Esta é a segunda parte do passo a passo, se você precisa da lista de materiais visite a primeira parte do passo a passo seguindo os links:
ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.
Nosso objetivo nesta segunda etapa é concluir o trabalho para que fique como o apresentado na imagem abaixo. Se você ainda não fez a primeira parte observe que apenas passo a passo o trabalho está sendo feito com outro fio, o trabalho original é feito com fio Duna da Círculo S/A para ser utilizado como Sousplat.
Na primeira parte do passo a passo nosso trabalho ficou com 15 alças formando semi-círculos:
21 – Após finalizar a volta anterior siga com ponto baixíssimo até o terceiro ponto alto dos 21 que estão no primeiro semi-círculo. Em seguida faça uma sequência com 3 pontos baixos (no 4º, 5º e 6º pontos altos do semi-círculo)
22 – Faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo… faça novamente 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo… siga até completar 5 alças.
23 – Após prender a última alça faça mais 2 pontos baixos e vão sobrar 3 pontos altos do primeiro semi-círculo. Sem fazer corrente de espaço vamos trabalhar no semi-círculo seguinte, pule os 3 primeiros pontos altos e faça 3 pontos baixos, agora só repetir… São 5 alças com 3 correntes sempre iniciando e terminando com 3 pontos baixos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
24 – Siga com ponto baixíssimo até a primeira corrente das 3 que formam a primeira alça. Faça ponto baixo e duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
25 – Faça 4 pontos altos na mesma alça, contando com as correntes iniciais teremos um total de 5 pontos altos. Retire a agulha da laçada e introduza na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto, pegue a laçada e puxe prendendo todos os fios com ponto baixíssimo formando o ponto pipoca.
26 – Após finalizar o ponto pipoca faça 3 correntes e em seguida trabalhe 5 pontos altos na próxima alça.
27 – Agora basta repetir o ponto pipoca… Retire a agulha da laçada e desta vez introduza no alto do primeiro ponto alto, pegue a laçada, puxe e prenda com ponto baixíssimo… Siga fazendo pontos pipoca em todas as alças. Cada semi-círculo ficará com 5 pontos pipoca.
28 – Para passar de um semi-círculo para o outro faça apenas uma corrente de espaço após finalizar o ponto pipoca. Siga trabalhando ponto pipoca normalmente por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do ponto baixíssimo que prendeu o primeiro ponto pipoca.
29 -Após finalizar a volta com ponto baixíssimo vamos trabalhar nas alças com 3 correntes que estão atrás dos pontos pipoca.
30 – Na primeira alça faça 4 pontos baixos, na segunda alça faça 3 pontos baixos. Na terceira alça faça 4 pontos baixos e na 4ª alça faça apenas 3 pontos baixos.
31 – Sem fazer corrente de espaço passe para a primeira alça do semi-círculo seguinte e trabalhe da mesma forma, na primeira e na quarta alça faça 4 pontos baixos, na segunda e na quinta alça faça 3 pontos baixos. siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
32 – Nesta volta o trabalho vai repuxar um pouquinho, mas não se preocupe, tende a se normalizar nas próximas voltas.
33 – Após finalizar a volta no primeiro ponto baixo, faça ponto baixíssimo no segundo ponto baixo. Do terceiro em diante comece a fazer pontos baixos. Siga até completar 10 pontos baixos e vão sobrar apenas 2 dos 14 que temos neste primeiro semi-círculo. (eram 14, pulou os 2 primeiros e sobraram 2).
34 – Faça 5 correntes e em seguida vamos prender no próximo semi-círculo. Pule os 2 primeiros pontos de base e prenda com ponto baixo.
35 – Agora basta seguir com mais 9 pontos baixos e chegará novamente no final do semi-círculo onde sobrará apenas 2 pontos de base… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 10 que iniciaram a volta.
36 – Após finalizar a volta faça ponto baixíssimo no segundo ponto de base e então continue com pontos baixos. Desta vez faça 6 pontos baixos e vai sobrar apenas 1 vazio (não contei o que prende a corrente porque ele está ocupado) Observe as imagens.
37 – Enrole o fio na agulha e trabalhe 10 pontos altos na alça de 5 correntes, pule o primeiro ponto de base vazio do outro lado e prenda com ponto baixo.
38 – Siga com ponto baixo até que sobre apenas 1 ponto de base vazio. Contando com o que prendemos o ponto alto teremos 6 pontos baixos… Siga então com 10 pontos altos na alça de 5 correntes. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo da volta.
39 – Após finalizar a volta anterior faça ponto baixíssimo no ponto de base seguinte, e depois faça 2 pontos baixos e uma corrente de espaço. Observe que vai sobrar 1 ponto vazio antes do que está prendendo leque com 10 pontos altos.
