Neste passo a passo vou ajudar você confeccionar a FLOR CAMILA, uma flor fácil e ótima para tapetes, passadeira, caminho de mesa… Esta flor é bem econômica, assim você consegue reduzir bastante o gasto com materiais sem deixar de enfeitar suas peças.
Esta flor é uma das minhas criações! Inclusive utilizei a flor para confeccionar o TAPETE MAX com flores azuis que foi postado no site da Círculo S/A.
MATERIAIS
- Fio Barroco multicolor – Cores 9368, 9113, 9482 e 9387
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Pérola para finalizar
- Apoio: Círculo produtos
01 – Inicie fazendo um anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 15 pontos altos e puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico formando um círculo.
02 – Alongue bem o fio e corte, para que o círculo fique perfeito faça o acabamento com a ajuda de uma agulha de tapeceiro. Passe a ponta do fio no alto do ponto alto logo após as correntes iniciais…
03 – Em seguida passe novamente no último ponto alto, encima da segunda corrente das duas iniciais e saia com o fio na parte de trás do círculo, veja que ficará perfeito!
04 – Com os fio na parte de trás, basta conduzir até o centro do círculo onde está a outra ponta do fio para amarrar bem, esconder parte do fio no miolinho e cortar as sobras.
05 – Para fazer a primeira camada de pétalas utilizei o fio barroco multicolor 9113. Prenda com ponto baixo em um dos pontos altos de base, faça mais 3 correntes e em seguida faça meio ponto alto no mesmo ponto de base. Veja que aproveitei para passar a ponta do fio junto com o meio ponto baixo para deixá-lo preso em uma posição melhor para o acabamento futuramente.
06 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça meio ponto alto. Faça duas correntes e em seguida faça novamente meio ponto alto no mesmo ponto de base.
07 – Agora basta seguir repetindo por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente.
08 – Alongue um pouco o fio e volte com ponto baixo na corrente de espaço que fez antes de finalizar a volta. Como estão bem próximos não teremos problemas. Faça uma corrente e em seguida faça 2 pontos altos dentro do primeiro espaço a frente.
09 – Faça duas correntes de espaço, faça novamente 2 pontos altos ainda no mesmo espaço, faça uma corrente e prenda com ponto baixo no espaço de uma corrente que está logo a frente.
10 – Agora para continuar para a próxima pétala basta fazer uma corrente e no espaço de duas correntes fazer 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… Faça uma corrente e prenda com ponto baixo no espaço de uma corrente. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no mesmo ponto baixo que iniciou a volta.
11 – Alongue um pouco o fio, retire a agulha da alça e introduza de trás para frente na mesma direção do ponto baixo, puxe a laçada para trás onde faremos as alças para a próxima camada de pétalas.
12 – Com o fio já na parte de trás prenda com ponto baixo, faça 4 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no ponto baixo que divide as duas pétalas. Observe as imagens…
Veja que o ponto baixo fica com dois fios bem visíveis na parte de trás da flor…
13 – Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Alongue e corte o fio e utilize uma agulha de tapeceiro para conduzir o fio até a outra ponta para amarrar. Esconda parte dos fios na pétala e corte as sobras. (Sempre aconselho utilizar agulha de tapeceiro por dar um acabamento melhor nas peças)
14 – Para a segunda camada de pétala utilizei o fio barroco multicolor 9482. Amarre-o em uma das alças, prenda com ponto baixo e faça uma corrente.
15 – Faça 3 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos na mesma alça. Faça uma corrente e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça formando a primeira pétala da segunda camada.
16 – Para seguir par a próxima pétala, faça ponto baixo na alça seguinte e repita os passos… Uma corrente, 3 pontos altos, duas correntes, 3 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
17 – Alongue o fio, retire a agulha da laçada e introduza de trás para frente na mesma direção do ponto baixo. Agora é hora de decidir como faremos a base da flor… Se quiser a flor com uma base quadrada comum leia o próximo passo, para fazer a flor igual está na fotografia com folhas de correntes, pule para o passo número 19.
18 – Se quiser fazer uma base quadrada basta prender com ponto baixo, fazer 5 correntes e prender com ponto baixo entre uma pétala e outra.
19 – Para fazer as folhas com correntinhas faremos as alças prendendo no mesmo ponto baixo que prendemos as alças anteriores (os pontos baixos que dividem as pétalas da primeira camada) Logo após passar o fio da segunda camada para a parte de trás, prenda com ponto baixo no ponto baixo que divide a primeira camada de pétala. Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo seguinte… Observe que desta forma as alças ficarão bem mais no centro da flor na primeira camada de pétalas e não na segunda.
20 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Alongue o fio, corte e faça o acabamento.
21 – Para fazer as folhas utilizei o fio barroco multicolor 9384. Amarre-o no meio de uma das alças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes.
22 – Faça mais 2 pontos altos e em seguida faça duas correntes de espaço. Passe para a próxima alça e faça 5 pontos altos.
23 – Agora basta seguir assim, sempre com 5 pontos altos na alça e para passar de uma alça para a outra faça duas correntes de espaço. Lembra que na primeira alça fizemos apenas 3 pontos altos contando com as correntes? Veja como terminar…
24 – Ao chegar na alça inicial basta fazer mais 2 pontos altos para completar os 5 como nas outras e finalizar com ponto baixíssimo. Ande com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas corrente.
25 – Faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no mesmo espaço. Faça 8 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo espaço, faça 5 correntes novamente e prenda com ponto baixo ainda no mesmo espaço formando a primeira folha.
26 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no espaço seguinte onde repetirá outra folha e assim por diante até completar a volta. Corte o fio e faça o acabamento com ajuda de uma agulha de tapeceiro.
27 – Para colocar uma pérola corte um pedaço de fio na mesma cor utilizada no miolinho da flor. Passe a pérola no fio com ajuda de uma agulha e passe uma das pontas do fio de frente para trás no miolo da flor.
28 – Passe a outra ponta de frente para trás da flor de forma que fiquem opostos e centralizando a pérola.
29 – Com os fios na parte de trás amarre e aperte bem o segundo nó. Esconda parte dos fios no miolinho da flor, corte as sobras e sua flor estará pronta!
30 – Aqui o avesso da flor…
Flor pronta!
Espero que tenham gostado deste passo a passo. Agradeço sua visita e também por compartilhar nosso trabalho. Um forte abraço!
Samuel Ramos.