primeiro espaço e desta vez não faça 7 correntes, sem espaço algum faça outro leque no espaço seguinte.
44 – Agora faremos uma volta de acabamento com a mesma cor utilizada nas flores. (utilizei barbante barroco 9368 – Amarelo)
Amarre o barbante em qualquer leque. Faça 1 ponto e duas correntes para dar altura. Em seguida faça 2 pontos alto. (faremos um “cogumelo”)
45 – Faça duas correntes de espaço.
46 – Agora faça dois pontos alto pegando o terceiro ponto alto.
47 – Em seguida faça mais 3 pontos alto ainda dentro do mesmo leque. Fica como na imagem abaixo.(Cogumelo das laterais e largura do tapete)
3 pontos alto
duas correntes
2 pontos alto pegando o terceiro ponto alto
3 pontos alto
Faça um cogumelo dentro de cada leque. Nos cantos faremos um cogumelo com um ponto alto a mais para não ficar repuxando.
48 – Nos dois leques que formam o canto do tapete vamos fazer os cogumelos da seguinte forma:(Cogumelo dos cantos do tapete)
4 pontos alto
duas correntes
2 pontos alto pegando o terceiro ponto alto
4 pontos alto
Veja que ele fica maior, isso fará com que seu tapete não fique levantando os cantos.
Chegamos ao fim de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado do resultado e principalmente conseguido entender, mas em caso de dúvida envie uma mensagem para [email protected] e vamos ajudar você!