Esta é a flor utilizada na confecção da cortina de flores. Uma linda flor e bastante fácil de fazer. Nesta passo a passo procurei detalhar bem para que possam entender.
Criação: Desconhecida
Execução: www.croche.com.br
Materiais
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9427 (Pink)
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9284 (Rosa bebê)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Agulha de tapeceiro para acabamentos
- Tesoura para cortar o barbante
01 – Com o fio pink Nº 9427 faça um anel mágico (ou uma argolinha com 5 correntes) e faça 12 pontos alto. Vale lembrar que vamos trabalhar apenas com duas cores, na mesma flor dá pra trabalhar até 4 cores intercalando, neste caso basta arrematar, amarrar o fio da cor seguinte e seguir o Passo a passo.
02 – Após fechar o círculo com ponto baixíssimo, faça 5 correntes e prenda com ponto alto no ponto alto de base seguinte.
03 – Faça 2 correntes de intervalo e novamente 1 ponto alto. Siga assim até completar toda a volta. Sempre intercalando com duas correntinhas de intervalo.
04 – Para fechar, prenda com ponto baixíssimo na terceira correntinha. Corte o fio e arremate.
05 – Amarre o fio rosa Nº 9284 no lado esquerdo de um dos 12 intervalos como na imagem a baixo, faça um ponto baixo e mais duas correntinhas. (Faremos isso para que ao final da volta fique exatamente em uma posição melhor para continuar o trabalho, se for trabalhar com cores intercaladas não precisa fazer somente este ponto no lado esquerdo já que ao final da volta teria que arrematar e amarrar um novo fio).
06 – Veja que no intervalo que amarrei o fio fiz apenas 1 ponto baixo e duas correntes para dar altura e no intervalo seguinte 3 pontos alto. Nos próximos intervalos faça 3 pontos alto até completar a volta.
07 – Chegando no intervalo inicial, faça 2 pontos alto e prenda com ponto baixíssimo na segunda correntinha fechando então a volta.
08 – Fala duas correntes e 1 ponto alto no mesmo ponto de base
09 – No primeiro ponto alto (dos 3) do intervalo seguinte, faça 2 pontos alto, veja a imagem abaixo:
10 – Faça 5 correntes, pule um ponto de base (sempre o ponto do meio dos 3 de cada intervalo) e novamente 2 pontos alto.
11 – Veja que vamos repetir sempre 4 pontos alto em apenas 2 pontos de base, sendo o ultimo de um intervalo e o primeiro do outro, veja:
12 – Ao final, prenda com ponto baixíssimo no alto da correntinha inicial.
13 – Agora faça 1 ponto baixo pegando entre os 4 pontos alto da volta anterior como na imagem abaixo:
14 – Após fazer o ponto baixo do passo anterior, trabalhe 5 pontos na alça, faça 1 ponto picô e mais 5 pontos alto. Em seguida prenda com ponto baixo novamente entre os 4 pontos alto da volta anterior. Repita os mesmo passos até completar toda a volta formando as 12 pétalas. Veja a sequência de imagens:
15 – No final corte o fio e arremate. Sua flor ficou pronta! Agora vamos ver como unir as flores?
16 – A flor a ser unida é presa na ultima volta através do ponto picô. Então faça 5 pontos alto na argola e na hora de executar o ponto picô faça apenas uma corrente, prenda com ponto baixo no ponto picô da primeira flor e em seguida prenda com ponto baixo no local que se prenderia o ponto picô, veja nas imagens abaixo:
17 – Em seguida complete a pétala.
18 – Assim ficam as pétalas unidas.
Vejam um exemplo de como fica a cortina, esta abaixo foi confeccionada pela artesã Janaina Pitas
Aqui um exemplo de como eu fiz a montagem de uma cortina
Viram que surpreendente o resultado? Espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: [email protected]