Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar um lindo TAPETE REDONDO. Utilizei a cor verde da coleção CANDY da Círculo S/A.

A doçura e maciez dessa coleção é perfeita para decorar quarto de bebê 🙂 Amei as cores! Confeccionei o tapete utilizando o fio número 6 e agulha soft  3.5mm. Você pode utilizar a espessura de fio que desejar.

Tapete redondo passo a passo

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Fio Barroco Maxcolor nº6 – Cor 2204 (3 novelos com 400g cada)
  • Agulha para crochê 3.5mm
  • Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
  • Tamanho do trabalho: 120cm de diâmetro
  • Você vai precisar emendar o fio, aqui no blog tem um passo a passo que vai ajudar você fazer isso de forma fácil VEJA AQUI.

Gráfico: AQUI

Como você vai precisar emendar o fio temos um passo a passo muito prático AQUI no blog. Seguindo este passo a passo sua emenda ficará perfeita! Veja abaixo como fica lindo esse tapete:

tapete-bebe-passo-a-passo-179 tapete-bebe-passo-a-passo-182 tapete-bebe-passo-a-passo-178

01 – Inicie com anel mágico ou uma argola de 8 correntes. Após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete com mais 23 pontos altos.

tapete-bebe-passo-a-passo-1 tapete-bebe-passo-a-passo-2 tapete-bebe-passo-a-passo-3 tapete-bebe-passo-a-passo-4

02 – Puxe a ponta do fio apenas para ajustar o anel mágico para que fique com todos os pontos altos juntos, prenda  e finalize a volta com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-5 tapete-bebe-passo-a-passo-6

03 – 2ª volta – Faça 5 correntes e siga com 3 pontos altos nos pontos de base seguinte.

tapete-bebe-passo-a-passo-7 tapete-bebe-passo-a-passo-8

04 – Faça duas correntes de espaço e siga com mais 3 pontos altos sem pular pontos de base.

tapete-bebe-passo-a-passo-9 tapete-bebe-passo-a-passo-10

05 – Siga fazendo bloquinhos com 3 pontos altos separados com duas correntes e sem pular pontos de base. O bloquinho final ficará com apenas 2 pontos altos, então prenda com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos no inicio, veja que vai formar o terceiro ponto alto e sobrar as duas correntes de espaço.

tapete-bebe-passo-a-passo-11 tapete-bebe-passo-a-passo-12 tapete-bebe-passo-a-passo-13

06 – 3ª volta – Faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes, faça 5 correntes e 1 ponto alto dentro do mesmo espaço de duas correntes.

tapete-bebe-passo-a-passo-14 tapete-bebe-passo-a-passo-15 tapete-bebe-passo-a-passo-16

07 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto dentro do espaço seguinte. Faça duas correntes e novamente ponto alto no mesmo espaço.

tapete-bebe-passo-a-passo-17 tapete-bebe-passo-a-passo-18 tapete-bebe-passo-a-passo-19 tapete-bebe-passo-a-passo-20 tapete-bebe-passo-a-passo-21 tapete-bebe-passo-a-passo-22

08 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira das 5 correntes que iniciam a volta. (se seu ponto alto for mais baixo inicie a volta com 4 correntes ao invés de 5, ao finalizar faça o ponto baixíssimo na segunda corrente para que sobre duas de espaço)

tapete-bebe-passo-a-passo-23 tapete-bebe-passo-a-passo-24 tapete-bebe-passo-a-passo-25 tapete-bebe-passo-a-passo-26

09 – 4ª volta –  Faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes e 5 correntes para iniciar a volta. Faça ponto alto dentro do mesmo espaço, siga com ponto alto em cima de ponto alto exatamente como na volta anterior. Nos espaços de duas correntes os aumentos são sempre iguais… ponto alto, duas correntes e ponto alto.

tapete-bebe-passo-a-passo-27 tapete-bebe-passo-a-passo-28 tapete-bebe-passo-a-passo-29 tapete-bebe-passo-a-passo-30

10 – A ponta de fio que sobrou do anel mágico você pode escondê-la com ajuda de uma agulha de tapeceiro ou dividir o fio em duas partes e amarrar bem.

