Vamos aprender passo a passo como fazer este lindo TAPETE REDONDO COM FLOR GIRASSOL? Sempre recebo mensagens de pessoas que sentem dificuldades para fazer tapete redondo de crochê, este modelo é bem detalhado e fica muito bonito também sem a aplicação de flores e com este passo a passo ficará fácil ter esta belíssima peça em sua casa ou quem sabe reforçar sua renda. Caso queira fazer para vender e está em dúvidas quanto ao valor a ser cobrado, temos aqui no blog uma tabela para fazer o cálculo, veja: QUANTO COBRAR EM MEUS TRABALHOS? A tabela é hospedada no blog e basta preencher para obter o valor de venda fácil e rápido, experimente!
MATERIAIS
- Barbante Nº 6 (2 novelos de 610m)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Flor para aplicações – ESCOLHA QUALQUER FLOR QUE TEMOS AQUI NO BLOG
- Tamanho do tapete: 110cm de diâmetro (um metro de dez)
Na primeira parte do passo a passo nosso trabalho ficou como na imagem abaixo…
16 – Após finalizar a volta com ponto baixíssimo, siga com ponto baixo para o próximo espaço de duas correntes para iniciar mais uma volta. Faça duas correntes e mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Em cada espaço de duas correntes faça 2 pontos altos, não precisa fazer ponto alto em cima dos pontos altos dos bloquinhos, apenas na ponta da estrela.
17 – Como dito no passo anterior, na ponta da estrela faça ponto alto em cima de ponto alto como mostrado na imagem abaixo… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
18 – Inicie mais uma volta com duas correntes e faça uma sequência com 17 pontos altos, faça 4 correntes de espaço, pule 2 pontos de base e novamente mais uma sequencia com 17 pontos altos, siga repetindo essa sequencia…
Veja na imagem abaixo que na ultima sequencia fiz um aumento para que ele também fique com 17 pontos altos e fique com um espaço de 2 pontos de base para completar a volta. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
19 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça mais 2 pontos baixíssimos para que possamos iniciar a volta no 3º ponto de base, nesta volta vamos pular os 2 primeiros e os 2 últimos de cada sequência. Cada leque vai ficar com 13 pontos altos, veja que fica sobrando os 2 pontos da volta anterior…
20 – Faça uma corrente de espaço e na alça de 4 correntes faça 10 pontos altos, em seguida faça uma corrente, pule 2 pontos de base e faça 13 pontos altos, novamente uma corrente de espaço e 10 ponto altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
21 – Após finalizar a volta inicie com duas correntes e faça mais 5 pontos altos, faça duas correntes, pule 1 ponto de base e em seguida mais 6 pontos altos chegando então no fim do leque que nesta volta fica dividido em dos leques com 6 pontos altos.
22 – Faça uma corrente de espaço e no conjunto de 10 pontos altos faça 1 ponto alto e uma corrente de espaço em todos os pontos, no total são 10 pontos altos sempre separados por uma corrente, ao final faça uma corrente e novamente trabalhe um conjunto de 6 pontos altos, duas correntes de espaço, pule um ponto de base e novamente 6 pontos altos… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
23 – Inicie mais uma volta com duas correntes e faça mais 4 pontos altos totalizando 5 pontos altos, vi ficar sobrando o ultimo ponto alto deste primeiro grupinho. Faça duas correntes de espaço e em seguida faça ponto alto no intervalo de duas correntes da volta anterior, faça novamente duas correntes, pule o primeiro ponto de base e em seguida mais 5 pontos altos.
24 – Agora vamos trabalhar no “abacaxi”, faça uma corrente de espaço e faça ponto alto no intervalo de uma corrente dos pontos da volta anterior, veja que marquei com a agulha na segunda imagem, não é ponto alto em cima de ponto alto e sim ponto alto ENTRE ponto alto sempre com uma corrente de espaço.
25 – Faça uma corrente de espaço e novamente nos intervalos são 5 pontos altos, sobra o ultimo ponto de base, faça duas correntes e 1 ponto alto na alça da volta anterior, duas correntes, pule o primeiro ponto de base e faça mais 5 pontos altos… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
26 – Inicie mais uma volta com duas correntes e desta vez faremos um total de 4 pontos altos, duas correntes de espaço e ponto alto na alça de duas correntes da volta anterior, novamente duas correntes e ponto alto na segunda alça, duas correntes e pule o primeiro ponto de base e faça mais 4 pontos altos.
27 – Desta vez para seguir para o abacaxi faça 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo entre o primeiro e segundo ponto da volta anterior. Faça 3 correntes e prenda no espaço seguinte e assim por diante, nesta volta o abacaxi fica com 7 alças de 3 correntes, faça 3 correntes e siga para o intervalo onde será feito 4 pontos altos, duas correntes e ponto alto na alça da volta anterior e assim por diante até completar a volta, finalize com ponto baixíssimo.
28 – Na próxima volta os bloquinhos dos intervalos ficarão com 3 pontos altos, duas correntes de espaço, ponto alto na primeira alça de duas correntes, duas correntes e ponto alto, duas correntes e pontos alto, duas correntes, pule o primeiro ponto de base e 3 pontos altos.
29 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na primeira alça do “abacaxi”, em seguida faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na segunda alça… nesta volta cada abacaxi vai ficar com 6 alças de 3 correntes. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. As próximas voltas serão diferentes no intervalo e quero deixar um lembrete, nesta fase do tapete começa formar “babados” e parece que não vai dar certo… não se preocupe, vamos resolver esse abacaxi! Assim que completar o desenho ele não estará mais com esses “babados” . 🙂
30 – Agora nas próximas voltas vamos sempre aumentar os intervalos mas manter o grupinho com 3 pontos altos. Inicie a volta com duas correntes, faça mais 2 pontos altos, veja que não vai reduzir, faça duas correntes e ponto alto na alça da volta anterior, siga fazendo ponto alto com intervalos de duas correntes e após o ultimo ponto alto faça duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto. Observe que vai ficar da seguinte forma:
- 3 pontos altos,
- duas correntes e ponto alto,
- duas correntes e ponto alto,
- duas correntes e ponto alto,
- duas correntes e ponto alto,
- duas correntes e 3 pontos altos
31 – Para seguir para o abacaxi faça 3 correntes e prenda com ponto baixo, novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo… nesta volta o abacaxi vai ficar com 5 alças de 3 correntes, em seguida faça 3 correntes e repita os passos anteriores no intervalo… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
32 – Agora as próximas voltas será sempre uma repetição da volta anterior, sempre manter o bloquinho de 3 pontos altos e aumentar os intervalos, no abacaxi vai seguir sempre reduzindo até que finalize com apenas um ponto baixo como pode observar nas imagens. Quando o abacaxi ficar com um ponto baixo teremos 10 bloquinhos de intervalos…
33 – Inicie mais uma volta com duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto (total 3) e repita os bloquinhos de intervalos, nesta volta teremos então 11 bloquinhos…
34 – Quando chegar na ponta do abacaxi faça duas correntes e em seguida faça os 3 pontos altos e siga para os bloquinhos, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Bem, aqui finalizamos a segunda parte do passo a passo. Em caso de dúvidas escreva para [email protected] e vamos ajudar você.
Não se preocupe, temos aqui no blog a sequencia até a conclusão do tapete veja :