40 – Enrole o fio na agulha 3 vezes para que possamos fazer um ponto alto triplo em relevo pegando por trás do ponto alto. No passo seguinte vou explicar como pegar para fazer este ponto.
41 – Para fazer o ponto alto triplo em relevo você vai introduzir a agulha de trás para frente, passar por cima do fio e sair atrás novamente. Na segunda imagem está o avesso da peça e na terceira imagem como a agulha pega o fio de trás para frente.
42 – No ponto alto triplo basta ir passando a laçada de 2 em 2 fios até completar o ponto… Faça 10 pontos altos triplos em relevo nos 10 pontos de base sempre com uma corrente de espaço entre 1 e outro.
43 – Após o último faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo. Faça mais 1 ponto baixo e vai sobrar apenas 1 para chegar no ponto que prende o leque seguinte, então faça uma corrente de espaço e siga novamente com pontos altos triplos no leque… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo de base.
44 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo para o próximo leque, faça até que chegue em cima do primeiro ponto alto triplo.
45 – No espaço de uma corrente (entre os 2 primeiros pontos altos triplos) faça 1 ponto baixo. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no espaço seguinte… Siga em todo o leque até que chegue entre os 2 últimos pontos altos triplo e teremos um total de 8 alças com 3 correntes cada.
46 – Para passar de um leque para o outro faça apenas duas correntes e prenda com ponto baixo entre os 2 pontos altos triplos do próximo leque. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
47 – Faça 2 pontos baixo dentro da primeira alça de 3 correntes, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé do ponto para formar um ponto picô.
48 – Passe para a próxima alça e faça 2 pontos baixos, 3 correntes e prenda com ponto baixo formando o segundo ponto picô… siga até completar 3 pontos picô e faça 2 pontos baixos na 4ª alça.
48 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo de base, é exatamente igual ao ponto picô porém fica mais longo. Então siga com 2 pontos baixos na próxima alça e faça mais 3 pontos picô terminando com duas correntes na última alça. Observe as imagens:
49 – Na alça de duas correntes entre um leque e outro faça apenas um ponto baixo e siga com 2 pontos baixos na primeira alça do segundo leque para então começar a repetir todos os paços do primeiro leque… Faça por toda a volta e termine com ponto ponto baixo na última alça de duas correntes, alongue e corte para fazer o acabamento com agulha de tapeceiro.
50 – Passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto baixo dos 2 que iniciam a volta, passe em cima do último ponto baixo (o que está na alça de duas correntes), passe em cima do primeiro ponto baixo da volta saindo para trás da peça para então fazer os arremates.
51 – O fio inicial você pode costurar no miolinho por algumas voltas, divida o fio em duas partes, amarre bem e corte as sobras.
Agora vou explicar como fazer o detalhe que é opcional. Este vou mostrar pronto com o detalhe utilizando a mesma cor grafite, porém para o passo a passo utilizei o fio amarelo (1289) para que os pontos fiquem bem visíveis e vocês possam entender. No Sousplat que fiz com fio Duna utilizei o fio Duna Brilho Prata. Uma ideia legal se você fazer o Sousplat branco, ao chegar as datas comemorativas (natal, ano novo, dia das mães…) você pode mudar este detalhe com cores que remetem a data! Um degradê com combinações de cores também ficaria ótimo. Vamos ver como fazer?
52 – No alto de cada carreira temos uma marcação bem visível dos pontos, coloque o fio na parte de baixo da peça, introduza a agulha na frente saindo no avesso e lace o fio puxando uma alça para a parte da frente.
53 – Com a agulha ainda na alça na parte da frente introduza no próximo ponto saindo na parte de trás da peça, lace o fio novamente e puxe para parte da frente fazendo uma corrente, porém o fio fica sempre no avesso da peça e você puxa apenas uma parte do fio… É exatamente como fazer corrente, a única diferença é que ela ficará presa no trabalho fazendo o detalhe que precisamos.
Veja como fica o avesso:
54 – Faça até chegar na última marcação de fio, alongue e corte para fazer o acabamento com agulha de tapeceiro.
55 – Passe o fio com a agulha na primeira corrente, passe no alto da última corrente saindo atrás da peça.
Veja como não dá pra saber onde começou ou terminou 🙂 Apontei com a agulha para vocês verem onde foi, porém não dá pra notar.
56 – Já na parte de trás basta dar dois nós, esconder parte do fio, dividir em duas partes e amarrar novamente para que não se solte com facilidade. Se fizer este detalhe com cor diferente como o amarelo do exemplo, esconda parte do fio apenas do fio da mesma cor para que o acabamento não apareça tanto.
Aqui 3 voltas feito com o amarelo…
Aqui o trabalho pronto, este com fio 6 mede 60 cm de diâmetro:
Aqui ele feito com fio Duna:
Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Um forte abraço e meu agradecimento por sua visita e por compartilhar as postagens do blog.