tapete-bebe-passo-a-passo-31 tapete-bebe-passo-a-passo-32 tapete-bebe-passo-a-passo-33

11 – Siga fazendo os pontos altos por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-34 tapete-bebe-passo-a-passo-35 tapete-bebe-passo-a-passo-36

12 – As voltas 5, 6, 7, 8 e 9 são exatamente iguais as ultimas duas que fizemos. Nos espaços de duas correntes faça ponto alto, duas correntes e ponto alto… então basta seguir os passos da volta anterior e fazer até que o trabalho tenha um total de 9 voltas como apresentado na imagem.

tapete-bebe-passo-a-passo-37 tapete-bebe-passo-a-passo-38 tapete-bebe-passo-a-passo-39

13 – 10ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Observe na terceira imagem que se contar com o ponto alto do cantinho teremos um total de 9 pontos altos.

tapete-bebe-passo-a-passo-40 tapete-bebe-passo-a-passo-42 tapete-bebe-passo-a-passo-43

14 – Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… no cantinho faça como nas voltas anteriores.

tapete-bebe-passo-a-passo-44 tapete-bebe-passo-a-passo-45 tapete-bebe-passo-a-passo-46 tapete-bebe-passo-a-passo-47 tapete-bebe-passo-a-passo-48 tapete-bebe-passo-a-passo-49

15 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-50 tapete-bebe-passo-a-passo-51 tapete-bebe-passo-a-passo-52

16 – 11ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior.

tapete-bebe-passo-a-passo-53

17 – Faça duas correntes de espaço e na alça de duas correntes da volta anterior faremos um ponto pipoca.

tapete-bebe-passo-a-passo-55 tapete-bebe-passo-a-passo-56

18 – Para fazer o ponto pipoca faremos 4 pontos altos, retire a agulha da laçada e introduza no alto do primeiro ponto alto.

tapete-bebe-passo-a-passo-57 tapete-bebe-passo-a-passo-58 tapete-bebe-passo-a-passo-59

19 – Pegue a laçada e puxe fechando os 4 pontos altos formando o ponto pipoca.

tapete-bebe-passo-a-passo-60 tapete-bebe-passo-a-passo-61

20 – Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… nos cantos será feito exatamente como na volta anterior… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-62 tapete-bebe-passo-a-passo-63 tapete-bebe-passo-a-passo-64 tapete-bebe-passo-a-passo-65 tapete-bebe-passo-a-passo-66 tapete-bebe-passo-a-passo-67 tapete-bebe-passo-a-passo-68

21 – 12ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Faça duas correntes de espaço e faremos o ponto pipoca na alça que tem antes do ponto pipoca na volta anterior.

tapete-bebe-passo-a-passo-69 tapete-bebe-passo-a-passo-70 tapete-bebe-passo-a-passo-71 tapete-bebe-passo-a-passo-72

22 – Faça duas correntes de espaço e faça o ponto pipoca na alça que está após o ponto pipoca da volta anterior… Faça duas correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… nos cantos não muda nada… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-73 tapete-bebe-passo-a-passo-74 tapete-bebe-passo-a-passo-75 tapete-bebe-passo-a-passo-76 tapete-bebe-passo-a-passo-77 tapete-bebe-passo-a-passo-78

23 – 13ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Faça duas correntes de espaço e faça pontos pipocas nas alças da volta anterior e não se esqueça que entre um ponto pipoca e outro teremos apenas duas correntes de espaço. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-79 tapete-bebe-passo-a-passo-80 tapete-bebe-passo-a-passo-81 tapete-bebe-passo-a-passo-82

24 – 14ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Faça duas correntes de espaço e faça pontos pipocas nas alças da volta anterior e não se esqueça que entre um ponto pipoca e outro teremos apenas duas correntes de espaço e nesta volta teremos um total de 4 pontos pipocas. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-83 tapete-bebe-passo-a-passo-84

É normal começar a formar uma certa ondulação no tapete, parece que tem pontos sobrando e na verdade tem as alças com duas correntes pulando apenas 1 ponto de base… mas não se preocupe, no próximo passo já vamos iniciar as reduções e seu tapete vai ficar certinho!

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, a continuação já está disponível aqui no blog!

Parte 2  – Parte 3   – Parte 4