Vamos fazer mais um puxa-saco? Este em formato de vaso com flores fica muito bonito e fácil de fazer. O puxa-saco vaso de flores fica com 25cm de altura. Não é “aquele puxa-saco” mas com certeza um mimo bem interessante para toda cozinha.
Sugestão para combinar com esta peça:
MATERIAIS
- 5 Flores com confeccionadas com linha fina utilizei linha Anne e Escolhi a flor caracol e temos o passo a passo AQUI
- Barbante nº6 crú
- Barbante barroco na cor verde nº 9387
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR
Inicie com 22 correntes e feche com ponto baixíssimo formando uma argola.
01 – 1ª carreira – Faça uma corrente para dar altura de meio ponto alto, e em cada corrente faça meio ponto alto, total de 22 meio pontos alto. Finalize com ponto baixíssimo.
02 – 2ª carreira – Vamos aumentar para 33 meio pontos alto. Então após fechar com ponto baixíssimo, faça uma corrente para dar altura do primeiro meio ponto e faça mais meio ponto alto no mesmo ponto de base, no ponto seguinte faça apenas meio ponto alto… e no terceiro ponto faça dois meio ponto alto juntos… siga intercalando até que finalize a volta com 33 meio ponto alto… não dá certinho, então em algum lugar e pode ser no final tenha que fazer duas vezes o meio ponto alto sozinho. O importante é obter os 33 e finalizar a volta com ponto baixíssimo.
03 – 3ª carreira – Após finalizar com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura de um ponto alto. Agora faremos uma volta com pontos alto pegando apenas o fio na parte de dentro, veja que sinalizei com a agulha na segunda imagem a baixo… então complete toda a volta, com 33 pontos alto e finalize com ponto baixíssimo.
04 – 4ª e 5ª carreiras – Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo, faça uma corrente e então faça duas voltas com ponto baixo. Não tem aumentos, são 33 pontos baixo. Finalize com ponto baixíssimo
05 – 6ª carreira – Agora vamos fazer toda a volta com ponto baixo porem aumentando para 37 pontos, ou seja, de mais ou menos 9 em 9 pontos faça dois juntos, não é preciso esta contagem, os aumentos podem ser aleatoriamente… contando que ao final tenha 37 pontos baixo bem divididos para que a peça não fique torta.
7ª e 8ª carreira – Faça voltas com ponto baixo mantendo os 37 pontos, ou seja não tem aumentos.
06 – 9ª carreira – Novamente com pontos baixo e desta vez aumente para 43 pontos baixo, os aumentos serão feitos a mais ou menos cada 7 pontos, novamente vale lembrar que a contagem não é precisa, apenas divida para que a peça não fique irregular.
10ª e 11ª carreira não tem aumento, faça voltas com ponto baixo mantendo os 43 pontos.
07 – 12ª carreira – Faça volta com ponto baixo e desta vez aumente para 51 pontos, os aumentos serão feitos a mais ou menos cada 5 pontos…
13ª, 14ª e 15ª voltas faça novamente com ponto baixo sem fazer aumento, mantendo então os 51 pontos.
08 – 16ª carreira – Aumente para 60 pontos, os aumentos serão feitos a mais ou menos cada 5 pontos, novamente lembro, não é contagem perfeita… o importante é a quantidade final bem distribuída para que a peça não fique irregular.
17ª carreira toda em ponto baixo mantendo os 60 pontos, não tem aumentos.
—-
18ª carreira – Aumente para 68 pontos, os aumentos serão feitos mais ou menos a cada 7 pontos.
09 – 19ª e 20ª carreira – Inicie a volta com duas correntes e faça a volta com ponto alto, mantendo os 68 pontos. Corte o fio e arremate.
Fica pronta então a primeira parte do puxa-saco em formato de vaso.
10 – Agora com o barbante verde, prenda com ponto baixo na parte de dentro do vasinho na base da penúltima volta. Veja que apontei com a agulha onde vamos prender… assim ao fazer a primeira volta com o verde nesta penúltima volta a ultima vamos dobrar e formar a borda do vaso.
11 – Após prender com ponto baixo faça 4 correntes, pule um ponto e faça ponto alto, lembre-se, sempre vamos prender na base da penúltima volta e na parte de dentro do vaso. Faça uma corrente de espaço, pule um ponto de base e faça ponto alto… siga até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira correntinha das 4 que iniciamos a volta.
12 – 2ª, 3ª, 4ª 5ª e 6ª voltas com o verde – Novamente 4 correntes para dar altura e faça ponto alto encima de ponto alto sempre com uma corrente de espaço, finalize com ponto baixíssimo na terceira correntinha.
13 – 7ª carreira com o verde – Faça 4 correntes, pule um ponto de base e faça ponto alto encima do 3ª ponto alto de base, ou seja, vamos reduzir, faça uma corrente de espaço, pule um ponto alto de base e faça ponto alto encima de ponto alto… siga reduzindo… no inicio parece estranho, mas não se preocupe, vai dar certo 🙂 Finalize a volta com ponto baixíssimo na terceira correntinha das 4 iniciais.
14 – 8ª carreira com o verde – Faça 3 correntes e em seguida faça meio ponto alto encima do ponto alto da volta anterior… faça uma corrente de espaço e novamente meio ponto alto… ou seja, uma volta completa com meio ponto alto para formar a boca do puxa-saco. Finalize com ponto baixíssimo.
15 – 9ª carreira com o verde faça uma volta toda com ponto baixo, finalize com ponto baixíssimo corte o fio e arremate.
16 – Agora vamos fazer uma argolinha para pendurar o puxa-saco. Faça 10 correntes e feche com ponto baixíssimo, preencha com ponto baixo… não tem uma contagem exata, em média 2o ponto baixo fica bom. Finalize com ponto baixíssimo.
17 – Faça 6 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no vaso, em seguida faça um ponto baixo no ponto seguinte, então faça novamente 6 correntes e prenda com ponto baixo na argolinha inicial… faça mais 6 correntes e prenda novamente no vaso, corte o fio e arremate.
18 – Confeccionei 5 flores com linha Anne amarelo 9368 e as folhas com 9392 para fazer a aplicação. Esta parte não tem segredo, pode ser fixada com cola universal ou simplesmente costure-as no vasinho posicionadas da forma que você achar que fique interessante. Eu prefiro costurar com agulha de mão e pontos invisíveis, assim podemos lavar a peça sem preocupações. Como as costuras são simples e apenas pregando-as no vasinho não fotografei, mas acredito que esta seja uma parte que realmente não tem o que explicar… vai depender de sua criatividade.
As flores e folhas fiz da seguinte forma:
FOLHAS COM BIQUINHO PASSO A PASSO
Chegamos ao final do passo a passo, espero que tenham gostado e entendido as explicações, em caso de dúvida utilize o formulário de contatos ou envie um e-mail para [email protected] e vamos ajudar você.